jorge.antunes
Power Member
Como os tópicos existentes estão enormes e cobrem diversos temas, achei pertinente abrir este tópico apenas e só para falar dos problemas do software 2.0 da box da Vodafone.
Aqui vai uma lista dos principais problemas existentes que detetei, com explicação e possível resolução:
- Não aparecem menus (configuração, gravações, etc) - este não é um problema da box mas sim dos servidores da Vodafone. De pouco vale ligar para lá para resolverem o problema porque vão vos dizer que diversos clientes já se queixaram do mesmo e estão a tentar resolver. Não há nada que possa fazer do seu lado para resolver o problema. Esta situação costuma desaparecer em menos de 15 minutos mas já houve pelo menos duas alturas em que demorou horas a resolver.
Solução: enquanto o problema não é resolvido pode usar o canal 302 para ver as gravações embora com um interface muito rudimentar.
- Lista de gravações desatualizada - este irritante bug origina que as gravações em curso demorem muito tempo a aparecer e, por outro lado, apareçam ainda na lista gravações que já foram apagadas.
Solução: o problema pode ser contornado usando o separador "últimas gravações" que costuma estar atualizado em vez do "Todas" que abre por norma.
- Gravações com duração errada (30 minutos) - por vezes algo se passa e a duração das gravações aparece como sendo de 30 minutos, mesmo que a gravação demore horas.
Solução: desligar e ligar a box da corrente.
- Sem gravações manuais - segundo o fórum oficial da Vodafone esta é uma limitação do atual software e não está previsto ser resolvido. Ou seja, se o Guia TV do canal não estiver correto ou não existir (frequente em certos canais), não existe forma de agendar uma gravação ou de ver o programa nas gravações automáticas. Se não quiser perder um programa nestas condições, retire a poeira do gravador de DVD!
- Apagar uma gravação demora imenso tempo - outro problema do novo software, aparentemente o servidor da Vodafone tem de ser notificado sempre que apaga uma gravação no seu disco (!!!). Não está prevista a resolução.
- Em vez de texto nos menus, aparecem quadrados coloridos - este é um problema relativamente raro mas que torna os textos do interface completamente ilegíveis.
Solução: o problema costuma resolver-se por si mas se for impaciente desligue e volte a ligar a box da corrente.
- Gravações aparecem duplicadas - quando uma gravação é interrompida e retomada - por exemplo quando falha a corrente ou tem de desligar a box - por vezes aparece a mesma gravação em duplicado o que faz com que só se consiga ver uma das partes da gravação.
Solução: caso não apareça tudo bem na opção "últimas gravações", desligar e ligar a box da corrente.
- Séries repetidas - no separador "Séries" das gravações aparecem nomes de séries repetidas e por vezes aparecem séries que já acabaram mas que não é possível apagar. Não existe solução.
- "Devido a alterações de última hora..." - imagine que chega a casa e está a dar um programa que gostaria de gravar. Ao carregar na tecla de gravação aparece a mensagem críptica "Devido a alterações de última hora não é possível gravar este programa". A box faz birra e não grava programas que não são emitidos a horas, ora toma que é aprenderes!
Solução: a menos que seja um dos (poucos) canais com Gravação Automática, peça a alguém com Meo, Nos ou Cabovisão o favor de gravar o programa por si
- "Já está agendada uma gravação..." - apesar das melhorias, a gravação de séries ainda tem debilidades. Uma das mais irritantes é nem sempre aparecerem todos os programas agendados para gravação (círculos vermelhos) no Guia TV. Isto leva a que o cliente pressione outra vez na tecla de gravação e aparece a mensagem "Já está agendada uma gravação para este programa". Durante os primeiros tempos deste software isto significava que - ao contrário do que dizia a mensagem de erro - o programa não iria ser gravado mas poderia ser feita gravação manual. Neste momento essa capacidade desapareceu mas felizmente parece que a gravação é mesmo efetuada (apesar da falha de sinalização).
Solução: não ligue, é trafulhice do software, o programa vai mesmo ser gravado.
- "Falha ao apresentar página" - em certas situações aparece esta mensagem de erro nos menus sendo mais frequente na listagem de gravações.
Solução: tentar outra vez. Se não der, tente outra vez
- "Não é possível apagar a gravação porque está a ser vista noutro equipamento" - quando se tenta apagar uma gravação aparece esta mensagem.
Solução: desligar da corrente e ligar de novo.
