Problemas com o samba

CrioStage

Membro
Boas,

Como ando sempre a viajar, na altura (ah coisa de quase 1 ano e meio) montei das pecas k tinha 1 PC, com a finalidade de ser servidor de download de Torrents (download controlado com um frontend web em php), na altura meto o winxp, mas como tava smp com problemas a nivel de ficheiros que ficavam corruptos (inclusive ficheiros do apache ..) decidi mudar para linux. A distro que estou a usar já a alguns meses e o ubunto server (nao e k seja mto diferente da versao desktop mas ok ..).

Neste momento tenho 1 sevidor de Web com Apache2/PHP5 e um servidor de samba. O problema e o seguinte qdo passo ficheiros de ubuntu>windows xp tudo bem mas ( e confesso que e por questão de prequiça ) quando copio ficheiros de uma partilha para a outra (sempre em desktop windows) o PC a nivel de rede fica muito lento e o servidor de samba deixa de responder, para terem 1 ideia a ligar por SSH demora serca de 30s em lan (quase tou 1 pontape no pc) para escrever 1 letra mais 30s ...

Alguem pode me dar 1 pista para a resolução deste problema?
 
Tenho o cable modem que liga a um router linksys que apartir dai faz a distribuição da net/firewall/DHCP/redireccionamento (ex http).o servidor samba está "aberto" ainda nao tive muita paciencia para ler como por aquilo com password (mas tambem nao deve ser dificil). a maquina em Linux tem IP fixo e as windows IP dinamico.
 
sim apesar de o ip da maquina em Nix não estar no range do DCHP do router está na mm rede. como não sabia as infos de cor, qdo a instalei deixei estar em automatic para obter o IP do router, copiei as infos (gate way netmask etc ..) e dps disso meti em IP fixo, e como já referi de fora do range to DHCP

IP de um pc com dhpc - 10.168.0.100, o range vai de por exemplo ate ... 10.168.0.150, maquina com unix 10.168.0.151
 
ja viste se n tens erros na placa de rede? isso comeca a cheirar-me a avaria

faz: ethtool eth0 (se for esta claro :))
e ifconfig eth0 (same xit)

E paste aki o restultado
 
ethtool
Código:
Settings for eth0:
        Supported ports: [ TP MII ]
        Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
        Supports auto-negotiation: Yes
        Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
        Advertised auto-negotiation: Yes
        Speed: 100Mb/s
        Duplex: Full
        Port: MII
        PHYAD: 1
        Transceiver: internal
        Auto-negotiation: on
        Supports Wake-on: pumbg
        Wake-on: d
        Current message level: 0x00000001 (1)
        Link detected: yes


IfConfig

Código:
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:0C:6E:FF:A3:38
          inet addr:192.168.1.10  Bcast:192.168.1.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: fe80::20c:6eff:feff:a338/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:24442384 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:22455008 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1408925356 (1.3 GiB)  TX bytes:4049727710 (3.7 GiB)
          Interrupt:177 Base address:0xa800
 
tipo tinhas feito reboot á pouco tempo?
o cpu sobe mto qd tas a fazer copia de ficheiros (top)?

é que se nenhum dos dois for... então digo-te q tens mesmo um problema estranho... tenta trocando a placa de rede ou experimenta fazer um upgrade ao kernel.
 
Bem sim apos este problema ter aparecido eu tive de fazer reboot ah maquina porque ficava com 30s de delay em LAN .. e se voltar a fazer mesma operação (copiar entre shares de samba) ya acontece outra vez. neste momento o pc ta apenas a fazer 1 download, e ta com estes "status"

Código:
11:44:44 up 7 days, 20:44,  1 user,  load average: 0.00, 0.00, 0.00
eu realmente nunca tinha me acontecido isto (apesar da experiencia com linux nao ser a mais extensa ....) mas vou tentar meter 1 placa que praki tenho, e reparar nesse aspecto do CPU, mas agora so quando xegar a casa hehe. obrigado pela ajuda =)
 
Back
Topo