Problemas em configurar rede

Skazi1985

Power Member
Ola a todos, eu sou estudante e vivo numa casa de estudantes com mais três amigos. Recentemente compramos um Router Wireless da Lynksys para partilharmos a ligação à internet e também para podermos criar uma rede para partilha de ficheiros. A primeira tarefa do router muito bem, tá a ser cumprida na perfeição, quanto à rede e que já é outra história, apesar de nós configurarmos a rede nos nossos pcs como deve ser, nunca conseguimos obter acesso uns ao pc dos outros. Não é possivel configurar uma LAN por wireless, tem que ser obrigatóriamente por cabo? Se puderem postar algum tutorial ou explicar mais ou menos como fazer agradecia imenso.

Cumprimentos...
 
Última edição:
boas

se bem percebo vocês conseguem ter rede apenas por cabo.
para configurar a wireless apenas é necessário activar o dhcp server (para obter ip automáticamente) ou configurar cada pc manualmente (usar mesma gama de ip. ex: 192.168.1.x. sendo x um valor diferente para cada máquina.

depois de ter a wireless configurada, para partilhar ficheiros é preciso ainda configurar a firewall para tal (normalmente deve estar bloqueado).
Se isso estiver feito correctamente a partilha de ficheiros e internet tem de funcionar.

boa sorte.
 
Sim, a gente já tem o servidor DHCP activado, tanto é que ele já atribui endereços automaticamente, e quanto a firewall ja tentamos desliga-la por completo até. Na opção de activar o servidor DHCP tem depois mais algumas opções que não sabemos configurar, será que o problema e dai?

dhcp.JPG


Se sim, como configuro?

edit: Mais uma coisa, se nos configuramos ips fixos nos pcs, não so continuamos sem rede como também ficamos sem net, será normal?
 
Última edição:
Muda o numero de utilizadores do DHCP para 3.
Cada PC deverá ter uma ligação de rede chamado "Local Area Connection", configura cada pc com um ip da camada do router:

pc 1 : Pc com o Router já ta configurado. 192.168.1.100
pc 2 : 192.168.1.101
pc 3 : 192.168.1.102
pc 4 : 192.168.1.103

Dentro das ligações de cada 1, no default gateway por 192.168.1.100.
E voilá!

....
 
boas

Ao configurar o ip manualmente também é necessário configurar o gateway e servidor dns (ambos com o ip do router), por isso é normal não terem net sem isso configurado.
Deixem estar o dhcp ligado que é mais facil.
No router acho que não é preciso mais nenhuma configuração (que me lembre pelo menos).

Em relação a firewall eu não percebi se estavas a referir -te à do router ou pcs (a do router deve estar ligada e as dos pcs configuradas para para dar acesso aos restantes pcs ou desligadas)

Quanto a rede local tentaram aceder por, ip, nome, ou através do os meus locais na rede?

partindo do principio que o dhcp está activado e as firewall desligadas ou configuradas para dar acesso, tentem aceder a um pc da rede por ip (na barra de endereços escrevem "\\ip)
verifiquem também o grupo de trabalho (deve ser o mesmo) propriedades do meu computador -> nome do computador

Tentem também fazer um ping a um dos pcs (linha de comandos -> ping ip )

espero ter ajudado (se mesmo assim não der diz qualquer coisa)

fica bem
 
_Kosta_ disse:
Muda o numero de utilizadores do DHCP para 3.
Cada PC deverá ter uma ligação de rede chamado "Local Area Connection", configura cada pc com um ip da camada do router:

pc 1 : Pc com o Router já ta configurado. 192.168.1.100
pc 2 : 192.168.1.101
pc 3 : 192.168.1.102
pc 4 : 192.168.1.103

Dentro das ligações de cada 1, no default gateway por 192.168.1.100.
E voilá!

....
Não deu, ao configurar ip manual ficamos ja sem net e não percebi muito bem essa cena do pc com o router... o router tá ligado só ao modem, será disso que a rede nao funca?

edit: tinha-me esquecido de introduzir o endereço do DNS. Agora a net já funca mas a rede continua sem funcar...
 
Última edição:
vitor_daniel disse:
boas

Ao configurar o ip manualmente também é necessário configurar o gateway e servidor dns (ambos com o ip do router), por isso é normal não terem net sem isso configurado.
Deixem estar o dhcp ligado que é mais facil.
No router acho que não é preciso mais nenhuma configuração (que me lembre pelo menos).

Em relação a firewall eu não percebi se estavas a referir -te à do router ou pcs (a do router deve estar ligada e as dos pcs configuradas para para dar acesso aos restantes pcs ou desligadas)

Quanto a rede local tentaram aceder por, ip, nome, ou através do os meus locais na rede?

partindo do principio que o dhcp está activado e as firewall desligadas ou configuradas para dar acesso, tentem aceder a um pc da rede por ip (na barra de endereços escrevem "\\ip)
verifiquem também o grupo de trabalho (deve ser o mesmo) propriedades do meu computador -> nome do computador

Tentem também fazer um ping a um dos pcs (linha de comandos -> ping ip )

espero ter ajudado (se mesmo assim não der diz qualquer coisa)

fica bem

Quanto à firewall tava a falar da do windows, a do router ta sempre ligada. Quanto ao ip ja tentamos das duas maneiras mais apropriadas, por ip (com o tal "\\192.16...") e por nome de computador ("\\xxxxx"). De nenhuma das maneiras funcionou... Ping tambem nepia...
 
isto está dificil >(

eu também tenho um linksys wag54gv2 e não tive problemas desse tipo. (quero dizer tinha porque tá em rma :'( ).
Qual é o modelo do teu router e versão de firmware?
 
mete ai um Print Screen da area do router... deverá ser o 192.168.1.100.
corres o browser metes http://192.168.1.100
Se for como o meu deverás ter varias areas de configuraçoes
Por sua vez deve haver algures por ai uma cena chamada PPoE, onde vais por o login do ISP (Clix,Cabo,etc). Vais ter de por os DNS deles.
Ligar o DHCP para criar uma range de ip´s.
Dps é fazer aquilo q te disse no outro post...
Acho estranho nao dar
O firewall do windows desligada em todos?

exprimenta pingar o gateway em todas as maquinas a ver se pinga
 
A net ja funca com ips fixos, quanto a essa cena do PPoE, não está a ser utilizado pq nos temos cabovisao, nao tem username nem password, lá aparece "Automatic Configuration - DHCP". O que não funca e a rede, nem com ips dinamicos nem fixos. Quanto ao ping ao router funca na perfeição de qualquer dos pcs... Isto tudo parece-me no minimo estranho...
 
Decidi fazer um upgrade de firmware e deparei-me com uma situação estranha. Como me tive que ligar por cabo para fazer o upgrade, depois de efectuar o mesmo lembrei-me de tentar ligar a um dos pcs ligados por wireless e consegui, consegui efectuar a ligação a todos os pcs com wireless a partir do pc ligado por cabo. Logo em seguida, fui a um dos pcs ligados por wireless e nao so nao conseguia ligar a nenhum dos outros ligados tambem por wireless como tambem nao conseguia ligar ao pc ligado por cabo... Será alguma cfg no router que nao aceita os pedidos feitos pelas placas wireless?
 
Bem, finalmente consegui. :x2:




Fiz um load factory defaults no software do router e configurei tudo de novo. Em seguida tentei e já deu. Deve ter sido alguma opção que alguem activou sem saber o que era e que estava a bloquear a rede por wireless...

Obrigado a todos pela ajuda. Cumps
 
Back
Topo