Problemas com Sony KDL 40W4500 * Updated Video *

Paulo Trindade

Power Member
Saudações a todos

Queria o vosso parecer relativamente a alguns problemas que tenho presenciado na minha Sony 40W4500. Se algum leitor me souber elucidar quais os motivos ou possíveis explicações eu agradecia.
Também, se algum dos membros do fórum tiver uma TV semelhante e poder verificar se alguma coisa destas também lhe acontece, era óptimo.

Com a TV em modo de poupança de energia, em qualquer ligação ou input, existe uma cintilação na imagem. Descrevo esta cintilação como se o brilho piscasse, à semelhança de uma lâmpada fluorescente intermitente. Se mantiver a retro-iluminação acima de 1 e brilho acima aí de uns 20 torna-se imperceptível. Afinal não - na filmagem verifica-se que pode parar por uns instantes, mas lentamente começa a aumentar a cintilação.
O modo de poupança de energia torna-o mais evidente, e a redução do brilho ao mínimo parece ter alguma relação.

Por vezes demora a manifestar-se, e só começa a fazer depois da TV estar algum tempo ligada.
O sensor de luz está desligado, o contraste dinâmico e o motion-flow também.

*Updated* Video

Nota: A cintilação que se percepciona não é tão manifesta como se vê no video, pois a câmara detecta com mais exactidão as alterações daquela instabilidade no ecrã. De qualquer forma, a exposição prolongada à cintilação é propícia a dores de cabeça.


Tendo pelo menos dois aparelhos por HDMI, ocasionalmente ao mudar a "source/input", por exemplo mudando entre a PS3 e o PC, a TV não exibe o sinal, e simplesmente fica preta como se não tivesse nenhum aparelho ligado no conector HDMI respectivo. Seguidamente mudo novamente, e quando regresso ela já volta a reconhecer e a mostrar a imagem. Testei alternando sucessivamente de input umas 10 vezes, e isto aconteceu umas 2 vezes.


Se ligar o PC pelo cabo VGA, os ícones e as letras (provavelmente tudo o que estiver no ecrã) ficam com um "fantasma", uma reprodução parcialmente duplicada do lado direito do ícone.

ghostb.jpg



Os meus agradecimento desde já pelas opiniões

Edit:

Estive a fazer uns novos testes.

Troquei o cabo VGA por um novinho, e não alterou nada. Aumentando o "sharpness" fica pior ainda, evidenciando aquela "tendência" para a direita.

ghost2.jpg



Estive a trabalhar com a televisão durante um pouco, por VGA e HDMI, e a cintilação permanece visível mesmo que aumente ou diminua a retro-iluminação. Fiz um video numa máquina digital, que apanha claramente esse piscar contínuo, até mais flagrante do que eu consigo observar.
Por vezes durante uns segundos, ao mudar alguma definição ou a mudar de input pára, mas começa depois gradualmente a aumentar.


*Updated - link para video inserido*
 
Última edição:
Visto que ninguém se manifesta, e continuando a minha investigação, relativamente à cintilação achei o seguinte video, de um holandês com o mesmo problema numa 46W4500. Nos comentários um alemão também referiu que a dele faz o mesmo.

Segundo informação nalguns fóruns isto será problema da lâmpadas CCFL e do "power inverter".
 
Os icones esborratados poderá ser por não teres o pixel mapping a 1:1.
Já vi alguns relatos de cintilação de lcds de várias marcas e eram em tudo semelhantes ao problema do teu, mas isto em modelos que sairam há mais dum ano. Acciona a garantia, isso não devia acontecer.
 
Não sei se ajuda, mas eu comprei uma KDL-32L4000E este fds e os tais fantasmas também aparecem com o "sharpness" no máximo. Por defeito vinha no 5, agora está no 15 e não mostra. Só mesmo perto do máximo. Isto ligado à Powerbox da Zon por Scart.

Quanto ao cintilar, não há na minha.

cumps
 
Inspecter: Eu reparei que com o sharpness no máximo existe uma acentuação e uma "expansão" do fantasma do icon, tanto para a direita como para a esquerda. No meu porém, para a direita há sempre fantasma, mesmo com o "sharpness" no mínimo. A primeira foto é com o sharpness no mínimo.

Taz: E isto é normal? A imagem não deveria ser "underscanned"/"re-scaled" correctamente?

Hmmm...não me parece até que seja problema de escala da imagem. Se fosse da escala não seria lógico que todas as arestas aparececem mais grossas, e seriam igualmente aumentadas tanto à esquerda como à direita?
No caso de um ponto como por exemplo na primeira imagem, a TV acaba por exibir um segundo ponto, integralmente, para a direita, o que me dá ideia de que ela não está a "ajustar" a aresta.

Acabei de verificar na primeira imagem, que dentro da letra "O" também se nota o fantasma. Isso significa que há duas imagem sobrepostas. Dentro da letra "O", o espaço imediatamente ao lado da aresta da letra está, e correctamente, preto.

Já accionei a garantia, há 3 meses, sensivelmente, mas a TV voltou na mesma.
 
