Problema com RAID0 (member offline)

mashyy

Power Member
Boas

Recentemente pus o sistema operativo a funcionar com 2 discos em RAID0. São 2 Samsung de 80GB SATA 2.

Inicialmente quando eles estavam a funcionar, volta e meia 1 dos discos perdia ligação, mas depois vim a descobrir que era do cabo. Pondo os cabos novos ficaram bem.

Ontem estava a jogar quando o pc se desliga espontaneamente. Quando vai a iniciar, dá-me um erro no check do RAID no arranque do PC, dizendo que um dos discos está Offline (member offline).

Já verifiquei os cabos, já troquei de portas na ligação da board, já tentei ligar um de cada vez e acontece que os dois quando estão sozinhos estão ligados (member disk (0)), mas quando os ligo aos dois, um deles, e é sempre o mesmo apareceme como offline e não percebo a razão.

Acontece que não estava com vontade nenhuma de formatar os discos se isto se conseguir resolver de alguma maneira!

Alguém sabe do que se possa tratar este erro? Agradeço toda ajuda!

Cumps
 
Boas

Obrigado pelas tuas ideias!

Decidi desfazer o RAID e instalar tudo num dos discos. Possivelmente vou voltar a fazer, porque estive a ler umas coisas e a procurar soluções, e li num sítio que fazer instalações de sistemas operativos com um cabo que esteja danificado estraga logo o processo todo dali para a frente, ou seja, mesmo que depois se troque o cabo, as falhas da instalação ficam lá e mais tarde, nunca se sabe onde, pode vir a originar um erro que impossibilite mais o sistema de arrancar e dos discos funcionarem em RAID, sendo necessário desfazer tudo e voltar a fazer de novo.
Fica aqui a dica se alguém tiver algum problema do género, porque os meus discos estão bons! estão actualmente os dois formatados a funcionar 100%. Já tenho cabos novos e é preciso estimar muito estes cabos SATA, porque são fáceis de se estragarem...

Antes de fazer isto também já tinha feito isso de trocar as portas SATA de todas as maneiras possíveis, até testei da 1 à 6 sempre alternada e nada.

Cumps
 
Back
Topo