Programa controlo por voz.

Minguno

Power Member
Suponho que muitos amigos aqui do grémio já saibam uns quantos truques script ou programas estilo aumix , simon etc para usar e fazer mais acessível a interactividade com um computador.

Temos tb o exemplo Knoppix com aumix e tudo ditado a uso ou seja distros específicas para pessoas com limitações por exemplo. Muitas vezes a linha que separa as aplicações de estilo interactivo produtivo e iteractivo acessibilidade são muito ténues ajudando assim a estimular a oferta livre de aplicações diferentes quanto à interactividade com computadores.


Ora é neste contexto que vos apresento um projecto em desenvolvimento neste momento via Gambas .

Trata-se de uma nova aplicação Made in Spain criada por jsbsan que já tem na sua autoria muitos programas Gambas desde geradores de cartões a programas para orçamentos.

O nome desta aplicação é controlo por voz tal qual e instalável em Debians , está aberto a sugestões comandos etc ... →http://jsbsan.blogspot.pt/2016/09/programa-control-por-voz-controla-tu.html

[youtube]

Segundo parece existe um problema com Ubuntus e o Trayicon →

"
Hay un pequeño problema con el trayicon con Ubuntu Unity ya que no funciona, por lo que dice Benoït (el creador de gambas), es que el protocolo de sistema DBUS de KDE, no ha sido estandarizado y no funciona en Ubuntu Unity (yo estoy usando linux mint, y va bien).
"

Ref:http://gnulinuxvagos.es/topic/5900-control-de-voz-controla-tu-linux-con-tu-voz/

Mas em Mint funciona muito bem, seguindo o mesmo padrão em derivadas Ubuntu que corrijam o DBUS.

Suponho que alguns queiram espreitar um pouco um programa com instalação e ordem ditada em GNU/Linux que a meu ver ao ser dos poucos fácilmente instalável e configurável permite testar este tip ode programa a curiosos ou que os precisem mais ainda se quiserem requisitar funções é agora o momento de enviarem os comentários ao jsbsan.

No meu caso instalei no Flavitu e o icone de notificação funciona bem tudo parece estar muito bem com o programa e tem um potencial enorme .
 
Seguindo com o tema e na raíz de que andei a comentar umas ideias ao jsbsan parece que poderiamos vir a ter uma aplicação nova que agregue muitas das aplicações que o jsbsan , Julio de nome real tem feito no mundo GNU/Linux Libre com o poder do Gambas .
A quantidade de aplicações feitas por jsbsan é grande muitas delas em Gambas e como são tantas dará imenso jeito ter tudo como que numa montra de aplicações via uma aplicação instalável nova .

E a ideia começou a partir desta nova ferramenta do controlo por voz .
Recordando que por exemplo temos aplicações como o Lupita que dá imenso jeito para aumentar como lupa áreas de monitor eu por exemplo uso para aumentar textos do youtube quando estou a ver o youtube não sentado na cadeira da zona do pc mas desde a minha cama que fica mais distante com o rato de wireless dou o clique e com a lupita vejo a descrição para ver se me interessa ver, ou ferramentas como o gerador de cartões que sumamente faz cartões e os edita via Inkscape , outras ferramentas de cálculo de Indice de Massa Corporal ou de orçamentos etc etc etc, dá jeito poder disfrutar delas num cick e numa montra que facilite encontrar o repertório de cada uma e delas todas em conjunto.

Também já abri tópico no fórum Galpon Minino a ver se o Queilles 3.0 https://minino.galpon.org/en/añadir-las-aplicaciones-gambas-de-jsbsan-al-queilles poderia saír com uma relação ou método de fácil instalação das ferramentas do jsbsan já que ele colabora nas versões Picaros que são para escolas e público mais jovem já o Queilles é para pcs antigos e para público em geral.

Como as ferramentas são ímpares não existem muitas equiparáveis em GNU/Linux comento aqui o de cima por se alguém quer tb participar mesmo sendo PT e arranhando o Espanhol não importa o que importa é ver se entre todos podemos ir fazendo coisas boas.
Este é o blog onde podem encontrar muitas aplicações do autor. →
http://jsbsan.blogspot.pt/
O fórum do Galpon Minino onde nesse tema comento a possibilidade de acesso fácil a aplicações via repo ou algo (PPA ou assim) →
https://minino.galpon.org/en/añadir-las-aplicaciones-gambas-de-jsbsan-al-queilles
E finalmente a ideia de criar algo tipo PPA ou repo →
http://gnulinuxvagos.es/topic/5900-control-de-voz-controla-tu-linux-con-tu-voz/

Pode ser que interesse a mais usuários já que algumas ferramentas são mesmo únicas e dão jeito especialmente a quem ande na escola .
 
Back
Topo