1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processamento de imagem

Discussão em 'Programação' iniciada por Yumon, 8 de Janeiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1435)

  1. Yumon

    Yumon Power Member

    Alguém me sabe dizer qual o método e linguagem de programação para fazer processamento de imagem, por exemplo estou com a webcam ligada e o software identifica caras, quadrados, círculos, tonalidades de cor etc...
    Já tive a dar uma volta no forum e no google mas não sei por que palavras (keywords) vou de procurar...

    Agradeço links e algumas palavras chave....
    Obrigado:P!
     
  2. Granadafeup

    Granadafeup Power Member

    Qualquer linguagem com acesso aos dados que a tua webcam debite, pode ser utilizada para realizar software de reconhecimento de padrões. Obviamente cada uma delas trás as suas vantagens e desvantagens.

    Para mais informação procura por "Face Detection" "pattern recognition" ou "Computer Vision" a ver se encontras o que procuras.

    Eu sei que estou a ser um bocado vago, mas o teu post também o é.
     
  3. Yumon

    Yumon Power Member

    Eu sei que é um bocado vago mas eu ando numa fase de investigação (ver como funciona). A finalidade seria a o computador identificar as formas na imagem tipo tenho um quadrado desenhado na t-shirt e o software vai dizer que detectou um quadrado e vai apontar para ele.

    Possivelmente este tema também está relacionado com IA. O meu problema é que a informação na internet é tanta que não sei onde procurar... Mas obrigado na mesma;)!
     
  4. Granadafeup

    Granadafeup Power Member

    Pois, esta área tem imensas aplicações praticas e cada uma tem as suas metodologias.

    Tenho um amigo meu que fez um projecto onde o Matlab detectava padrões e só usou a parte de simulink. O único pormenor que me lembro do projecto dele foi um stress que ele teve com os drivers para o simulink.

    O pessoal de informática da minha Faculdade também tinha uma cadeira de realidade aumentada que utilizava OpenGL e o ARToolkit. Este ultima detectava certos padrões predefinidos e com o openGL podias desenhar o quisesses em cima desse padrão.

    Tenta ver nestes sites a ver se encontras alguma coisa de interessante. São as páginas de umas cadeiras dessa área.
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  5. Yumon

    Yumon Power Member

    Obrigado! irei continuar a minha pesquisa entretanto se alguém encontrar mais alguma coisa interessante por favor postem!
     
  6. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Eu já fiz um projecto desses na universidade... um detector de caras num ficheiro de vídeo (avi). Usei o MatLab... este tipo de processamento anda muito à volta de cálculos sobre as matrizes representativas das imagens (derivadas, por exemplo).
     
  7. blueomega

    blueomega Power Member

    uma duvida queres segmentar formas ou cores?
     
  8. crossroads

    crossroads Power Member

    Dá uma vista de olhos por LabView
     
  9. Yumon

    Yumon Power Member

    Acima de tudo a forma apesar de eu considerar a cor também importante. Estive a pensar e aquela cena do iToy para a PS2 deve utilizar um sistema parecido...
     
  10. Mike42

    Mike42 Power Member

    Penso que o EyeToy apenas usa detecção de movimento.
     
  11. Acho que estás á procura de algo tipo OpenCV: "OpenCV (Open Source Computer Vision) is a library of programming functions mainly aimed at real time computer vision."
    Estou a desenvolver projectos com openCV, tanto para detecção facial como para processamento de imagem. Devo te dizer que o reconhecimento facial em openCV é trivial pois os algoritmos são fornecidos.

    Depois tens o ARToolkit, que é uma framework essencialmente para reconhecimento de padrões, (tem já uma serie de padrões fornecidos e podes criar os teus.) e projecção de cenas virtuais no lugar do padrão identificado - realidade aumentado portanto.

    Se usares o OpenCV, tens um bom livro que saiu em Setembro 08: http://www.amazon.com/Learning-Open...bs_sr_1?ie=UTF8&s=books&qid=1231612498&sr=8-1
     

Partilhar esta Página