Problema com partição

PrOdG

Power Member
Antes de mais nada, não sei qual é o fórum correcto para colocar esta dúvida, isto acontece-me numa drive de Linux, mas não me parece um problema relativo ao SO, logo..

O problema é o seguinte: ontem à noite cheguei a casa, olho para o PC e estava completamente trancado, não respondia a nada. Depois de um reset, e como não conseguia bootar a drive, fui tentar corrigir o filesystem (fsck), sem resultado. De cada vez que tento ler do disco, aparecem-me imensos erros destes:

Código:
hda: dma_intr: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error }
hda: dma_intr: error=0x40 { UncorrectableError }, LBAsect=12100877, sector=382768
end_request: I/O error, dev 16:03(hda), sector 382768

Já tentei desligar o dma, mas acontece o mesmo, apenas o erro muda (passa a read_intr).
A minha tabela de partições é a seguinte:
Código:
/dev/hda1  Windows XP (NTFS)
/dev/hda2  swap
/dev/hda3  Gentoo (ext3)
/dev/hda4  ficheiros variados (ext3)

O que me faz confusão é que apenas a 3ª partição está a dar problemas. Se o problema estivesse no disco, não estariam todas as partições comprometidas? Ainda para mais, isto acontece-me num portátil, portanto não tenho possibilidades de andar a trocar hardware para recuperar os dados.
Alguém tem uma ideia do que possa ter causado isto, e de como o resolver (se possível)? Para ajudar, tinha de me acontecer isto mesmo a entrar na época de exames..
 
Back
Topo