problema para engenheiros

Delta

Suspenso
Tenho um PC velhinho que estava guardado na garagem a ganhar pó que decidi ressuscitar para uso pelo meu filhote de 6 anos.

A motherboard é esta :

ftp://www.asus.it/pub/ASUS/mb/sock7/430hx/p55t2p4/p55t2p4-311.pdf

64 MB EDO RAM
SoundBlaster 16 PnP ISA
CD-ROM 4x Creative
Samsung HD 10GB
Intel Pentium 166

Neste sistema, e com esta configuração, já tive o Linux instalado sem problemas. Agora, depois de instalar o Win98 SE, às vezes o computador arranca sem problemas mas na maior parte das vezes não carrega o SO, fica parado depois da detecção dos discos e das placas PnP, sem mensagens de erro, sem beeps, fica completamente parado.

Tenho problemas com a fonte de alimentação tipo AT, porque se eu ligar a CPU Fan à motherboard, ou se instalar mais um disco, PUFFF !!! o sistema desliga-se completamente. Tentei retirar a placa de som, desligar o CD-ROM, mas mesmo assim não arranca com o SO nem pelo disco nem pela disquete, só raramente e quando o faz é tudo na boa.

Será que a fonte de alimentação causa isto tudo ?
 
Finalmente consegui resolver o problema.

Depois de muita procura, lá consegui arranjar uma fonte de alimentação AT, uma bela bosta, de 230 W em muito bom estado.

Já consigo ter 2 discos, 1 CD-ROM, 1 FDD, 1 cooler a funcionar, Placa de vídeo e som. A fonte aguenta bem.

O problema de não conseguir arrancar era também do CPU, deve ter-se estragado por não ter um cooler correctamente a funcionar por causa do PSU.

É um bocado lento, precisava de mais memória e um processador mais rápido, porque a board ASUS P/I - P55T2P4 (dos primeiros pentiums) suporta até 256MB de RAM e 130 GB de disco ( é verdade).
 
Esta board é realmente impressionante para a idade que tem, de 1996.

Suporta até 256 Ram EDO
Suporta até 130GB disco
Suporta CPU MMX e K6-2 266/400

O problema é que é terrivelmente difícil de encontrar fontes de alimentação AT razoáveis, e memórias de 64MB EDO, além de vir com um chip RTC (bateria CMOS) de difícil substituição. Mas com os upgrades certos pode ficar a funcionar com o WinXP, e fica mais rápido que muitos PCs mais recentes.

Realmente a ASUS prima pela qualidade dos seus produtos, acho que não quero outra marca de motherboards.
 
Essa board Asus P/I-P55T2P4 rev. 3.11 foi a board do primeiro computador comprado por mim e que serviu para começar a aprender algumas coisas a nível de hardware informático. Um espanto de board, super estável e até agora a board que aguentou mais upgrades.

No meu caso, começou com um P1 133@166, depois um AMD K6-II-366@400, depois ainda um AMD K6-II-500 (na realidade multiplicador 6 e FSB 83) e pouco antes de a ter vendido ainda a tive a funcionar com um AMD K6-2+ 450 e com este processador era um espanto, corria DivX e reproduzia DVDs nas calmas.

O mais crítico para uma boa performance nesta mobo, é sem dúvida a disponibilidade de umas boas memórias SIMM EDO, com 60ns ou menos se possível e que aguentem bem o overclock da FSB se esse fôr o caso, mas de qualquer forma a nível da BIOS pode-se configurar o chipset para timings de memórias menos agressivos.

Pelo que me recordo de lêr, na realidade houve quem teve esta motherboard a funcionar com 512MB de RAM (4x128MB SIMM), agora a questão mais difícil concerteza será conseguir arranjar esses módulos. No meu caso funcionou com 128MB (4x32MB SIMM EDO 60ns) e o XP corria sem problemas, sendo talvez o factor crítico a performance dos discos duros que estavam limitados pelo chipset que tinha a norma ATA33. Nunca experimentei com uma controladora PCI ATA100/133 e discos mais recentes, mas concerteza que o rendimento geral seria melhor.

Não sei se sabes mas existem algumas bios beta muito úteis, nomeadamente para suporte integral dos K6-II, K6-III, K6-II+, K6-III+; discos duros com capacidade superior a 137GB, etc.

Havia uma excelente fonte de informação para esta board na página de um tal Kalle, mas estive à procura do link e já não está disponível, mas em http://spazioinwind.libero.it/andrea_gavazzi/kalle.htm
tens uma cópia do conteúdo.

