Problema com a Instalação de RAM

Aneurysm

Membro
Boas, apelo à vossa camaradagem para resolver este problema nojento que simplesmente não consigo e já estou com vontade de partir o PC :'(

O meu PC já é um bocadito velhote (à volta de 3 anos) e apesar de ainda correr os jogos novos em condições resolvi instalar mais um DIMM 1gb de RAM para juntar aos meus 2x512 Double Channel


A Board é uma ABIT A8V, suporta até DDR 400, e até 4gb de memória, as memórias que tinha suportam até 500Mhz e estão a trabalhar a 400Mhz que é o limite da board.

O DIMM de 1gb que comprei (Silicon Power) também é DDR400.


O que acontece é que ao pôr o novo DIMM, a Board simplesmente dá um Beep mais longo que o normal, e começa a apitar e o PC não faz boot.

O que tem piada é que pensei que poderia ser o novo DIMM que estava estragado mas se retirar os outros 2 dimms, o PC arranca com a nova memória sem problemas.

Também já experimentei pôr só um dos dimms antigos com o novo e o problema repete-se.


Já experimentei aumentar a voltagem na Board para o máximo que as memórias suportam estando sozinhas, 280V, configurar manualmente os valores na BIOS para valores idênticos e o problema continua... sozinhas trabalham mas juntas não.


Agradeço desde já a vossa sábia atenção e comentários :cool:
 
Mete as velhas, onde diz by SPD mete em manual, mete os timings que te indico abaixo, onde diz command rate mete 2, desliga o pc e mete o dimm novo, já deve dar.

Cumps

edit:aliás mete estes timings:

3
4
8
4
(tá assim para perceberes melhor)
 
Última edição:
já fiz o que o vascorama disse e agradeço a atenção, mas não deu :'(

nao passa mesmo do beep intermitente



são todos double side, a única diferença é que as outras duas que já cá estavam supostamente estão em double channel e têm dissipadores




tirei isto do manual da board, em princípio parece-me bem, mas vocês mais entendidos vêm alguma coisa mal?
 
O que eu reparei, é que o dimm que compraste, apesar de ter um cas mais largo(3), tem o resto dos timmings mais apertados(3-3-3-8 contra 2,5-4-4-7), por isso tudo levava a crer que 3-4-4-8 funcionaria sem problemas nos 3 dimms, já agora, testaste os timings 3-4-4-8 nas memórias velhas?
Tenta mudá-las de sítio já que vais perder o dual-channel quase de certeza....
Vê se a voltagem indicada é igual para as 3, se não for mete a voltagem em manual e define pela mais elevada dos 3 dimms.
Se todas funcionam separadamente isso com 99% de certeza tem de dar...








tirei isto do manual da board, em princípio parece-me bem, mas vocês mais entendidos vêm alguma coisa mal?

Olhando para essa tabela acho muito estranho a board só aceitar 2 dimms no caso de single channel....(nunca tinha visto semelhante coisa)

Cumps
 
Última edição:
isso quer dizer que se comprar outro DIMM de 1g igual supostamente já funciona e fico com 3gb? 2x dual channel?

nao tem logica nenhuma
Aí tem toda a lógica, o que não tem lógica é a board não suportar 3 dimms em single channel.
Mas normalmente essas tabelas que vêm com as boards não são para levar muito sério....
Tenta lá com 2,5v nas memórias sff.
Cumps
 
Alguém pode explicar como se configura estas definições da RAM? Não estou a entender como é que definem os valores para cada tipo de RAM.

Por exemplo, eu tenho um pc com 512MB ddr400 da kingston e quero colocar mais duas memorias, uma da Bufalo e outra da Elixir, ambas são de 512MB e funcionam a 400Mhz. Já experimentei as 3 juntas, arranca mas dá blue screen no arranque do windows. As memorias não tem problemas nenhuns.

Obrigado
 
São ambas novas(as duas que queres meter)?
Já testaste cada módulo individualmente?

Se sim, hás de ver se na bios tens uma coisa parecida com:

"Configure DRAM timming by SPD" ou "DRAM Timming", qualquer coisa desse género há-de estar ou na parte de "advanced" ou em "chipset features"
Se os 3 módulos estiverem bons(vês 1 a 1), pode ser que tenhas os timmings em manual na bios e um dos dimms não gostar por ter timmings mais elevados, mete em auto(ou "by SPD").
Também pode ser incompatibilidade entre elas.
Cumps
 
AS duas memorias são usadas mas estão a funcionar, pois consigo utilizar na mesma board as memorias por separado (uma a uma), mas em conjunto elas não funcionam, pelo menos com as definições da RAM avançadas em automático.

Na bios tem um separador com essas propriedades todas, mas não sei como configura-las...
 
Back
Topo