Procuro distro estilo Gentoo mas que dê menos trabalho

Nazgulled

Power Member
Até ao dia de hoje só trabalhei com 3 distros a sério. A primeira foi Mandrake há uns valentes anos atrás e depois deixe-me de Linux. Quando voltei a pegar em Linux comecei pelo Gentoo e até hoje não quero outro coisa. Mas no meio disto ainda usei bastante Ubuntu.

Mas como disso, não quero outra coisa para além de Gentoo para o meu dia a dia e como sistema Linux principal (o principal principal é windows, mas isso é irrelevante).

O que eu gosto tanto no Gentoo? Simples, aquilo permite-me ter o sistema tal e qual como eu quero, configurado e com os programas que apenas eu quero, por outras palavras, não se torna bloated a não ser que eu deixe. A parte menos boa é que dá muito trabalho manter um sistema daquelas, principalmente não sendo o meu SO principal.

Assim à primeira vista, eu não me importava de optar por Ubuntu em troca do Gentoo se não existisse um pequeno problema, demasiada tralha instalada por omissão e eu odeio isso (sim, o Windows também é mais que péssimo nisso, mas pronto, também é irrelevante). O Gentoo tem aquilo que eu instalo, mais nada...

Há alguma distro que me satisfaça da mesma forma que o Gentoo mas de forma simplificada que dê menos trabalho?

Pensei em testar o Linux Mint e vou fazê-lo mas tanto quanto sei é baseado em Ubuntu e o mais provável é que também venha cheio de tralha onde a sua instalação não sera facultativa.

Será que Gentoo é mesmo a única alternativa neste aspecto ou há outras que desconheço?

Mas atenção que procuro uma distro que:
1) Tenha um bom aspecto e use GNOME para tal (não suporto KDE)
2) Que tenha boa documentação e se possível uma boa comunidade onde se possa obter ajuda (fóruns por exemplo)
3) Que seja óptima nos mais variados aspectos para além da customização que eu procuro.

Será que há alguma outra distro para mim?
 
Podes sempre optar por uma instalação base (tipo net-install) e depois só instalares o que queres (cuidado com os meta-packages).
 
Arch, como já disseram, é uma boa aposta. Tens selecção do que escolhes, além de um desempenho optimizado, like gentoo.
Outra hipotese, é Debian (puro), dependendo depois do tipo de exigência (estabilidade/disponibilidade repositórios). Debian na sua variante testing, é um bom ponto de equilibrio, que instalas 1 sistema base e podes configurar à tua maneira. E ao contrario duma outra referida, tem 1 vasto leque de programas e bastante informação.

O Mint, baseado em Ubuntu, é a meu ver má escolha, segundo o que referiste. É que pior que ubuntu, mint mistura pacotes /dependencias gnome, kde ... ;)

P.S. Atenção á colocação dos posts sff ;)
 
Última edição:
Arch é interessante e é o mais parecido com gentoo que da menos trabalho ( i think )

Debian com o repositório i686 tb deves conseguir bons desempenhos :)
 
Ou Arch ou Debian, são boas opções, pessoalmente optava pelo Debian, como já foi dito se optares pelo netinstall podes conseguir um sistema à tua medida, dá pouquissimo trabalho em termos de manutenção, depois de teres tudo configurado, tens o apt-get :D e é Debian.

Portanto o meu voto vai para o Lenny Netinstall
 
@JKL22
Não se trata de gostar de Ubuntu, nunca usei a serio para dizer que gosto ou não, mas se tivesse de optar por uma para recomendar a amigos que precisam de Linux para universidade (por exemplo) seria Ubuntu porque parece-me que é a distro + user-friendly que ai anda e facil de gerir.

@God_Lx
Podes explicar em maior pormenor em quê que da trabalho?

E um pequeno pormenor que não sei se faz a diferença mas, isto é pa eu instalar em VMware/VirtualBox.
 
Dá trabalho pois é tudo á la pata. Mas normal para um user de gentoo.
Para instalar em vmware/virtualbox, axo que nao compensa ter performance como um dos objectivos :P
 
Sem dúvida Arch. É tão configurável como o Gentoo e de facto só instalas mesmo o que queres. A única lacuna em termos de "escolha" está em não poderes efectivamente só compilar aquilo que queres dentro da aplicação (isto é, se imaginarmos que usas os repos que o Arch te proporcionam).

Ah! É de acrescentar a óptima documentação (não bate o Gentoo). Uma Wiki (http://wiki.archlinux.org) excelente com muitos artigos onde a informação de facto está para as dúvidas que se tem, e onde se pode encontrar a descrição de tudo o que se deve fazer. Além disso tem os seus fóruns oficiais (http://bbs.archlinux.org) que já são bastante frequentados e que são bastante aceitáveis em termos de "qualidade" da comunidade (é gente relativamente disposta a ajudar e não excessivamente pretensiosa).
 
Última edição:
Back
Topo