Problema com processador

JotaP92

Membro
Boas, surgiu-me recentemente um problema e não sei o que fazer, eu tenho um processador intel core 2 Quad Q9450 2,66 GHz mas hoje quando liguei o computador e liguei o Asus al suite reparei que o processador estava a usar apenas 1,99 ghz, segundo o programa o multiplicador estava a x6.
Reiniciei o computador e fui á bios mudar o multiplicador para x8 (o normal do processador), mas ele já estava a x8, o que me pareceu bastante estranho.

Tambem testei com o Cpu-z e com o evarest o resultado é o mesmo, multiplicador a x6, quando que na bios está a 8x.

Agradecia se alguém me pudesse ajudar, não percebo mesmo o que se está a passar.

cumps
 
eu nao percebo muito disso, e posso estar enganado, mas vi pessoal a dizer aqui no forum que os processadores fazem isso porque o computador apenas requer que o processador funcione a essa frequencia,se o pc exigir mais do cpu como em jogos, acho que ele aumenta..corrigam-me no que estiver errado:D
 
eu nao percebo muito disso, e posso estar enganado, mas vi pessoal a dizer aqui no forum que os processadores fazem isso porque o computador apenas requer que o processador funcione a essa frequencia,se o pc exigir mais do cpu como em jogos, acho que ele aumenta..corrigam-me no que estiver errado:D

Sim supostamente devia ser assim, é o intel "speedstep", podes desactivar na bios se quiseres exprimentar. O meu problema e que o meu CPU mesmo em full load (testei com o orthos) nao passa dos 1.8ghz enquanto que devia estar a 2.33ghz alguem me pode ajudar a por a frequencia certa? E que ja fui bios mas nao consigo mudar a frequencia.
 
Última edição:
higarian: vai a bios e desactiva tudo relacionado com poupança de energia (speedstep, C1e, enhanced alt state, etc)

Ja desactivei o speedstep e o c1e, testei com o orthos outra vez e com os 2 nucleos em full load a frequência nao passa dos 1.8ghz. Alguem tem algumas sugestoes para por a frequencia certa?
 
Back
Topo