Problema em formatar.

TheDial

Membro
Boas,
Estou a tentar instalar linux num PC antigo.
Mas sempre que tento formatar as partiçoes o PC simplesmente bloqueia. Pensei que fosse o disco mas ja testei em 4 discos (2, 6.5, 8 e 20Gb) e e sempre o mesmo.
Se formatar em FAT32 formata e instala (neste caso o WIN98)

Caractristicas do PC:
P2 450Mhz
96Mb
20Gb
Board e uma intel. (bios de 99)

Desde ja agradeço a ajuda
 
Xico, obrigado desde ja pela resposta, mas nao...
Ja tentei com Ubuntu, Kubuntu Gentoo DSL. Tentei com o CD Live do GParted e tambem nao deu. Particiona mas nao formata as partiçoes..
Nao tinha dito (nao me lembrava) mas tambem nao formata em NTFS.
 
Boas Romani.

Memoria nao e muita (e a que ha) hehe
Ja foi testada com o memtest86 e nao apareceu nenhum erro (por isso e que so ha 96Mb ram)
ja tentei com o ubuntu 5.10 nao pede muita memoria. e o problema e na formataçao.
 
Bem, 96 MiB de RAM não é de facto muito. O DSL é capaz de ser a tua salvação, ou se calhar, uma netinstall com XFCE de debian/gentoo.

Anyway, podes sempre tentar fazer isso à pata, via fdisk.
 
O problema nao e escolher uma distro ou um OS.
Mas sim que nao consigo formatar qualquer partçao do disco num sistema de ficheiros diferente de FAT32.
Nunca tentei slakware mas nao custa tentar.
 
Isso vai formatar em FAT32?
eu quero e formatar e EXT3, ou ReiserFS, isto nem em NTFS formata.
Ja a alguns anos que trabalho com hardware e nunca tal me tinha acontecido...
Nao sou um expert mas isto ja ha algum tempo que me tem partido a cabeça.
 
já me tinha parecido que não sabes muito bem o que estás a fazer.......
queres formatar? formata, porra! esquece o formato...fat ou ntfs ou reiser....
depois, instala o linux...ele aceitará o espaço livre, de acordo com as necessidades....
 
Das duas uma. Ou estás a fazer alta confusão e isso é tão simples como já te disseram, ou então tens o disco ****** ... basicamente é isso ...
 
Esquiso e Rui Moura.
Obrigado pelas respostas, o problema nao esta na forma como e dado o comando para formatar. Ja tentei com os CD de instalaçao, a mao inclusive com o gentoo.
Particiona bem, grava no disco a inf das partiçoes mas se tento formatar em qualquer formato que nao seja FAT32 ou FAT o PC bloqueia (nem o CTRL-ALT-DEL funciona)
Quanto a ser um problema de disco, ja testei com mais 3 discos.

Luikki
Leu o que eu escrevi? ou apenas o titulo?
Se me indicar uma forma de instalar sem formatar porreiro pois como tinha indicado (esta escrito mais a cima le)
Estou ligado a informatica a bastantes anos. Uso linux a menos. Tenho o meu pequeno servidor a gerir a minha pequena rede. Ja instalei linuz algumas dezenas de vezes. Se fiz este post e porque me esta a ultrapassar e aceito as minhas limitaçoes.
Se defacto pretendia ajudar com essa resposta nao o demonstra.
 
TheDial, o problema então deverá ser de outra coisa que não os discos. Se tiveres possbilidade, vai trocando componentes do PC. Não estou a ver outra coisa.
 
OK, mostra lá o resultado de:

Código:
# fdisk -l

Mostra os comandos que usas para criar as partições e o 'filesystem'.

Sem isso, só podemos dar bitaites às cegas. Não digo que não tenhas razão. Provavelmente está a falhar-te algum pormaior.

NOTA: criar as partições não é o mesmo que criar o sistema de ficheiros, como já vi que sabes.

Para 'particionares' o disco podes usar, por exemplo, o fdisk ou o cfdisk (se fores buscar o CD #1 do Slackware como te sugeri). Para criares o sistema de ficheiros, podes usar o comando mais apropriado ao tipo de 'filesystem' que pretendes, por exemplo:
Código:
# mkfs.bfs
# mkfs.ext3
# mkfs.msdos
# mkinitrd
# mkswap
# mkfs.jfs
# mkfs.reiserfs
# mkisofs
# mkreiserfs
# mktemp
# mkfs.ext2
# mkfs.minix
entre outros que poderás ter ou não disponíveis na distribuição que escolheres.

Resumindo: explica-nos o que estás a fazer, passo a passo, para que possamos ajudar-te da melhor forma.
 
Última edição:
Back
Topo