Problema em LAN - Velocidade lenta no sentido LanDisk-PC

devoted

Power Member
Boas pessoal,

O meu problema é o seguinte: tenho uma rede doméstica mista (cabo/wireless), em que tenho um Desktop e um LanDisk ligados por cabo ao router (o speedtouch wireless da Vodafone), e um portátil e outro desktop ligados via wireless.

O meu problema actual é que ao passar ficheiros do PC ligado via cabo para o NAS, tenho velocidades aceitáveis (3,qq coisa MB) mas no sentido inverso apenas velocidades de 50KB!!! Neste momento não posso fazer grandes testes porque estou desde as 4 da manhã a passar um ficheiro de quase 7 gigas... a 50KB. Que despero.

Em termos do hardware que tenho.. o PC é o que está no MySystem, e o Landisk é um da Sitecom (MD-250)


O que acham que se passa?

Thanks!
 
Boas de novo,

Acabei por cancelar a transferência e fazer alguns testes comparando, com os mesmos ficheiros (350MB, 1.5GB, 7.5GB), o destkop com windows vista e o laptop com windows xp, quer ligados atraves do router, quer ligados directamente ao landisk.

De um modo geral, o portatil conseguiu velocidades aparentemente mais rapidas que o desktop (este aparentemente deriva do windowsXP nao ter um indicador de velocidade nas transferencias), fosse ligado directamente ao disco, fosse através do router.

Alguns pontos interessantes:

- Os ficheiros de 350Mb e de 1,5Gb (os únicos que esperei que concluíssem a transferência), foram mais rapidos no laptop do que no desktop, nas mesmas condições.

- no ficheiro de 7GB, o desktop atinge velocidades extremamente baixas (30/50KB/s) e apenas inicia a transferência quase 20mins depois de iniciado o processo de cópia (até lá fica em "Calculating time remaining). No laptop, este processo de cálculo dura cerca de um minuto (ou nem isso) processando-se depois a transferência a um ritmo aparentemente superior ao do desktop.


Alguém tem alguma sugestão? será do Vista? até agora ainda não tive nenhum problema com o Vista x64... :x

Obrigado pela ajuda que possam dar, isto é desesperante!
 
tipo checkdisk?
consigo... vou a fazer e mal tenha news aviso..

EDIT:

"No errors found"... agora estou a dar-lhe com o perfect disk...vamos la ver...
 
Última edição:
Mais novidades

Portanto... mais testes, algumas conclusões

Passei os ficheiros que precisava para o portátil, a partir do landisk directamente por cabo (cerca de hora e meia ou duas horas, +-, para 18gb) e, depois, liguei directamente o Desktop ao Laptop, tb por cabo. Configurei a rede local, partilhei as pastas, desliguei as firewalls, mandei o desktop copiar os 18gb a partir do laptop. Velocidade medida pelo Vista: 2,60MB/s.

Dado que o disco do portátil é de 4k qq coisa ou 5k qq coisa rpm, não sei até que ponto isto não será normal...

De qualquer maneira, acabei por copiar tudo usando como intermediário um HD externo USB 2.0 - velocidade medida pelo vista... 30MB/s.

Portanto, as questões que me surgem agora são:

- os tais 2,6MB/s são a velocidade esperada dadas as condições?
- qual a fonte do problema: a porta de rede da motherboard? (AsusP5E), o Vista?
- Os 4MB/s que o vista media em upstream do Desktop para o Landisk, serão a velocidade "normal", ou isso também é lento?

continuo perdido.

sugestões?
cumps

EDIT: andei a pesquisar mais pela web e continuo sem encontrar nada..ninguém tem nenhuma sugestão?
 
Última edição:
mais news ( e um bumpzito)

Viva

Actualizei as drivers da porta lan através do site da Marvell (já que as drivers da asus são um pouco antigas) e... tudo igual... a ler os readmes apercebi-me que há diversas configurações relativas à paorta (jumbo packets, etc) que teoricamente poderiam aumentar o desempenho, mas... não sei que fazer... mais alguma sugestão?
 
Back
Topo