Problema com disco, possiveis bad sectors

Elrond

To fold or to FOLD?
Boas


Ultimamente tenho andado a frequentar esta secção mais vezes do q o desejado, este verão tem sido frutifero em problemas.. :eek:

Tenho 2 discos, um seagate barracuda VII 7200 40Gb, e um seagate medialist 30Gb 5400rpm.O 40Gb tem os 3 partiçoes, Swap, winXp e 2000server. O 30Gb so tem uma para armazem..(mp3 e stuff)

Estes problemas ja se tinham manifestado antes, mas sp os consegui resolver com reset, ou religando os cabos...

O disco de 40Gb, começa a fazer um pic pic pic pic pic pic audivel, como se fosse um aviso, e qdo tal acontece, normalmente é sinal q vai haver problemas...

Desta vez, o pc tava no windows, e bloqueou do nada...tava com o IE aberto, mais nada, fez reset...arranca o WinXp, mas qdo vai a abrir o windows, BSOD e reset...sp...fosse em modo de segurança, fosse em modo normal. O disco fez o pic pic duas ou 3 vezes, mas dps calou-se.
Arranquei o 2000server, q ao arrancar fez 1 scandisk à partição do Xp, e detectou alguns ficheiros corrompidos, q la corrigiu..
Avisou ainda q tinha 4Kb de sectores danificados.

Ora, se este disco nca teve bad sectores, o q q o leva a ter agora? O q q são bad sectors ao certo? Ha forma de os retirar? A garantia prevê este tipo de situações?

Suponho q qdo o windows bloqueou, foi pq escreveu nessa zona do disco(a dos bad sectors), e dps ao tentar ler o q tinha escrito bloqueou...se assim tiver sido, vai voltar a acontecer o mesmo mais cedo ou mais tarde..ha forma de excluir essa zona da zona de escrita do windows?

CUmps

[]z
 
A situação piorou 1 pouco..


Fiz reset, e agora tenho o pc a bloquear de segundo em segundo, o winamp esgasga-se de 1 em 1 sec, o rato n faz uma diagonal sem parar....

O pc engasga-se literalmente...a ram/page tao a menos de meio, ja pus o pc@default, o emule off....

Tenho q ir a bruxa eu.. :lol:
 
Ja tive um amigo nessa situação, a unica hipotese k ele teve foi arranjar outro HD pk ate para instalar o XP apos um format ja tava a dar erro...

Boa Sorte! Talvez o problema possa ser arranjado :009:

Cumps!
 
lol ta bonito sim senhor.
ja esperimentaste correr akelas aplicações dadas plo fabricante pa diagnosticar o bixo?
ja tive um ibm q tava a 100% veio uma falha de luz e puff, xocapic :-D ligava o pc era detectado qd ia pa arrancar o windows n saia mais dali, com o belo do click da morte :007:
pá...corre o prog da seagate e mete o disco noutro pc e faz backup. se n der instala o get data back q costuma funcionar.
em relação aos bad sectors. mesmo q formates e metas zeros em todos os sectores, ou correres algum prog milagroso q diz q tira os bad sectors, de facto por uns tempos se fizeres um scan ao disco n aparece nada, mas e so uma questao de tempo. se tiver na garantia levas isso a loja, pode ser q troquem.
tive um ibm(nao e o mesmo q falei em cima, este e outro :-D ) q andou prai 2 anos com 2 bad sectors, cliques da morte até q um dia resolveu morrer, fui a loja e trocaram na boa, mas os fabricantes de discos costumam ser um bocado esquisitos em relação aos bad sectors.
bem...boa sorte, pois vais precisas :lol:
 
Isso quer dizer q se vai espalhar pelo resto do disco?

O que é 1 Bad sector em concreto? alguma parte da platter q queima?Alguem sabe explicar concretamente?

O disco foi comprado em segunda mão, mas como penso q a Seagate da 3 anos, ei de ir ao site deles ver se o disco ainda está na garantia, se estiver, como posso saber se a politica de RMA deles engloba "apenas" 4Kb de bad sectors?

Ainda por cima isto é o disco principal...ta ca tudo...mas q shit :(
 
Um Bad sector é uma parte do disco danificada.

Normalmente isso acontece qd as cabeças de leitura tocam nos discos. As cabeças podem tocar nos discos ou por falha de energia ou por uma pancada mais forte no pc (esta segunda muito rara).

Sempre que tu desligas o pc, antes de ele cortar o power ao motor do disco, as cabeças de leitura são parqueadas numa zona fora do disco.
Se falhar a energia repentinamente, as cabeças não são parqueadas e qd o disco começa a perder velocidade, elas tocam no disco com ele ainda em rotação, danificando assim o disco.


Regra de ouro!!!

LIGAR O PC A UMA UPS!!!!!
 