Se precisares de alguma ajuda, talvez possa dar-te uma mão.
 
Última edição:
Não sei se sabes mas existem algumas bios beta muito úteis, nomeadamente para suporte integral dos K6-II, K6-III, K6-II+, K6-III+; discos duros com capacidade superior a 137GB, etc.

Sim, é essa bios que estou a usar, daí suportar discos de 137GB, o que é absolutamente impressionante para uma board tão antiga.

As memórias EDO de 64MB é que são difíceis de encontrar como o raio !!! >(

Estou a pensar comprar um AMD-K6 233, porque tive que trocar um P166 que se estragou (julgo) por um P133. Quais são os jumpers settings que tenho que usar para esse processador ? tem 3.2V core.
 
Se vais comprar um processador aconselho-te vivamente a tentares arranjar outro modelo, como um K6-II 400-500 já que estes modelos já têm o core CXT (ou algo assim), consomem menos energia e o multiplicador 2x que defines na motherboard funciona como multiplicador x6 :D

Mas ainda melhor, se conseguires encontrar seria um K6-III (dse preferencia a versão de 2.2V) ou melhor ainda um K6-II+ ou melhor ainda K6-III+. Estes últimos encontram-se normalmente em portáteis. No caso de usares algum destes processadores, uma vez que consomem mais amperes que os Pentiuns 1, é aconselhável uma ventilação adequada dos pequenos dissipadores pretos do regulador de voltagem que se encontram no canto junto ao socket7.

Relativamente às memórias, de facto é muito difícil em Portugal encontrar SIMMs EDO de 64MB e já os preços das de 32 :eek: ...

No caso de teres instalado mais de 64MB de RAM, também é aconselhável ter instalado o upgrade de memória cache, que no caso da minha board era instalado num pequeno socket preto junto ao socket7 e alterar um jumper de 256KB para 512KB.

Quanto à tua pergunta e se usares esse K6-233, ajustas a voltagem a 3.2V colocando um jumper na posição 9-10 do JP20. Para a frequência de 233MHz usas o multiplicador de 3.5x (JP11 1-2 e JP12 1-2) e a FSB de 66MHz (JP8 2-3; JP9 1-2 e JP10 2-3).

Para todas as configurações dentro dos parâmetros normais de funcionamento desta motherboard, podes consultar o respectivo manual que podes ver por exemplo em http://www.xenos.net/manuals/p55t2p4-311.pdf

Se pretenderes usar processadores superiores, usa o link que indiquei anteriormente, para ajustares em especial a voltagem.
 
Olá amigos do fórum. Eu moro no Brasil, sou Carioca, mas estou morando na cidade de Curitiba, Estado do Paraná por motivo de emprego. Tenho 43 anos. Aprendi a programar computadores PC na linguagem Clipper, mas hoje em dia exerco a atividade de manutencao. Achei este tópico de voces do google pesquisando pelo modelo da placa e estou postando aqui exclusivamente porque eu tenho essa placa da ASUS a P55T2P4 há uns 5 anos e ela nunca apresentou qualquer problema. Eu rodo um Pentium 233 MMX nela para navegar na Internet e ler meus emails, com apenas 40 Megas de memoria com o WIN 95 ainda ! Nao sou muito exigente. porem ela apresentou um problema na BIOS cuja versao é a 4.51PG. O problema é de tal magnitude que ela nao consegue mais dar boot nem pelo drive A. Me parece que o chip da BIOS pifou mesmo e estou procurando quem possa me vender ou gravar um novo chip nesta versao para eu poder continuar usando esta que para mim, enquanto durar, continua sendo a melhor placa que eu já tive até hoje. Eu nao tenho o gravador de BIOS e por isso estou com a placa encostada e estou usando, por incrivel que pareça uma placa mae 586 para poder postar isso e continuar a ler meus emails em carater mais precario ainda. Agradeceria a quem pudesse me dar uma explicacao de como conseguir essa versao de bios e grava-la.
 
Tens a certeza que o problema está na Bios? O que te leva a pensar que é da bios? No tempo em tive essa board, por sinal muito boa na minha opinião para a altura, tive dois problemas com ela. Num dos casos foi uma fonte que avariou e a board por vezes não arrancava e noutro caso a board tb não arrancava pois os Simms de memória faziam mal contacto com o socket. Já verificastes outras opções?
 
Back
Topo