1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema no boot, Grub rescue

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por deFaulT_, 18 de Setembro de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 1403)

  1. Boas,


    Vim aqui ao forum pois após um inumero tempo de pesquisa e tentativas falhadas de re-instalar um SO venho pedir-vos ajuda.




    Para já o pc tinha instalado o Ubunto 11.04, motherboard asus a8n sli deluxe, processador amd athalon 4200+ 64, e dois discos de 160gb




    Recebi o pc Domingo, já usado de um familiar, mas tem um problema, ao iniciar chega ao boot e aparece:


    "System unknown
    Grub rescue>"


    Pensei em pegar num cd do ubunto 11.10 que tinha aqui, primeiro decidi apenas fazer upgrade pensando que iria corrigir o arranque, mas não deu. Depois escolhi a opção de apagar as versoes anteriores e fazer uma instalação limpa, pareceu correr tudo bem, mas ao fazer o boot o Pc dá o mesmo erro do Grub Rescue.


    Num dos sites que encontrei durante a minha pesquisa havia uma dica sobre como por o Boot-Repair que supostamente teria arranjado o Grub, mas não funcionou.




    Eu quero utilizar o Windows 7 neste pc, por isso tentei instalar-lo... Faço boot pelo cd, ele faz load dos ficheiros, depois quando supostamente deveria aparecer a janela para a instalação do Windows 7 apenas aparece a imagem de fundo do mesmo, não dando para concretizar nenhuma acção.








    Alguem me pode ajudar?
    Talvez seja o disco que tem algum problema? Ou haverá um comando que eu possa utilizar, ou outra versão do linux que me puderá corrigir este problema para depois poder instalar o windows 7 sem problemas?


    Peço desculpa pelo o long post, mas quanto mais informação melhor =)
     
  2. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Dois discos iguais. Por acaso não estão em Raid na bios?

    São discos Sata? Como é que estão na bios? Native IDE, AHCI, RAID?
    Tens a ultima versão da bios?
    Com um live cd, Vês o conteúdo dos dois discos?
    Por exemplo, com o Parted Magic (é um livecd) vê como estão as partições dos discos. Vê a informação da SMART, para ver o estado deles.
     
  3. Estão em raid se nao estou em erro
    Sim são Sata. Como estão na bios como assim? Onde vejo isso?
    Não sei se esta será a utima versão da bios, como posso ver?

    Apartir do Parted Magic apenas consigo ver o conteudo do segundo disco, que tem alguns ficheiros do windows xp, que estive para instalar ao bocado, mas não tinha a key do cd, portanto não se finalizou, o primeiro disco não dá para ver, aparece:
    "udevil: denied 73:fstype 'silicon_medley_raid_member' is not an allowed type.

    Como vejo a informação da SMART e que informaçao queres que ponha aqui de lá?


    EDIT: devo dizer também que ao tentar instalar o XP não dava para o fazer no 1º disco só no segundo, não sei se isto ajuda..


    Peço desculpa pela minha ignorancia, isto não é propriamente a minha especialidade :x
     
    Última edição: 18 de Setembro de 2012
  4. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Ora bem, vamos lá ver se conseguimos resolver isto de uma forma simples.

    Antes demais, tens 2 discos. A ideia que fico é que, ou tens os dois discos em Raid ou o primeiro num Raid e o segundo fora dele. Ter apenas 1 disco em Raid não faz sentido, mas na prática, dá para fazer.
    Linux e software raid pelo chipset não se costuma dar bem. Pode-se usar raid pelo sistema operativo ou Raid por hardware, com uma placa, mas pelo chipset, a minha experiência não é boa.
    Em Windows, se ele não tiver suporte, tens que o colocar os drivers embutidos ou numa diskette (Windows XP) ou pen (Windows 7). O processo não é muito simples para um iniciante.

    Agora a pergunta é, como queres ficar com os discos? Queres mesmo usar Raid ou podes ficar com os discos separados?

    Se poderes ficar com os discos separados, acede à bios (no boot, carregar em delete ou F2, não sei como é essa bios), e terás uma opção algures de como queres que fiquem os discos. Deve estar em chipset/advanced ou qualquer coisa assim.
    Deverás ter IDE, AHCI ou RAID.

    AHCI podes usar em Windows 7 e Linux. IDE perdes alguma performance, mas o XP nativamente penso que não suporta AHCI. Só embutindo os drivers do chipset.

    Se quiseres mesmo usar raid, vais ter que configurar bem o raid na bios e em Windows usar os drivers da controladora. Em Linux......boa sorte.

    Por enquanto, esquece a Smart. Penso que não é por aí.
     
  5. Boas

    Na minha opinião para ser mais fácil e pratico para ti fazia:

    -> Ia a BIOS e metia os discos rígidos na configuração normal
    -> sacava um disco rigido fora e instalava o OS no outro disco, quando o pc estive-se estável metia o outro disco, e assim tinhas um HD para OS e outro para ficheiros importantes.

    Na minha opinião só usaria os discos em raid num servidor por exemplo, penso que no desktop se vale a pena ter os disco em raid
     
  6. Problema resolvido, obrigado!
     

Partilhar esta Página