Problema com as voltagens..

saz

Power Member
Boas psl!

tenho um problema com as voltagens que gostava que me explicassem...

meu processador é um E6420 em stock corre a 2.12Ghz com 1.35v, entretanto ja ha algum tempo fiz um OC e puxei pra 3.2Ghz e subi a voltagem pra 1.4v, o que parece-me perfeitamente normal, mas outro dia tentei subir para os 3.4Ghz sem mudar a voltagem, o PC ligou mas qd fui ao everest marcava la 1.53v! e eu nao mexi nas voltagens, deixei na mesma a 1.4v....

outra coisa de estranhar é que se fixar a voltagem nos 1.35v (stock) e fazer um OC pra 2.6Ghz no everest marca 1.42v (que é o mesmo que marca com o CPU a 3.2Ghz)


minha board é uma Asus P5N32-e SLI Plus

desculpem se fui mt confuso ao "tentar" explicar o meu problema, espero que me saibam responder...
 
nao é do programa pq na altura verifikei com o monitor de voltagens da BIOS e ele confirmou os valores do everest..
 
Corre o SP2004 Orthos em modo Small FFTs e vê lá se isso não baixa :)

OK vou experimentar...

pa eu experimentei correr o SP2004 em Small FFTs e de 1.52v baixou pra 1.49v e o cpu subiu logo dos 40ºC pros 70ºC

alguma coisa deve tar mal, pq a voltagem ta em manual 1.4v e eu uso em 3.2ghz e fica a 1.42v, so de subir pra 3.4ghz a voltagem aumenta 0.1v! isso é muito! ate pq 1.4v ja é 0.5v a mais do k a stock voltage... e tb apesar de em idle as temps serem as mesmas, em full tams a falar de 10ºC de diferença!

nao percebo este comportamento das voltagens... ja tentei fazer upgrade da BIOS mas com a BIOS nova nao consigo fazer boot a cima dos 3.0Ghz, por isso fiz downgrade pra antiga outra vez..

EDIT: sinceramente o problema nao sao os 0.2ghz a mais pq eu consigo viver com um cpu 3.2 em vez de 3.4, eu so queria era conseguir po.lo a correr a 2.66Ghz com stock voltage, pq agr vem o verao e nao quero que ele aqueça muito, pq aki em braga fica mt abafado...

só que mesmo com manual a 1.35v ele sobe para 1.4! e eu nao vejo necessidade dele tar a correr com 0.05v a mais so pra subir 0.5ghz! se fosse pra ele correr a 1.4v continuava com ele a 3.2ghz...
 
Última edição pelo moderador:
Força 1.30V na BIOS e diz lá qual é o Vcore em idle e load, usando o Orthos e medindo com o cpu-z.

Isso parece-me que ou é alguma opção da BIOS para compensação do Vcore ou o C1E/Speedstep.


É verdade, configura o Everest para usar 4 casas decimais (Arquivo => Preferências => Monitoramento de hardware, em português).
 
Força 1.30V na BIOS e diz lá qual é o Vcore em idle e load, usando o Orthos e medindo com o cpu-z.

Isso parece-me que ou é alguma opção da BIOS para compensação do Vcore ou o C1E/Speedstep.


É verdade, configura o Everest para usar 4 casas decimais (Arquivo => Preferências => Monitoramento de hardware, em português).


cata os valores do everest com [email protected] Vcore=1.35v e SB=1.55v forçados:

Núcleo CPU 1.4240 V
Núcleo "South Bridge" 1.6480 V

e agora cata com o meu OC normal (3.2Ghz Vcore=1.4v e SB=1.55v forçados):

Núcleo CPU 1.4240 V
Núcleo "South Bridge" 1.5360 V

quer dizer, isto nao faz sentido nenhum pa po.lo a 2.66Ghz eu forço 1.35v/1.55v e ele vai pra 1.4v/1.65v, mas pra por a 3.2Ghz (supostamente mais dificil) eu forço 1.4v/1.55v e ele obedece!, alias o SB ate fica menor do que akilo k eu forçei! e o stock SB é 1.55v... isto nao faz mm sentido nenhum!

e os valores do everest sao iguais aos da BIOS por isso nao me parece que estejam mal, mas realmente o CPU-Z da-me um valor um bocado menor, mas mm assim nao é aquilo que forçei....

sinceramente nao percebo o porque disto.. espero que me consigam ajudar...

é a primeira vez que vejo alguém com problema pra overclockar menos! xD
 
Última edição:
gostava que alguem pudesse me aconselhar ao menos, uma orientaçaozinha.... ou pelo menos algum sítio onde eu possa procurar ajuda...
 
Última edição:
boas.
metes umas fotos.
deves estar a fazer confusao com o SB e o NB
o SB nao deve passar de 1,20v e ja em extreme OC
o NB raramente aumento acima dos 1,45~1,50v
no teu caso ate deixava em auto.
Liga o Loadline calibration ( damper ) que fica por baixo das vlotagens NB e SB
 
boas.
metes umas fotos.
deves estar a fazer confusao com o SB e o NB
o SB nao deve passar de 1,20v e ja em extreme OC
o NB raramente aumento acima dos 1,45~1,50v
no teu caso ate deixava em auto.
Liga o Loadline calibration ( damper ) que fica por baixo das vlotagens NB e SB

nao estou a fazer confusao nenhuma, os valores foram copiados directamente do everest. e nao e esse o problema, pq o meu OC ta rock stable, eu quero e diminui.lo, mas mesmo deixando as voltagens em manual ele muda na mesma...
 
Back
Topo