1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

problema para engenheiros

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Delta, 1 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 1307)

1. Delta

Delta Suspenso

Tenho um PC velhinho que estava guardado na garagem a ganhar pó que decidi ressuscitar para uso pelo meu filhote de 6 anos.

A motherboard é esta :

ftp://www.asus.it/pub/ASUS/mb/sock7/430hx/p55t2p4/p55t2p4-311.pdf

64 MB EDO RAM
    SoundBlaster 16 PnP ISA
    CD-ROM 4x Creative
    Samsung HD 10GB
    Intel Pentium 166

Neste sistema, e com esta configuração, já tive o Linux instalado sem problemas. Agora, depois de instalar o Win98 SE, às vezes o computador arranca sem problemas mas na maior parte das vezes não carrega o SO, fica parado depois da detecção dos discos e das placas PnP, sem mensagens de erro, sem beeps, fica completamente parado.

Tenho problemas com a fonte de alimentação tipo AT, porque se eu ligar a CPU Fan à motherboard, ou se instalar mais um disco, PUFFF !!! o sistema desliga-se completamente. Tentei retirar a placa de som, desligar o CD-ROM, mas mesmo assim não arranca com o SO nem pelo disco nem pela disquete, só raramente e quando o faz é tudo na boa.

Será que a fonte de alimentação causa isto tudo ?

2. Delta

Delta Suspenso

Finalmente consegui resolver o problema.

Depois de muita procura, lá consegui arranjar uma fonte de alimentação AT, uma bela bosta, de 230 W em muito bom estado.

Já consigo ter 2 discos, 1 CD-ROM, 1 FDD, 1 cooler a funcionar, Placa de vídeo e som. A fonte aguenta bem.

O problema de não conseguir arrancar era também do CPU, deve ter-se estragado por não ter um cooler correctamente a funcionar por causa do PSU.

É um bocado lento, precisava de mais memória e um processador mais rápido, porque a board ASUS P/I - P55T2P4 (dos primeiros pentiums) suporta até 256MB de RAM e 130 GB de disco ( é verdade).

3. Delta

Delta Suspenso

Esta board é realmente impressionante para a idade que tem, de 1996.

Suporta até 256 Ram EDO
    Suporta até 130GB disco
    Suporta CPU MMX e K6-2 266/400

O problema é que é terrivelmente difícil de encontrar fontes de alimentação AT razoáveis, e memórias de 64MB EDO, além de vir com um chip RTC (bateria CMOS) de difícil substituição. Mas com os upgrades certos pode ficar a funcionar com o WinXP, e fica mais rápido que muitos PCs mais recentes.

Realmente a ASUS prima pela qualidade dos seus produtos, acho que não quero outra marca de motherboards.

4. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Delta, colocas a pergunta e respondes...LOL... :p
    Ainda bem que resolvestes o problema. Realmente tens aí um bom pc para um servidorzinho... ;)

5. Nuke

Nuke Power Member

Essa board Asus P/I-P55T2P4 rev. 3.11 foi a board do primeiro computador comprado por mim e que serviu para começar a aprender algumas coisas a nível de hardware informático. Um espanto de board, super estável e até agora a board que aguentou mais upgrades.

No meu caso, começou com um P1 [email protected], depois um AMD [email protected], depois ainda um AMD K6-II-500 (na realidade multiplicador 6 e FSB 83) e pouco antes de a ter vendido ainda a tive a funcionar com um AMD K6-2+ 450 e com este processador era um espanto, corria DivX e reproduzia DVDs nas calmas.

O mais crítico para uma boa performance nesta mobo, é sem dúvida a disponibilidade de umas boas memórias SIMM EDO, com 60ns ou menos se possível e que aguentem bem o overclock da FSB se esse fôr o caso, mas de qualquer forma a nível da BIOS pode-se configurar o chipset para timings de memórias menos agressivos.

Pelo que me recordo de lêr, na realidade houve quem teve esta motherboard a funcionar com 512MB de RAM (4x128MB SIMM), agora a questão mais difícil concerteza será conseguir arranjar esses módulos. No meu caso funcionou com 128MB (4x32MB SIMM EDO 60ns) e o XP corria sem problemas, sendo talvez o factor crítico a performance dos discos duros que estavam limitados pelo chipset que tinha a norma ATA33. Nunca experimentei com uma controladora PCI ATA100/133 e discos mais recentes, mas concerteza que o rendimento geral seria melhor.

Não sei se sabes mas existem algumas bios beta muito úteis, nomeadamente para suporte integral dos K6-II, K6-III, K6-II+, K6-III+; discos duros com capacidade superior a 137GB, etc.

