Problemas com CMI8738/C3DX PCI + Creative I-Trigue 5600

AlmaMater

Power Member
Comprei há cerca de 3 dias um sistema de som 5.1 Creative I-Trigue 5600 para ligar à minha placa de som CMI 8738/C3DX PCI incluída na já velhinha Motherboard Asus A7V333.

Segundo as especificações esta placa de som suporta 6 canais e até o sistema EAX:

- HRTF-based 3D positional audio(C3DX™) for 4 / 6 CH output.
- 32-bit PCI bus master.
- Professional digital interface, supporting 24-bit SPDIF IN/OUT (44.1K and 48K)
- Comprehensive driver support: Microsoft® DirectSound™3D, EAX™, Linux™, BeOS™, etc.
- Single chip design, digital power +3.3V, analog power +5V, 128 pins QFP.
C3DX™ is the registered trademark of C-Media.

A placa sempre funcionou com apenas 2 colunas ligadas, mas ao ter comprado recentemente este sistema passei a ligar as 5 colunas e o woofer, tendo verificado que a coluna central do sistema 5.1 não funciona.
O mesmo deixa de se verificar se activar o sistema CMSS integrado neste sistema da Creative, ficando nesse caso a coluna central a funcionar perfeitamente. Contudo, este sistema, tanto quanto consigo perceber, transforma e processa entradas 2.0 em 5.1 (aplicada normalmente a equipamentos externos em geral como placas de tv, televisores, consolas, etc).
No caso da ligação directa da placa onboard ao sistema de som, esta tecnologia não tem, em meu entender, aplicação pois a placa devería por si fazer esse trabalho.
No entanto, se desactivar o sistema volto a ficar sem a coluna central.

Dadas as cirunstâncias gostava de saber se alguém já teve uma experiência semelhante e me possa dar uma , pois não me apetece muito gastar dinheiro numa placa da Creative para saber se o problema esta na placa onboard.

Obrigado pelo tempo dispensado,
 
Back
Topo