problema com amd64

bandolerotd5

Power Member
Olá a todos

E o primeiro post e infelizmente e um problema.Acabei de montar o meu computador novo para substituir o pIII 450.
amd64 3200+ , motherboard asus k8v se deluxe , 1 giga de memoria mushkin 3200 2-2-2 , disco duro segate sata 160 Gb , gravador de dvd pioneer e placa de video nvidia FX5700 da pixelview, tb tenho um daqueles paines da conceptronic q dá para ler cartões sd , compactflash e tem entrada firewire e usb.

o computador arranca normalmente detecta a drive de dvds mas nao aparece o disco serial ata(tb n sei se deveria aparecer , e a 1º vez que uso sata).configuro a bios com as opções mais comuns e ponho-a a fazer boot da drive de cds para instalar o xp sp1.
o cd entra em modo setup so que nao detecta o disco sata e outras vezes dá um erro de ecra azul e nao deixa continuar a instalação do xp.
em nenhuma das vezes o xp sp1 detecta o disco duro sata.

tb ja tentei instalar o linux , mandrake 10.
este detecta a disco duro mas tb ocorre um erro fatal q impede a instalação do linux

será que tenho algum conflito na instalação do hardware

quem me puder ajudar agradeço imenso!!!

peço desculpa pela escrita atabalhoada , espero que tenham paciencia para ler

cumprimentos
 
Última edição:
bandolerotd5 disse:
o cd entra em modo setup so que nao detecta o disco sata e outras vezes dá um erro de ecra azul e nao deixa continuar a instalação do xp.
em nenhuma das vezes o xp sp1 detecta o disco duro sata.

tb ja tentei instalar o linux , mandrake 10.
este detecta a disco duro mas tb ocorre um erro fatal q impede a instalação do linux

O mandrake 10 não tem suporte para SATA.
Só esta semana o suporte para SATA foi incluido nos kernels 2.4.x e nenhuma distro usa a 2.6

Quando ao xispe, tens de meter a diskette que vem com a motherboard que contém as drivers SATA para o windoze.
 
Obrigado pela ajuda!
A minha motherboard nao vem com diskette com drivers extras , apenas um cd e segundo o manual da motherboard o windows sp1 devia detectar o disco sata.
ja estive a ver no site da asus e a bios q eu tenho e a mais recente portanto nao ha update para fazer a bios.
havera alguma opção no setup da bios essencial para detectar os discos sata?
ja agora , quando o computador inicia e normal que o disco sata nao seja detectado?
 
As boards Asus tem esse problema não trazem a disquete para as drives de SATA o que para mim e uma estupidez , o que tens ke fazer e num pc qualquer tens ke formar uma disquete com as drives que vem no cd com a board e meteres as drives sata na disquete , depois quando fores instalares o WIN logo no inicio tens ke carregar no F6 para que na instalação ela vá verificar as drives SATA a disquete e voila já te aparece o disco.


P.S-Com um pc destes e so uma pena nao teres ido para uma grafica um pouco melhor tipo uma 9800pro ;)
 
Vou tentar isso!
Quanto a placa gráfica , a 9800 pro era esticar um orçamento ja mt ultrapassado!
Mas parece-me porreira a placa que arranjei, tem tv in , tv out , 256 megas e o chipset n é dos piores.
cumprimentos
 
Ja viste na bios se tens a configuração correcta para os discos sata, tens de colocar sata + ata e definir o disco sata como primeiro device. Se não o que aconteçe e que o disco não e correctamente detectado, e por sua vez o windows não o reconheçe. O winxp não precisa de driver para instalar o disco sata. Espero ter ajudado.

Cumps.
 
omer disse:
Ja viste na bios se tens a configuração correcta para os discos sata, tens de colocar sata + ata e definir o disco sata como primeiro device. Se não o que aconteçe e que o disco não e correctamente detectado, e por sua vez o windows não o reconheçe. O winxp não precisa de driver para instalar o disco sata. Espero ter ajudado.

Cumps.

Precisa pois, mas depende da controladora utilizada.

Se for a do Southbridge, então teoricamente não precisará, mas se for pela Promise, precisa.
 
Que header sata tás a usar?

Eu uso o da via pq pelo que li acaba por ser melhor e tenho o da silicon image desligado, no teu caso podes desligar o da promise (caso estejas a usar o da via).


O 1st boot device podes por sata ou scsi dependendo das opções que lá tenhas. já tive uma board da asus (a7n8x deluxe) que para arrancar o sata tinha-se de por scsi como boot device uma vez que não tinha a opção sata.


com a board que tenho agora há noutro sítio da bios uma opção relaccionada com o controlador da via em que poderias pôr sata ide ou sata raid, que no teu caso seria sata ide.


depois disso é carregar no F6 no inicio da instalação do windows para pôr os drivers sata (que terás de ter numa disquete), no windows sem SP1. se tiver o SP1 não sei como é.
 
ola de novo
isto esta cada vez mais complicado.
fiz o update a bios para a versão mais recente.(1001)
agora ja detecta o disco sata usando o controlador da via ou o da promise.
mas tenho um novo problema , quando tento instalar o xp sp1 e o xp normal(ja tentei as duas versões) tenho sempre um erro.
ou a instalação encrava e fica com a mensagem windows is installing durante tempo indefinido(nao chega a detectar o disco em que quero fazer a instalação) ou então tenho apanho um ecra azul a dizer que ocorreu um erro fatal e a instalação foi interrompida para nao danificar o computador.
tambem ja apanhei um erro que dizia q a minha board nao suportava uma configuração acpi que eu tinha activada na bios.
estou a ficar doido!!!
ja tentei todos os tipos de instalação usando o controlador d via e o da promise.
tenho usado sempre os drivers via e promise que vem no cd da asus para acompanhar a instalação do windows.
alguem tem mais uma pista???
obrigado pela ajuda
 
nao tenho mais ideias
ja mudei as opções da bios do acpi e do cool n quiet e continuo a nao conseguir fazer a instalação do windows.
ele bloqueia sempre depois de o instalador carregar os drivers todos.
ninguem tem uma ideia do que estará mal?
 
Saca os drivers sata do site da VIA e grava para uma disquete os ficheiros que estão dentro da pasta "driverdisk" depois em vez de usares o cd usa antes a disquete.


Vê também se há algum utilitário da Seagate em DOS para ver se o disco tá bom.



PS. Espero que não tenhas isso em overclock, é que essa board não tem pci lock.
 
Última edição:
Ja resolvi o meu problema.
Depois de muito investigar encontrei a resposta nos próprios foruns da mushkin.
É um problema comun, eles vendem estas memorias e depois os utilizadores queixam-se que dão erros nos computadores.
Mandam nas de volta para o fabricante e 99% delas nao tem qualquer problema.A questão é que estas memórias tem de ser configuradas na bios quanto a voltagem e latencias , etc para funcionarem correctamente.
Portanto o meu amd64 está a bombar com as PC3200 special 2-2-2 da mushkin.
Maravilha
Obrigado ainda assim pela ajuda.
Cumprimentos
 
Back
Topo