Havia uma excelente fonte de informação para esta board na página de um tal Kalle, mas estive à procura do link e já não está disponível, mas em http://spazioinwind.libero.it/andrea_gavazzi/kalle.htm
    tens uma cópia do conteúdo.

Se precisares de alguma ajuda, talvez possa dar-te uma mão.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2004
  6. Delta

Delta Suspenso

Sim, é essa bios que estou a usar, daí suportar discos de 137GB, o que é absolutamente impressionante para uma board tão antiga.

As memórias EDO de 64MB é que são difíceis de encontrar como o raio !!! >(

Estou a pensar comprar um AMD-K6 233, porque tive que trocar um P166 que se estragou (julgo) por um P133. Quais são os jumpers settings que tenho que usar para esse processador ? tem 3.2V core.

7. Nuke

Nuke Power Member

Se vais comprar um processador aconselho-te vivamente a tentares arranjar outro modelo, como um K6-II 400-500 já que estes modelos já têm o core CXT (ou algo assim), consomem menos energia e o multiplicador 2x que defines na motherboard funciona como multiplicador x6 :D

Mas ainda melhor, se conseguires encontrar seria um K6-III (dse preferencia a versão de 2.2V) ou melhor ainda um K6-II+ ou melhor ainda K6-III+. Estes últimos encontram-se normalmente em portáteis. No caso de usares algum destes processadores, uma vez que consomem mais amperes que os Pentiuns 1, é aconselhável uma ventilação adequada dos pequenos dissipadores pretos do regulador de voltagem que se encontram no canto junto ao socket7.

Relativamente às memórias, de facto é muito difícil em Portugal encontrar SIMMs EDO de 64MB e já os preços das de 32 :eek: ...

No caso de teres instalado mais de 64MB de RAM, também é aconselhável ter instalado o upgrade de memória cache, que no caso da minha board era instalado num pequeno socket preto junto ao socket7 e alterar um jumper de 256KB para 512KB.

Quanto à tua pergunta e se usares esse K6-233, ajustas a voltagem a 3.2V colocando um jumper na posição 9-10 do JP20. Para a frequência de 233MHz usas o multiplicador de 3.5x (JP11 1-2 e JP12 1-2) e a FSB de 66MHz (JP8 2-3; JP9 1-2 e JP10 2-3).

Para todas as configurações dentro dos parâmetros normais de funcionamento desta motherboard, podes consultar o respectivo manual que podes ver por exemplo em http://www.xenos.net/manuals/p55t2p4-311.pdf

Se pretenderes usar processadores superiores, usa o link que indiquei anteriormente, para ajustares em especial a voltagem.

8. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

Feiticeiro....

ele so perguntou e deu a resposta para ser ele o inginheiro!!!!!

9. Delta

Delta Suspenso

De alto gabarito, s.f.f.

10. Olá amigos do fórum. Eu moro no Brasil, sou Carioca, mas estou morando na cidade de Curitiba, Estado do Paraná por motivo de emprego. Tenho 43 anos. Aprendi a programar computadores PC na linguagem Clipper, mas hoje em dia exerco a atividade de manutencao. Achei este tópico de voces do google pesquisando pelo modelo da placa e estou postando aqui exclusivamente porque eu tenho essa placa da ASUS a P55T2P4 há uns 5 anos e ela nunca apresentou qualquer problema. Eu rodo um Pentium 233 MMX nela para navegar na Internet e ler meus emails, com apenas 40 Megas de memoria com o WIN 95 ainda ! Nao sou muito exigente. porem ela apresentou um problema na BIOS cuja versao é a 4.51PG. O problema é de tal magnitude que ela nao consegue mais dar boot nem pelo drive A. Me parece que o chip da BIOS pifou mesmo e estou procurando quem possa me vender ou gravar um novo chip nesta versao para eu poder continuar usando esta que para mim, enquanto durar, continua sendo a melhor placa que eu já tive até hoje. Eu nao tenho o gravador de BIOS e por isso estou com a placa encostada e estou usando, por incrivel que pareça uma placa mae 586 para poder postar isso e continuar a ler meus emails em carater mais precario ainda. Agradeceria a quem pudesse me dar uma explicacao de como conseguir essa versao de bios e grava-la.

11. Nuke

Nuke Power Member

Tens a certeza que o problema está na Bios? O que te leva a pensar que é da bios? No tempo em tive essa board, por sinal muito boa na minha opinião para a altura, tive dois problemas com ela. Num dos casos foi uma fonte que avariou e a board por vezes não arrancava e noutro caso a board tb não arrancava pois os Simms de memória faziam mal contacto com o socket. Já verificastes outras opções?

Partilhar esta Página