Problemas Técnicos Problemas de internet, ajuda para setup com tp-link antigo (vodafone)

Boas pessoal,

Tenho um "pequeno" problema com a organização da minha rede de internet da vodafone em casa e gostaria de saber a opinião de algumas pessoas, porque sozinho e já com bastante pesquisa não consigo meter um ponto final nisto.

Tenho um router da vodafone (com velocidades de 500/100) na sala da minha casa e tenho uma VBoxPro 4K na cozinha, como o sinal que chega à zona da box é demasiado fraco tenho um cabo de rede que vem direto do router para a box mas como nesta zona o sinal de internet é mesmo demasiado fraco eu gostava de o expandir através desse cabo de rede que é ligado à box.

O que é que eu já tentei?

Já liguei um switch que recebia esse cabo de rede com uma saída para um router tp-link tl wa801nd (já tem alguns anos, talvez 10) e outra saída para a box da vodafone, daí criei um ponto de acesso no tp-link e tudo funcionava perfeitamente com bom sinal e boa velocidade de internet.
Acontece que com este setup ao ligar a box da vodafone a net do ponto acesso ficava completamente inacessível (o sinal simplesmente desaparecia ou quando tinha pouco a velocidade era demasiado baixa), não consigo perceber porquê que isto acontecia mas quando desligava a box tudo voltava ao normal.

O que é me podem aconselhar?

Neste momento retirei o switch porque estava a ocupar espaço e apenas tenho o tp-link como repetidor, vai dar exatamente a mesma coisa (ou até pior) mas agora tenho o mesmo nome da rede do router (o que eu acho que não é uma boa prática porque baralha os dispositivos a fazer a ligação e às vezes nem consigo fazer ligação com a rede).

Se alguém conseguir ajudar ou dar uma opinião agradeço imenso, já pesquisei em forums e isto redireciona sempre para contacto telefónico com a operadora coisa que não tenho paciência.
 
@Pedro82 isto sem o switch? o ideal era não ter o switch na zona, penso que a box apenas faz ligação com redes 5G. IGMP v3 por ter multicast correto? Gostava de saber se alguém já teve algum problema assim para ter a certeza sobre o que posso fazer
 
Aconselhas algum? Se conseguir substituir aquele tp-link por um router que tenha esse protocolo o problema já fica resolvido.
Eu acho que sim, mas também não sou especialista [emoji1]
Desculpa, não te consigo ajudar a escolher, mas os Tplink costumam ter uma boa relação preço/qualidade.
A ver se mais alguém pode ajudar ou então tenta ir ao tópico das redes Mesh ou outro sobre routers.
 
Estive agora a pesquisar entre os modelos da TP-LINK AX23 e os sistemas mesh, se alguém souber qual seria a melhor escolha para esta situação agradecia
 
Back
Topo