Pensei que fosse problema do cabo, mas eu testei com dois, um deles novo. Pelo menos com monitores nenhum destes cabos me fez isto. Também tive o cuidado de afastar o cabo analógico de cabos de electricidade ou colunas de som (por causa do magnetismo).
 
Qual a resolução que o televisor suporta por VGA? São os 1080p ou é menos? Se for menos, está a fazer upscale à imagem, é normal que não seja perfeito pixel a pixel.
 
Está a fazer upscale. Por VGA a resolução máxima é 1366x768. Não esperava que fosse perfeito... mas duas imagens "sobrepostas" parece-me fora desse contexto, pois o problema não é o upscale das imagens, é uma reprodução duplicada, isto é, acho eu... nunca ouvi falar que um upscale produzisse duas imagens...

Era mais lógico que fosse problema do cabo...
 
Penso que o upscale do sinal vga seja parte do problema e outra parte sejam as opções de processamento de imagem. O sinal vga é limpo e não devia precisar de ajustes por aí além, só te resta, se possivel, usar um cabo dvi\hdmi e meter isso a 1:1. Se continuar com os icones e letras borradas, o lcd tem algum problema.
Voltando à cintilação, só mesmo naquela... consegues subir o refresh rate?
 
Não sei se será adequado dizer que os ícones estão borrados. Eles estão definidos, mas têm é um fantasma por baixo / direita. Já coloquei a imagem por DVI-HDMI, mas pelo menos a cintilação permanece em qualquer input.

O refresh rate está a 60hz, e tanto com o PC como com a PS3 não dá para subir mais que isso.
 
Bom, se calhar não é defeito, é feitio. Continuo a achar que não devia acontecer, o meu defunto crt e o meu actual plasma, mesmo ligados com rca não fazem isso.
 
Problema Sony 40W4000

Viva,

Por acaso tenho um (possível) problema com a minha sony, q tem cerca de 2 meses.

Nunca mexi nas settings de imagem (se alguém quiser dar conselhos de settings são bem vindos).. mas tenho o seguinte problema: em imagens com pouca luz, de noite/com sombras, a imagem começa a escurecer e a clarear durante alguns segundos... nota-se principalmente em cenas com as caras perto e fundo escuro, nota-se nas caras a tonalidade a mudar, na cor da pele... é algo irritante!

Será mesmo um problema? Ou com umas mexidas nas settings pode ficar resolvido? Não sei se é semelhante ao relatado até agora... em relação ao PC, ainda não o liguei nenhuma vez até agora..

Obrigado
 
Viva,

Por acaso tenho um (possível) problema com a minha sony, q tem cerca de 2 meses.

Nunca mexi nas settings de imagem (se alguém quiser dar conselhos de settings são bem vindos).. mas tenho o seguinte problema: em imagens com pouca luz, de noite/com sombras, a imagem começa a escurecer e a clarear durante alguns segundos... nota-se principalmente em cenas com as caras perto e fundo escuro, nota-se nas caras a tonalidade a mudar, na cor da pele... é algo irritante!

Será mesmo um problema? Ou com umas mexidas nas settings pode ficar resolvido? Não sei se é semelhante ao relatado até agora... em relação ao PC, ainda não o liguei nenhuma vez até agora..

Obrigado

É capaz de ser o contraste dinâmico a funcionar. Já vi um relato semelhante ao teu não sei onde, e o problema ficou resolvido desligando o contraste dinâmico nos settings. Ao que sei, a implementação desta característica na Sony não está lá muito bem conseguida. Dado que o painel é bom, em princípio não perdes nada por ter o contraste dinâmico desligado.
 
Não está bem conseguido nem na Sony nem em nenhum outro fabricante. É algo implementado nas televisões com o único propósito de as fazer parecer melhores nas lojas.
 
Não está bem conseguido nem na Sony nem em nenhum outro fabricante. É algo implementado nas televisões com o único propósito de as fazer parecer melhores nas lojas.


A Philips e a Samsung são ambas muito satisfatórias neste campo. Não se nota nenhum "glare" na imagem, nem mesmo nas transições de cenas escuras para claras ou vice-versa. Aliás, nas Philips série 5 acho até que melhora a imagem, porque contribui para disfarçar melhor os seus pretos, que são nativamente relativamente claros.
Obviamente que se a TV tiver um bom contraste por si pŕopria, não faz sentido estar a juntar-lhe mais processamento digital.
Não deixa de ser curioso que se ligue tanto ao contraste dinâmico nas specs das tvs, para depois ser preferível tê-lo sempre desligado! (ok, eu sei que uma e outra não são bem a mesma coisa).
 
Última edição:
A Philips e a Samsung são ambas muito satisfatórias neste campo. Não se nota nenhum "glare" na imagem, nem mesmo nas transições de cenas escuras para claras ou vice-versa. Aliás, nas Philips série 5 acho até que melhora a imagem, porque contribui para disfarçar melhor os seus pretos, que são nativamente relativamente claros.

Não melhora os pretos, apenas os torna diferentes. Se ficam mais pretos = bye bye shadow detail, se ficam mais claros = white crush.
Os pretos de uma tv são o que são. Não há volta a dar a isso.
 
Última edição:
Back
Topo