Problema com XMP - F4-3600C18D-16GVK

CervejaMan

Power Member
Boas,

Tenho um Ryzen 3600 com uma B450 Tomahawk Max da MSI e tinha umas F4-3200C16D-16GVGB com XMP ligado e o PC funcionava excelentemente. Tentei fazer um "upgrade" para umas F4-3600C18D-16GVK e quando ligo o XMP e venho para o windows, tenho crashes random do display. Tipo o PC breaka um pouco e o ecrã desliga e volta a ligar passado uns segundos. Assim que desligo o XMP, tudo fica normal. Tive a ver e o perfil de XMP é igual ao que vem na caixa: 3600 com 18-22-22-42 a 1.35V. Já tentei por estes valores manualmente mas o problema persiste.

Como posso resolver este problema? Tenho de trocar de memórias novamente? Será que estas não estão boas?
 
Basicamente estás a fazer overclock ao controlador e ao infinity fabric.
Aumenta a voltagem das memórias para 1.38v ou 1.39v
Também poderás de ter de ajustar o ProcODT. Tenta colocar a 34 omh. Se não der, sobe um valor e tenta até dar.
Liga o Gear Down Mode, desliga o Power Down Mode.
Coloca o CLDO a 0.900v
Pôe o vddg ccd para 0.95 e o vddg iod para 1.00

Mete uma imagem do Ryzen Master para vermos como está o sistema.
Antes de começares a aplicar estes setttings, carrega os valores default.
 
Basicamente estás a fazer overclock ao controlador e ao infinity fabric.
Aumenta a voltagem das memórias para 1.38v ou 1.39v
Também poderás de ter de ajustar o ProcODT. Tenta colocar a 34 omh. Se não der, sobe um valor e tenta até dar.
Liga o Gear Down Mode, desliga o Power Down Mode.
Coloca o CLDO a 0.900v
Pôe o vddg ccd para 0.95 e o vddg iod para 1.00

Mete uma imagem do Ryzen Master para vermos como está o sistema.
Antes de começares a aplicar estes setttings, carrega os valores default.

O problema não é a voltagem da RAM. Os kits são testados na fábrica com aqueles settings. Então com hynix cjr e tRCD a 22, que é super relaxado, voltagem não é problema.

Eu experimentava alterar só os timings primários para algo como 19-19-19-39 ver como se comporta. ou 18-19-19. Existem alguns timings dependentes do tRCD e o kit não está na lista QVL da board, o problema é conflito de timings.

Outra coisa é tCWL, esses kits cjr por vezes aplicam tCWL muito abaixo do tCL, pode criar problemas em alguns sistemas. Experimentar colocar tCWL igual ao tCL.

A primeira coisa que eu faria seria bloquear tCWL ao tCL, neste caso 18.
 
Última edição:
Tens o CLDO VDDP um pouco elevado. E o CLDO VDDG muito elevado.
Tenta os valores que referi em cima.
Tens o IF a 1800 Mhz, mas as memórias a 2133Mhz. Estão em modo assíncrono.
Liga o Gear Down.
 
Ok, agora está assim:

https://imgur.com/a/scKlcrC

Mas sinto o PC todo aos flashes... o VDDG CCD e o VDDG IOD têm obrigatoriamente o mesmo valor. Coloquei nos 1V. Meti em Gear Down mode, mas não vi o Power down mode em lado nenhum. Também não sei onde está o CLDO, tenho de ir ver melhor.
 
Ok, agora está assim:

https://imgur.com/a/scKlcrC

Mas sinto o PC todo aos flashes... o VDDG CCD e o VDDG IOD têm obrigatoriamente o mesmo valor. Coloquei nos 1V. Meti em Gear Down mode, mas não vi o Power down mode em lado nenhum. Também não sei onde está o CLDO, tenho de ir ver melhor.

Pois esses subtimings...
tcke a 0?? Provavelmente está ai o problema, experimenta 1.

twr e trtp, estão errados. Testa tRTP 12, e tWR 24. O ideal é sempre ter o tWR o dobro do tRTP.
Também podes testar tFAW para 40, pode ajudar com estabilidade, no entanto não deve ser o problema.

Os terciários tWRWR e tRDRD também estão um pouco estranhos, mas isso varia tanto com plataforma que também não te sei recomendar.
 
Última edição:
Hm, o TCKE está a 0, não a 4.

sim, vi mal. Experimenta 1, que é o que se usa com Ryzen, 6-8 é mais para Intel.

o tRC também está muito alto, não deve estar ai o problema, mas não é bom para performance. Porque não usas o calculator?
Meti isto no calculator, são os settings recomendados para a tua ram. Pessoalmente não concordo com algumas coisas no calculator, especialmente o tWR e tRTP, o ideal é o que referi no post anterior, independentemente da plataforma.


 
Última edição:
Eu usei o calculator mas continuei com problemas. Fiz os ajustes todos que disseram e neste momento o PC está assim:

https://imgur.com/a/mSoD5eB

Parecia tudo estável, mesmo com algumas animações a piscar mais que o costume. No entanto, a meio do trabalho, o PC freezou, a imagem ficou preta, "caiu" e voltou passado uns segundos. O ryzen master ficou non responsive mas vá lá, não perdi trabalho nenhum. Portanto os problemas continuam cá... Mais alguma sugestão ?

EDIT: Quando voltei ao programa de desenho, comecei a ter erros de render por todo o lado ... Quando está tudo em auto não tenho estes problemas =\
 
Já alterei, parece um pouco melhor, já não se pisca tanto. Vou continuar a trabalhar e ver se crasha

EDIT: Já voltou a crashar e agora demorou ainda mais a recuperar ...
 
Última edição:
Já alterei, parece um pouco melhor, já não se pisca tanto. Vou continuar a trabalhar e ver se crasha

EDIT: Já voltou a crashar e agora demorou ainda mais a recuperar ...

Tens a BIOS atualizada? Se não resolver eu trocava por um kit 3600mhz cl16 da crucial.
Ou até mesmo b-die 3600 16-16-16. Normalmente estes não dão problemas, ambos estão na lista de compatibilidade da tua board.
 
Última edição:
Back
Topo