Problema com desempenho do CPU

Manique990

Power Member
Boas,
Eu tenho um Phenom x2 550 BE.
E no Battlefield 3 tenho tido uns lags esquesitos e uns breaks marados, tanto nisso como em qualquer coisa
Recentemente limpei o pc totalmente, mas esqueci me de meter um bocado de massa termica, porque nao tinha,
Mas agora já pus, e não sei se é estupidez ou não, mas o desempenho do processador melhor em muito, parece algo novo, por algo tão simples como aquilo.

O que pergunto concretamente é se será coincidência?
 
Não, não é coincidência... Os CPUs AMD tem a fama de sobreaquecerem mais que os Intel, e quando algo atinge temperaturas que são maiores que o estipulado para o bom funcionamento, a performance cai. Eu sei bem o que é ter um CPU a correr mal por causa de sobreaquecer e então os AMD. A pasta térmica tem um papel fundamental na maneira como o CPU extrai o calor, é quase como um catalisador de calor, ou um firmware que passa o calor do processador para o dissipador mais eficientemente. E quando se tira o cooler de cima do CPU deve-se sempre meter pasta térmica nova... Ah e outra coisa, removeste a anterior?? É que ter dois estados de pasta térmica apenas vai aumentar as temperaturas do CPU.
 
Não sei como medes o desempenho do processador, mas pronto............. ou estás a pensar que o estas a fazer e... não.
Mas o que importa é que essa pasta térmica é fundamental para uma boa dissipação térmica do processador.
Sem pasta térmica a capacidade de dissipação do dissipador pode baixar 50%.
 
Não, não é coincidência... Os CPUs AMD tem a fama de sobreaquecerem mais que os Intel, e quando algo atinge temperaturas que são maiores que o estipulado para o bom funcionamento, a performance cai. Eu sei bem o que é ter um CPU a correr mal por causa de sobreaquecer e então os AMD. A pasta térmica tem um papel fundamental na maneira como o CPU extrai o calor, é quase como um catalisador de calor, ou um firmware que passa o calor do processador para o dissipador mais eficientemente. E quando se tira o cooler de cima do CPU deve-se sempre meter pasta térmica nova... Ah e outra coisa, removeste a anterior?? É que ter dois estados de pasta térmica apenas vai aumentar as temperaturas do CPU.

Obrigado pela dica.
Pensei que não estava a sobreaquecer. Porque costumo limpar o pó com frequencia para evitar lixar alguma ventoinha.
Nao tirei a pasta termica velha... já era quase erradicada, mas vou ver se compro um tubo meu (porque pedi a um amigo) para voltar a meter limpando. Devo limpar com uma cotonete ou assim com um bocado de alcool certo?
Não sei como medes o desempenho do processador, mas pronto............. ou estás a pensar que o estas a fazer e... não.
Mas o que importa é que essa pasta térmica é fundamental para uma boa dissipação térmica do processador.
Sem pasta térmica a capacidade de dissipação do dissipador pode baixar 50%.

Notei totalmente porque o uso do CPU estava constantemente nos 100% mesmo sem estar a fazer nada de especial.
Quando corria jogos tinha paragens fora do normal, e mesmo jogos mais leves, o PC empacava e via que o CPU tinha picos estupidos
Pensei que fosse o CPU a dar o berro.
Mas lembrei me disso e parece que rejuvenesceu.
Estava a pensar num upgrade, mas assim sendo aguento um bocado mais a ver se o preço dos quads da intel descem um bocado.
 
Sim pelo menos foi assim que eu removi a minha, com um cotonete (com um bocadinho de alcool) no cooler, no CPU não sei se deves fazer assim, mas se fizeres assim tem a certeza que apenas fazes na parte de ferro do CPU e não metes álcool a mais, também deixa secar antes de meteres a pasta térmica e montares tudo.

É assim, se não quiseres fazer upgrade esse CPU ainda te dura um tempito, mas podes ir aprendendo a fazer overclock, fazes e ainda te dura mais um tempo. Não queimas o CPU se fizeres com cuidado. Mas tem em conta que se fizeres OC o CPU vai gastar mais energia e vai durar menos tempo. Mas se não fizeres nada de mais não te precisas de preocupar.
 
Não, não é coincidência... Os CPUs AMD tem a fama de sobreaquecerem mais que os Intel

O X2 550BE não é um CPU anormalmente quente

Notei totalmente porque o uso do CPU estava constantemente nos 100% mesmo sem estar a fazer nada de especial.

Parece-me óbvio que tens um processo problemático a correr pois é isso que faz o CPU ir aos 100%. Vírus, programa com bugs ou mal optimizados a correr em background, etc. Mete ai os processos do task manager ordenados por utilização do CPU.
 
O X2 550BE não é um CPU anormalmente quente



Parece-me óbvio que tens um processo problemático a correr pois é isso que faz o CPU ir aos 100%. Vírus, programa com bugs ou mal optimizados a correr em background, etc. Mete ai os processos do task manager ordenados por utilização do CPU.

Sim exacto, por isso estranhei, porque o processador mesmo sem a massa termica nunca me deu sinais de sobreaquecimento.
Por acaso nao sei o que diga, acho mesmo estranho
porque agora em sem ter nada ligado, com pouquissimas coisas abertas oscila entre 1-13%
 
Back
Topo