Problema de partilha entre XP e Win98

rfcap

Power Member
Ora boas, aqui vai o problema que se passa na minha loja, estou a descreve-lo aqui pois acho que a equipa tecnica que lá se deslocou está a agir de má fé ao dizer que o pc que faz de servidor precisa de ser formatado.

Descrição:
1 PC a correr XP SP2 - aonde corre a aplicação de backoffice
2 Pc's a correr WIN98 SE - aonde corre o software dos POS

Os pc's estão ligados entre si por cabo e ligados a um hub.

Problema:
Esta configuração existe desde 2001 e à cerca de 1 mês para cá, sem se ter mexido em nada, nada de novos softwares ou hardware, a aplicação e consequentemente o 2 pcs com win98 nao conseguem ligar-se no boot ao pc com XP (servidor).

O erro que dá é que pede password para aceder ao PC com XP, coisa que não pedia anteriormente, isto foi verificado recorrendo à ligação de um monitor aos pcs dos POS.

Ao fazer ping por ip também nao encontra o servidor.
------

O contrário já é possivel, eu consigo aceder aos pcs com win98 a partir do servidor sem problema de espécie alguma.
O pc servidor não tem firewall activada, como o está desde o inicio.

Pura e simplesmente os pcs com win98 deixaram de conseguir aceder ao servidor, o qual é importante principalmente pelo controlo de stocks que assim não é actualizado no servidor aquando de uma venda.


Agradeço ai umas dicas, pois os técnicos dizem que é o pc com winxp que tem de ser formatado e configurado novamente, pareçe-me um pouco estranho.

Está livre de spywares ou virus.

-----

Ajudem ai com umas dicas se possivel

Cumps,
Rui Pinto
 
Consigo pingar do lado do servidor(XP) para os 2 POS (win98) sem problema algum.

Os cabos estão ok, têm a calha e prumo só para eles, nada de condutores electricos por perto.
Os ips são estáticos e não estão "em conflito", bem atribuidos.

Esqueçi-me de referir que tambem já experimentei com outro HUB e na mesma, só pingo do XP para win98, o contrário não é possivel.
Depois existe o tal problema de que pede password para aceder ao Xp, eu meto a pass de admin do XP e nada, a equipa técnica diz que ele nem devia pedir password e que o problema é no XP, mas no local não resolveram nada!

Cumps
 
Última edição:
Ou seja, do 98 para o XP não consegues pingar né?

Não sei se funciona, é questão de tentar mas pega no CD do XP e mete-o nos PCs de win98 e configura a rede pelo utilitário!!

Outra coisa, podes andar com um dos PC para perto do servidor? Se desse, testavas com outro cabo, só para fcares descansado!!

Em ultimo caso, podes tentar desistalar a placa de rede e voltar a instalar!! Por vezes ajuda!
 
SwimmerBoy disse:
Ou seja, do 98 para o XP não consegues pingar né?
Correcto.

Não sei se funciona, é questão de tentar mas pega no CD do XP e mete-o nos PCs de win98 e configura a rede pelo utilitário!!
Lá tentarei a vêr se dá alguma coisa.

Outra coisa, podes andar com um dos PC para perto do servidor? Se desse, testavas com outro cabo, só para fcares descansado!!
Isto é um bocado mais dificil mesmo, pisos diferentes e a maquina do POS tá como que embutida na caixa de saida :(

Em ultimo caso, podes tentar desistalar a placa de rede e voltar a instalar!! Por vezes ajuda!
:002: Posso tentar, coisas dos diabo ah!!!

Cumps,
todas as dicas sao bem vindas.
:)
 
rfcap disse:
O erro que dá é que pede password para aceder ao PC com XP, coisa que não pedia anteriormente, isto foi verificado recorrendo à ligação de um monitor aos pcs dos POS.

Quanto a isso tens de dar permissões para "Everyone" nas partilhas do WinXP.
Assim evitas complicações.


Quanto ao não conseguires pingar o servidor mas conseguires pingar do servidor, não sei que te diga. :headsh:

Todas as possibilidades que me ocurreram, descarteias por uma razao ou por outra, devido a essa situação especifica.


Mas já gora, diz-me uma cena: Mesmo sem conseguires pingar o servidor por parte das workstations, consegues aceder ao mesmo, no windows?
 
Condez disse:
Quanto a isso tens de dar permissões para "Everyone" nas partilhas do WinXP.
Assim evitas complicações.

Por isso é que acho ainda mais estranho o pedir pass, porque está com permissoes para todo o tipo de utilizadores

Condez disse:
Mas já gora, diz-me uma cena: Mesmo sem conseguires pingar o servidor por parte das workstations, consegues aceder ao mesmo, no windows?
Não sei se percebi bem a questao...
...pedes para saber se consigo aceder ao servidor numa das workstations pelo windows das mesmas?
Não.
...pedes para saber se consigo aceder às workstations a partir do servidor?
Sim.
...pedes para saber se consigo aceder de uma workstation à outra?
Não.
 
rfcap disse:
A essa pergunta já eu proprio tinha respondido.

Não reparei.

Sendo assim, já percebeste que o servidor nada tem haver com a situação.

Algo se passou com os W98.

Experimenta reinstalar o serviço tcp/ip num deles e vê o que acontece.
 
Back
Topo