Problema no boot, Grub rescue

deFaulT_

Membro
Boas,


Vim aqui ao forum pois após um inumero tempo de pesquisa e tentativas falhadas de re-instalar um SO venho pedir-vos ajuda.




Para já o pc tinha instalado o Ubunto 11.04, motherboard asus a8n sli deluxe, processador amd athalon 4200+ 64, e dois discos de 160gb




Recebi o pc Domingo, já usado de um familiar, mas tem um problema, ao iniciar chega ao boot e aparece:


"System unknown
Grub rescue>"


Pensei em pegar num cd do ubunto 11.10 que tinha aqui, primeiro decidi apenas fazer upgrade pensando que iria corrigir o arranque, mas não deu. Depois escolhi a opção de apagar as versoes anteriores e fazer uma instalação limpa, pareceu correr tudo bem, mas ao fazer o boot o Pc dá o mesmo erro do Grub Rescue.


Num dos sites que encontrei durante a minha pesquisa havia uma dica sobre como por o Boot-Repair que supostamente teria arranjado o Grub, mas não funcionou.




Eu quero utilizar o Windows 7 neste pc, por isso tentei instalar-lo... Faço boot pelo cd, ele faz load dos ficheiros, depois quando supostamente deveria aparecer a janela para a instalação do Windows 7 apenas aparece a imagem de fundo do mesmo, não dando para concretizar nenhuma acção.








Alguem me pode ajudar?
Talvez seja o disco que tem algum problema? Ou haverá um comando que eu possa utilizar, ou outra versão do linux que me puderá corrigir este problema para depois poder instalar o windows 7 sem problemas?


Peço desculpa pelo o long post, mas quanto mais informação melhor =)
 
Dois discos iguais. Por acaso não estão em Raid na bios?

São discos Sata? Como é que estão na bios? Native IDE, AHCI, RAID?
Tens a ultima versão da bios?
Com um live cd, Vês o conteúdo dos dois discos?
Por exemplo, com o Parted Magic (é um livecd) vê como estão as partições dos discos. Vê a informação da SMART, para ver o estado deles.
 
Estão em raid se nao estou em erro
Sim são Sata. Como estão na bios como assim? Onde vejo isso?
Não sei se esta será a utima versão da bios, como posso ver?

Apartir do Parted Magic apenas consigo ver o conteudo do segundo disco, que tem alguns ficheiros do windows xp, que estive para instalar ao bocado, mas não tinha a key do cd, portanto não se finalizou, o primeiro disco não dá para ver, aparece:
"udevil: denied 73:fstype 'silicon_medley_raid_member' is not an allowed type.

Como vejo a informação da SMART e que informaçao queres que ponha aqui de lá?


EDIT: devo dizer também que ao tentar instalar o XP não dava para o fazer no 1º disco só no segundo, não sei se isto ajuda..


Peço desculpa pela minha ignorancia, isto não é propriamente a minha especialidade :x
 
Última edição:
Ora bem, vamos lá ver se conseguimos resolver isto de uma forma simples.

Antes demais, tens 2 discos. A ideia que fico é que, ou tens os dois discos em Raid ou o primeiro num Raid e o segundo fora dele. Ter apenas 1 disco em Raid não faz sentido, mas na prática, dá para fazer.
Linux e software raid pelo chipset não se costuma dar bem. Pode-se usar raid pelo sistema operativo ou Raid por hardware, com uma placa, mas pelo chipset, a minha experiência não é boa.
Em Windows, se ele não tiver suporte, tens que o colocar os drivers embutidos ou numa diskette (Windows XP) ou pen (Windows 7). O processo não é muito simples para um iniciante.

Agora a pergunta é, como queres ficar com os discos? Queres mesmo usar Raid ou podes ficar com os discos separados?

Se poderes ficar com os discos separados, acede à bios (no boot, carregar em delete ou F2, não sei como é essa bios), e terás uma opção algures de como queres que fiquem os discos. Deve estar em chipset/advanced ou qualquer coisa assim.
Deverás ter IDE, AHCI ou RAID.

AHCI podes usar em Windows 7 e Linux. IDE perdes alguma performance, mas o XP nativamente penso que não suporta AHCI. Só embutindo os drivers do chipset.

Se quiseres mesmo usar raid, vais ter que configurar bem o raid na bios e em Windows usar os drivers da controladora. Em Linux......boa sorte.

Por enquanto, esquece a Smart. Penso que não é por aí.
 
Boas

Na minha opinião para ser mais fácil e pratico para ti fazia:

-> Ia a BIOS e metia os discos rígidos na configuração normal
-> sacava um disco rigido fora e instalava o OS no outro disco, quando o pc estive-se estável metia o outro disco, e assim tinhas um HD para OS e outro para ficheiros importantes.

Na minha opinião só usaria os discos em raid num servidor por exemplo, penso que no desktop se vale a pena ter os disco em raid
 
Back
Topo