Problema com disco Hitachi 80Gb SATA

CaRaMeLo

Power Member
Boas pessoal, tenho aqui o disco referido acima e começou a dar problemas, sintomas tipicos de sectores danificados.

Usei os utilitarios de disco da Hitachi e detectou sectores danificados. Espantei-me ao ver uma opção de reparar os ditos sectores, fiz isso, a partir daí na analise seguinte já não encontrou problemas, será que reparou mesmo?

Estou agora num outro pc a meter tralha para o disco a ver se quando escreve continua a dar problemas...

É que dada a situação, comprei 2x WD e pus em RAID, ia mandar o Hitachi para RMA (esta na garantia) e depois vendia depois de vir devidamente arranjado/trocado, tou a ver que gastei os €€ e agora com um simples utilitario o problema ficou resolvido. :wow:

cumps a todos
 
boas sabes me dizer como se manda os disco da hitachi para arranjar é ke o meu a uns dias começou a fazer um barulho esquesito e depois kando o tentei ligar demorava muito tempo a reproduzir automaticamente e agora nem dá sinal de vida,quando o lido só ouço um sinal que parece um arralhar de disco
>( >( >( >( >( >(

ouvi dizer ke temos de mandar por correio registado para outro pais porque em portugal a hitachi não arranja:'(

agradecia a quem me conseguise a arranjar a melhor forma de resolver este meu problema:sad1:
 
CaRaMeLo disse:
Boas pessoal, tenho aqui o disco referido acima e começou a dar problemas, sintomas tipicos de sectores danificados.

Usei os utilitarios de disco da Hitachi e detectou sectores danificados. Espantei-me ao ver uma opção de reparar os ditos sectores, fiz isso, a partir daí na analise seguinte já não encontrou problemas, será que reparou mesmo?

Estou agora num outro pc a meter tralha para o disco a ver se quando escreve continua a dar problemas...

É que dada a situação, comprei 2x WD e pus em RAID, ia mandar o Hitachi para RMA (esta na garantia) e depois vendia depois de vir devidamente arranjado/trocado, tou a ver que gastei os €€ e agora com um simples utilitario o problema ficou resolvido. :wow:

cumps a todos

Quando escolhes reparar os sectores, o que normalmente esse tipo de utilitários faz é encerrá-los. Acabas por perder um pouco de espaço em disco, mas ficas com o disco utilizável e não perdes a maioria da informação (muitas vezes a informação nesses sectores é irrecuperável).

Pelo melhor espero que vás fazendo com alguma regularidade scans ao disco com esse utilitário e, se continuar a aparecer sectores danificados, mais vale esqueceres o disco porque está a morrer aos poucos. Enquanto não voltar a aparecer sectores danificados estás na boa!

Não ficas a perder com a compra desses dois discos.... podes usar os 3 na boa!

Fica bem,

Hugo
 
CaRaMeLo disse:
tou a ver que gastei os €€ e agora com um simples utilitario o problema ficou resolvido.

Não vás por ai. Se o disco já acusa bad sectores, é pq a capacidade que tinha para os "esconder" já era. Os HD's vêm com espaço extra para ir resolvendo esse problema de modo transparente. Se já entraste na onda de ter de procurar/marcar activamente sectores como danificados, é pq já excedeste o limite do HD de os esconder. A partir daqui é de mal a pior todos os dias.

E começo a ter medo da Hitachi. Só este mês já foi um que queimou, o par dele no RAID1 que apareceram BS's, o de 200GB de substituição que empacota, um de 400GB que não funca em condições...

E quando me perguntam pq raio só uso Seagate para mim, é pq em 15 anos já vi muitos Seagate darem o estoiro. Vi foi mais dos outros :P
 
por vezes bad sector n significa um sector danificado e sim um sector mal magnetizado, e talvez esse programa o tenha "re-magnetizado" como deve de ser...
 
Obrigado aos que me responderam... :)

De facto, o disco agora não acusa problemas nenhuns, começei a por tralha lá para dentro, enchi o disco quase todo, nem 100mb tinha livres e não houve problemas de escrita nem leitura, fiz outra vez o teste com o mesmo programa e não detectou nada.

Eu também tinha a ideia que uma vez sector danificado, acabou-se e depois começam a aparecer outros tipo baratas por isso fiquei espantado com a dita opção e agora de aparentemente estar bom.

Usar os 3 não posso que a board só dá para 2.

Malheiro, não sei como fazer isso pois eu se tivesse que o mandar reparar ia a loja onde o comprei e depois eles desenrascam-se e mandam la para a Hitachi. Pelos vistos os barulhinhos nos Hitachi/IBM são normais. O pc do meu pai tem um IBM e desde novo que faz uns cliks, clanks e afins mas sempre funcionou bem e ja este Hitachi também faz exactamente os mesmos barulhos.

abraços
 
CaRaMeLo disse:
Usar os 3 não posso que a board só dá para 2.


Tens sempre a hipótese de comprar uma placa controladora PCI-SATA.

Colocavas os dois discos novos ligados directamente à motherboard em raid com o sistema operativo e o disco velho com tralha ligado à controladora.

Isto se quiseres gastar mais uns trocos, claro (se não quiseres tens sempre a hipótese de vender!).

Fica bem
 
Os barulhos desde que não em exagero são normais... Os 4 ou 5 hitachi's k me passaram pelas mãos faziam e nunca tiveram problemas...
 
Hugo Alexandre disse:
Tens sempre a hipótese de comprar uma placa controladora PCI-SATA.

Colocavas os dois discos novos ligados directamente à motherboard em raid com o sistema operativo e o disco velho com tralha ligado à controladora.

Isto se quiseres gastar mais uns trocos, claro (se não quiseres tens sempre a hipótese de vender!).

Fica bem

Pois mas nao vale a pena, os 2 de 120 ja chegam bem :P

Epa, vender tinha que dizer o que se passou com o disco e duvido que alguem mo comprasse sabendo que ficou com "sectores danificados reparados"...
 
Back
Topo