-------
PS: Lista atualizada no dia 6 com a ajuda do OXINARF.
Aqui vai uma lista dos principais problemas existentes que detetei, com explicação e possível resolução:
- Não aparecem menus (configuração, gravações, etc) - este não é um problema da box mas sim dos servidores da Vodafone. De pouco vale ligar para lá para resolverem o problema porque vão vos dizer que diversos clientes já se queixaram do mesmo e estão a tentar resolver. Não há nada que possa fazer do seu lado para resolver o problema. Esta situação costuma desaparecer em menos de 15 minutos mas já houve pelo menos duas alturas em que demorou horas a resolver.
Solução: enquanto o problema não é resolvido pode usar o canal 302 para ver as gravações embora com um interface muito rudimentar.
- Lista de gravações desatualizada - este irritante bug origina que as gravações em curso demorem muito tempo a aparecer e, por outro lado, apareçam ainda na lista gravações que já foram apagadas.
Solução: o problema pode ser contornado usando o separador "últimas gravações" que costuma estar atualizado em vez do "Todas" que abre por norma.
- Gravações com duração errada (30 minutos) - por vezes algo se passa e a duração das gravações aparece como sendo de 30 minutos, mesmo que a gravação demore horas.
Solução: desligar e ligar a box da corrente.
- Sem gravações manuais - segundo o fórum oficial da Vodafone esta é uma limitação do atual software e não está previsto ser resolvido. Ou seja, se o Guia TV do canal não estiver correto ou não existir (frequente em certos canais), não existe forma de agendar uma gravação ou de ver o programa nas gravações automáticas. Se não quiser perder um programa nestas condições, retire a poeira do gravador de DVD!
- Apagar uma gravação demora imenso tempo - outro problema do novo software, aparentemente o servidor da Vodafone tem de ser notificado sempre que apaga uma gravação no seu disco (!!!). Não está prevista a resolução.
- Em vez de texto nos menus, aparecem quadrados coloridos - este é um problema relativamente raro mas que torna os textos do interface completamente ilegíveis.
Solução: o problema costuma resolver-se por si mas se for impaciente desligue e volte a ligar a box da corrente.
- Gravações aparecem duplicadas - quando uma gravação é interrompida e retomada - por exemplo quando falha a corrente ou tem de desligar a box - por vezes aparece a mesma gravação em duplicado o que faz com que só se consiga ver uma das partes da gravação.
Solução: caso não apareça tudo bem na opção "últimas gravações", desligar e ligar a box da corrente.
- Séries repetidas - no separador "Séries" das gravações aparecem nomes de séries repetidas e por vezes aparecem séries que já acabaram mas que não é possível apagar. Não existe solução.
- "Devido a alterações de última hora..." - imagine que chega a casa e está a dar um programa que gostaria de gravar. Ao carregar na tecla de gravação aparece a mensagem críptica "Devido a alterações de última hora não é possível gravar este programa". A box faz birra e não grava programas que não são emitidos a horas, ora toma que é aprenderes!
Solução: a menos que seja um dos (poucos) canais com Gravação Automática, peça a alguém com Meo, Nos ou Cabovisão o favor de gravar o programa por si
- "Já está agendada uma gravação..." - apesar das melhorias, a gravação de séries ainda tem debilidades. Uma das mais irritantes é nem sempre aparecerem todos os programas agendados para gravação (círculos vermelhos) no Guia TV. Isto leva a que o cliente pressione outra vez na tecla de gravação e aparece a mensagem "Já está agendada uma gravação para este programa". Durante os primeiros tempos deste software isto significava que - ao contrário do que dizia a mensagem de erro - o programa não iria ser gravado mas poderia ser feita gravação manual. Neste momento essa capacidade desapareceu mas felizmente parece que a gravação é mesmo efetuada (apesar da falha de sinalização).
Solução: não ligue, é trafulhice do software, o programa vai mesmo ser gravado.
- "Falha ao apresentar página" - em certas situações aparece esta mensagem de erro nos menus sendo mais frequente na listagem de gravações.
Solução: tentar outra vez. Se não der, tente outra vez
- "Não é possível apagar a gravação porque está a ser vista noutro equipamento" - quando se tenta apagar uma gravação aparece esta mensagem.
Solução: desligar da corrente e ligar de novo.
-------
PS: Lista atualizada no dia 6 com a ajuda do OXINARF.
Última edição: