Problema no PC. Será do disco?

MariaAmelia

Suspenso
Saudações amigos / as,

Desde há dois dias que ando com um problema no meu pc. Assim, do nada, comecei a ouvir uma espécie de estalar dentro do pc, em que parece que o pc se quer desligar e reiniciar, mas depois aguenta-se e fica «normal». Isto tudo com o pc a correr normalmente.

Parece-me do disco, mas não tenho a certeza. Any tip? Abri o pc e deixei-o ligado, para ver de onde vinha realmente o problema através do som, mas é complicado. Parece-me ser do disco. É que tenho o pc ligado, a escrever agora, por exemplo, e oiço o pc a estalar, disco a parecer que se vai desligar / reiniciar, mas depois continua na boa.

Isto é um PC com dez anos e que só tive que trocar a fonte original o ano passado. Se isto for do disco, recomendam algum disco para um pc com dez anos e com o win98 metido nele? (este pc só aguenta o win98 e 64 MB de RAM, nada mais).
 
Última edição:
Boas. Se esses "estalos" forem "arranhados", então o disco rígido pode estar nas últimas. Agora, os discos mais antigos, ao ligar ou desligar, fazem bastante ruído. Tenho um de 6gb que ao ligar/desligar, faz mais barulho que o resto do PC.

Os computadores têm a funcionalidade de desligar os discos rígidos quando não estão a ser utilizados, para poupança de energia, vê se isso está desactivado no Painel de Controlo, Opções de Energia (ou qualquer coisa do género, já não uso o W98 há algum tempo). Tenta ver/ouvir também se, ao dar esses estalos, o disco baixa de rotação e depois volta à rotação normal.

Cumps
 
Redshot,

Obrigado pela resposta.

Não, o meu disco, por norma, nem barulho faz, mal se ouve, na verdade. Só agora, com este problema, é que decidiu manifestar a sua existência de forma mais pungente.

Eu penso que sim, que baixa de rotação. É que isto não é algo constante, seguido. De vez em quando faz isto. Umas vezes é sempre seguido, outras é capaz de estar 1h e tal sem dar sinal. É que o pc parece mesmo que pára e quase se desliga (como se eu o tivesse posto a reiniciar), mas depois volta ao normal.
 
o pc blokeia, ou aparece algum erro?! o rato para? enkuanto duram esses estalos? se dizes k so agora se comecou a manifestar e o disco tem 10 anos.. dev tar a dar as ultimas.. de certeza.. ja mto durou ele, dependendo do uso k teve claro
 
Luxboy,

Não, isso é que é weird, continua tudo normal.

Eu tive a tentar ouvir melhor, e o barulho é tal e qual aquele que o pc faz quando o desligo directamente no botão, no reset, mas ao invés de o pc se desligar completamente, ele parece a abranda um, dois segundos, e volta a arrancar. É capaz de não ser nada do disco, mas da fonte, não?

Olha, agora fez umas cinco ou seis vezes seguidas, fez um freeze ao pc, mas depois, quando acabou, voltou tudo ao normal. Isto deve estar mesmo a dar o berro.
 
Última edição:
Sim (a ambos), e está-se a tornar cada vez mais instável. Agora é sempre seguido e já pára a acção no ecrã e tudo durante uns segundos, e os «estalidos», «arranhões» são cada vez mais audíveis / fortes.

Tive a fazer uma pesquisa no Google / nas principais lojas de informática do país, mas não consegui encontrar em nenhuma um disco IDE abaixo de 80 GB. Pelo que sei, o Win98 acho que não reconhece drivers superiores a 32 GB, a isto é uma «old machina», o preço de actualizar uma motherboard e afins, é preferível comprar um pc novo. Nenhum de vós, ou alguém, conhece uma loja que venda discos IDE abaixo de 80GB? Acima de 10GB e abaixo de 80, era o preferível. Se bem que acho que há um hack qq q permite os PC's com Win98 terem mais de 80GB, mas este pc é complicado, deve ter a mania que é de Cascais, lol.

Obrigadão, aos dois, pelas tips.
 
Tenta encontrar usado, não novo. Fica mais barato.

Se conseguires aceder à parte das vendas (quando fores Power Member) podes ver lá, há mesmo muita coisa.

CUmps
 
Back
Topo