Problemas no boot

cbr

Membro
Olá malta!

Tenho um Macbook Air da primeira geração, com o Leopard instalado.

Até há pouco tempo atrás, nunca tive problema nenhum com o arranque e o shutdown do computador.
Em poucos segundos estava operacional, e em poucos segundos desligava.

Há uns tempos instalei uma pen da Vodafone, que me baralhou completamente o pc. Eu não conseguia fazer nada, pois estava sempre a bloquer.
Solução: formatei-o.
Ficou novamente impecável.
Depois de instalar tudo (o básico, mais umas aplicações extra), comecei a ter problemas no boot.

Estou numa fase em que o pc demora mais de 15 minutos a iniciar!!!!!
Enquanto que o shut down está perfeito.

Acho que não tenho nenhuma aplicação a iniciar quando inicio o computador.
Tinha uma aplicação de fotos que já apaguei, e as únicas que tenho instaladas são o utorrent, VLC, Skype e Paint.

Não me parece que seja por causa disto que demore tanto tempo a iniciar, até porque sempre as tive instaladas e nunca tive problema nenhum!

Podem dar-me dicas para tentar solucionar o meu problema, sff?

Já alguém teve o mesmo problema??

Obrigada!
 
jOUz3: Fiz isso, e apenas tinha lá o itunes helper seleccionado.


O-Observador: Fiz reparar o disco, e também reparar a network, que estava com um ponto de interrogação em cima!


De qualquer modo, nada resultou!

:(
 
guruhuru: Não. Tenho apenas o snowleopard.

snamer : Não percebo muito disto, mas parece-me que não deve ser isso, pois o pc arranja (passado imenso tempo) e depois tem um comportamento normal. Se o disco tivesse dado o berro, provavelmente não arrancaria e eu nem poderia aceder ao SO, dados, etc, não?
 
não te consigo ajudar entao, costumo ter o mesmo problema (problemas graves de boot) mas apenas pq passado umas semanas de trocar de windows para osx e vice-versa o osx ganha problemas no arranque (boot permissions) e só resolvo isso com format e instalacao de backup time machine.

para o teu caso só fazendo repair no disk utility, se isso nao ajuda procura pelo google por casos semelhantes. talvez seja causado por drivers de algum programa (da vodafone pr ex.) há uma maneira de arrancares o osx em modo "segurança", experimenta fazer isso e testa se o problema persiste
 
guruhuru: Não. Tenho apenas o snowleopard.

snamer : Não percebo muito disto, mas parece-me que não deve ser isso, pois o pc arranja (passado imenso tempo) e depois tem um comportamento normal. Se o disco tivesse dado o berro, provavelmente não arrancaria e eu nem poderia aceder ao SO, dados, etc, não?

Se o disco tiver para dar o berro é normal que ele fique muito lento tenta fazer uma analise ao disco, pois se calhar tem bad sectores na parte de iniciaçao
 
Descobri que no disk utility tenho estas mensagens de erro:



picture2wq.png

Shot at 2012-05-23

picture1lub.png

Shot at 2012-05-23

picture3si.png




Alguém me sabe dizer o que quer isto dizer?

Pelo que andei a ler, dizem para fazer um restore ao disco. No entanto, como pode ser pelas imagens, ao disco não consigo fazer isso. Se colocar uma pen (ultima imagem), já tenho essa opção.
Aquilo que estou a pensar fazer, é formatar novamente o disco e depois verificar se está bom.
No entanto, ainda o fiz há pouquissimo tempo, não instalei nada de especial e já está assim....

Por favor, não me venham dizer que estou lixada com um "F", sim? :sad:
 
Última edição:
Sim, já tinha percebido isso!
E agora? Qual a solução? É apenas comprar um disco novo?

O meu disco é deste tipo: 120 GB 4200-rpm 1.8-inch SATA HDD or 128 GB SSD

Onde é que posso comprar discos equivalentes sem ser da Apple?
 
A informação que estás a dar são dois discos.. um S-ATA e outro SSD (são coisas diferentes), tenta saber qual o teu:
Consegues ir as informaçoes do sistema?

"Maçã" (canto superior esquerdo) > About This Mac > More Info... > Hardware/Serial-ATA

Encontras ai algum nome "quase-chinês" que te pareça ser o do teu disco? Por exemplo o meu Seagate 320Gb 7200-rpm, aparece neste campo como: ST9320423ASG (onde o SG penso que significa Seagate)

Escreve aqui e deves perceber qual o teu disco rígido..


edit:

reparei que tens um 1.8" SAMSUNG (HS12UHE) 4200-RPM 120GB.

Caso queiras manter o mesmo género de disco, compras um idêntico (com as especificações de acima) ou então escolhes um outro qualquer.. que eu saiba não existem limites, desde que seja um disco rígido para portatéis macbook air (formato 1.8").

Já agora, copiaste tudo o que tens como precaução? é mandatório que o faças agr.
 
Última edição:
Sim, tenho um SATA 1.8" SAMSUNG (HS12UHE) 4200-RPM 120GB.

Já fiz backup, e amanhã vou à Apple pedir orçamento.
De qualquer modo já encontrei no ebay um disco muito mais barato da Samsung!

Vamos ver o que decido!
 
Back
Topo