1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com desempenho do CPU

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Manique990, 6 de Dezembro de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 861)

1. Manique990

Manique990 Power Member

Boas,
    Eu tenho um Phenom x2 550 BE.
    E no Battlefield 3 tenho tido uns lags esquesitos e uns breaks marados, tanto nisso como em qualquer coisa
    Recentemente limpei o pc totalmente, mas esqueci me de meter um bocado de massa termica, porque nao tinha,
    Mas agora já pus, e não sei se é estupidez ou não, mas o desempenho do processador melhor em muito, parece algo novo, por algo tão simples como aquilo.

O que pergunto concretamente é se será coincidência?

2. Leston14

Leston14 Power Member

talvez temperatura..

3. markituh121

markituh121 Power Member

Não, não é coincidência... Os CPUs AMD tem a fama de sobreaquecerem mais que os Intel, e quando algo atinge temperaturas que são maiores que o estipulado para o bom funcionamento, a performance cai. Eu sei bem o que é ter um CPU a correr mal por causa de sobreaquecer e então os AMD. A pasta térmica tem um papel fundamental na maneira como o CPU extrai o calor, é quase como um catalisador de calor, ou um firmware que passa o calor do processador para o dissipador mais eficientemente. E quando se tira o cooler de cima do CPU deve-se sempre meter pasta térmica nova... Ah e outra coisa, removeste a anterior?? É que ter dois estados de pasta térmica apenas vai aumentar as temperaturas do CPU.

4. DylanQ

DylanQ Power Member

Não sei como medes o desempenho do processador, mas pronto............. ou estás a pensar que o estas a fazer e... não.
    Mas o que importa é que essa pasta térmica é fundamental para uma boa dissipação térmica do processador.
    Sem pasta térmica a capacidade de dissipação do dissipador pode baixar 50%.

5. Manique990

Manique990 Power Member

Obrigado pela dica.
    Pensei que não estava a sobreaquecer. Porque costumo limpar o pó com frequencia para evitar lixar alguma ventoinha.
    Nao tirei a pasta termica velha... já era quase erradicada, mas vou ver se compro um tubo meu (porque pedi a um amigo) para voltar a meter limpando. Devo limpar com uma cotonete ou assim com um bocado de alcool certo?
    Notei totalmente porque o uso do CPU estava constantemente nos 100% mesmo sem estar a fazer nada de especial.
    Quando corria jogos tinha paragens fora do normal, e mesmo jogos mais leves, o PC empacava e via que o CPU tinha picos estupidos
    Pensei que fosse o CPU a dar o berro.
    Mas lembrei me disso e parece que rejuvenesceu.
    Estava a pensar num upgrade, mas assim sendo aguento um bocado mais a ver se o preço dos quads da intel descem um bocado.

6. DylanQ

DylanQ Power Member

Para jogar o teo CPU chega bem, e tem boa capacidade e Overclock tb, isto é, se tiveres cooler bom, claro

7. Leston14

Leston14 Power Member

e possivelmente desbloqueia para x4.

8. Manique990

Manique990 Power Member

tentei e infelizmente com esta board nao deu. Pelo menos plo que tentei
    overclock até tenho medo! lol ainda queimo isto

9. markituh121

markituh121 Power Member

Sim pelo menos foi assim que eu removi a minha, com um cotonete (com um bocadinho de alcool) no cooler, no CPU não sei se deves fazer assim, mas se fizeres assim tem a certeza que apenas fazes na parte de ferro do CPU e não metes álcool a mais, também deixa secar antes de meteres a pasta térmica e montares tudo.

É assim, se não quiseres fazer upgrade esse CPU ainda te dura um tempito, mas podes ir aprendendo a fazer overclock, fazes e ainda te dura mais um tempo. Não queimas o CPU se fizeres com cuidado. Mas tem em conta que se fizeres OC o CPU vai gastar mais energia e vai durar menos tempo. Mas se não fizeres nada de mais não te precisas de preocupar.

10. FastBoy

FastBoy Power Member

O X2 550BE não é um CPU anormalmente quente

Parece-me óbvio que tens um processo problemático a correr pois é isso que faz o CPU ir aos 100%. Vírus, programa com bugs ou mal optimizados a correr em background, etc. Mete ai os processos do task manager ordenados por utilização do CPU.

11. Manique990

Manique990 Power Member

Sim exacto, por isso estranhei, porque o processador mesmo sem a massa termica nunca me deu sinais de sobreaquecimento.
    Por acaso nao sei o que diga, acho mesmo estranho
    porque agora em sem ter nada ligado, com pouquissimas coisas abertas oscila entre 1-13%

Partilhar esta Página