Não sei porquê, e não excluindo a hipótese de bad sectors, isso tem aí mais qualquer coisa...
Faz o diagnostico ao disco, para esses efeitos todos, o estrago é realmente grande, e não apenas alguns bad sectors... ou então foi direitinho ao sector de arranque / register ou por aí...
Eu espreitava o answersthatwork e plo sim plo não a symantec...
O norton sistem works tinha umas ferramentas porreiras de manutenção...
E claro a UPS é uma boa... um dia hei-de comprar uma... pra já só tive coragem de por um supressor de picos. 100 eur em algo que não faz nada é muito. Pelo menos não faz nada até ao dia em que pifa a corrente, pifa o Pc e pifa muito mais que 100 eur... tenho que pensar nisso.
 
mavatar disse:
ou então foi direitinho ao sector de arranque / register ou por aí...

Bingo!!! :)

Aconteceu-me isso à pouco tempo (no pc da minha irmã que fui eu que andei a queimar pestanas de volta dele).... só resolvi com um disco novo.....
Não sei se foi exactamente a partição de arranque, mas, simplesmente, qd tentava instalar o XP, ele parava assim que começava a copiar os ficheiros (3% a 7 %).

instalei o disco novo e depois copiei a minha partição D: para o novo disco( backup).
Valeu-me ter tudo no d:.... senão tava bem f***...... :)
 
Thanks pela explicação strakar:)



Tenho tb outro disco como ja referi, um de 30Gb, onde ponho backups/Mp3s/apps...o armazem....e esse disco, ligando de todas as formas e feitios, (e ja mudei os cabos de IDE por 1s novos), so arranca as vezes...do genero, ligo o IDE, o pc bloqueia no post..a detectar as drives...desligo o disco do IDE ou da corrente(com o pc desligado obviamente) e ela ja arranca ligamente.

Tenho q andar constantemente a por/tirar o cabo ate q ele passe o post, e daí pra frente ja n da problemas...
Notei tb q os engasganços pararam desde q desliguei o 30Gb da corrente(tirei o molex), e pessoalmente cheira mesmo a mal contacto num sitio qq, ja q conforme ligo o IDE quase aliatoriamente ele arranca...pensei q fosse dos cabos q tivessem partidos, mas agora com uns novos continua..

E este n posso mandar pra RMA, afinal se o disco chega la e dps arranca?é q é uma incognita se o pc passa o post...ja liguei so o disco, com/sem jumpers, mudei os cabos...

Ando msm azarado com os discos...o norton tb detecta 4Kb de bad sectors no de 40Gb..tou fdd =\

Conhecem alguma app alem do norton q mostre em forma de mapa(Speeddisk style) onde estao os bad sectors?
 
Uninterrupted Power Source

É uma "bateria" que pões entre o PC e a ficha , quando a luz vai abaixo a UPS detecta instantaneamente e fornece corrente ao pc para podres desligá-lo com segurança :D
 
Nada, a ideia é ajudar! :)

Elrond, isso que descreves pode não ter nada a ver com cabos. Pode ser somente o disco um bocado "cansado" e o motor já não arrancar em condições, ou mesmo uma avaria aleatória dentro do disco relacionada com a electrónica de controlo do motor....

Experimenta os cabos como disses-te, mas se não der em nada, acho que não vale a pena perderes muito tempo com disco!! :)
 
Concluindo, liga isso como conseguires e backup, backup, backup!!!
Depois, é tempo de compras: acho que em breve terás um disco novo!!!
 
Pah eu tenho 16 kB de Bad Sector há mais 1 ano e ficou por ai, nunca aumentou, por isso não é bem um cancro.

Já me aconteceu com outro disco os bad sectors irem aumentando com o tempo, e ao fim de 3 dias acabou-se, lixo com ele. Mas não é sempre (aparentemente).
 
Eu tambem ja tive um problema desses com o meu Seagate Barracuda de 120GB, tava muito bem a ouvir musica e a mexer na porta da caixa (xazer3) quando de repente a musica para e o rato tambem nada abria e o disco começou a dar estalinhos, mas depois quando fechei a porta da caixa (talvez por causa da pancada) ele começou a funcionar outra vez danificando o disco e alguns ficheiros foram mesmo para os anjinhinhos, corri o seatools e ele conseguiu corrigir os erros que o disco tinha e ate hoje nunca mais me deu problemas (tou para aqui a falar e ainda chego a casa e vejo o disco parado) e isto ja foi a 2 meses +-.
Por isso corre primeiro o seatools para ver se ele te consegue recuperar o disco ;)
Fica bem;)
 
Um a disquete n worka, o outro, do site q vi(russo), n me pareceu ser aquilo que quero..a n ser q estejamos a falar de progs diferentes.


Andei estes ultimos dois dias com o de 30Gb desligado, e o pc n teve nem crashes, n bloqueou nada...lindo..como novo...liguei o de 30Gb, e sem mais nem ontem qdo vou a entrar no win, ouvi o de 40Gb fazer o pi pi, pi pi...qdo fui mexer no rato...win bloqueado...E isto aconteceu qdo liguei o de 30Gb!, q nem sequer esta no mesmo canal IDE...

Podera ser a fonte q n aguenta dos dois disco? é de 400Watts e tem umas linhas fixes...

Pq q ligar 1 disco afecta outro disco, qdo nem sequer é no mesmo canal IDE?

E alguem faz ideia do q seja o pi pi? desde qdo é q dos discos têm speakers?o disco q faz o pipi é 1 Seagate ST340014A

[]z
 
Back
Topo