Programa de facturação Gespos

Eu também gosto bastante do programa e depois da actualização do ano passado por causa do saft-pt, ele ficou mais prático. Só não gosto de ter de gastar novamente dinheiro com isto. No ano passado ficou por cerca de 180 euros porque foi uma actualização e não optei apenas pela implantação do saft-pt que fica por metade do custo. Agora este ano querem me actualizar por cerca de 220 euros lá porque irá sair uma cena nova fiscal, aí que começo a não gostar do programa. Uma em presa como a minha que neste momento só tem 4 funcionários, não convém andar a sustentar a Gespos.
 
Não estarás demasiado confiante sobre esta tua afirmação?

Quando foi com o Saft-t, tinhas emails dia sim, dia não, na tua caixa de correio a alertar que tinhas mais um trunfo comercial perante os teus clientes e concorrentes. Só tinhas de fazer actualizações e tinhas negócio garantido por mais uns tempos.

Não achaste estranho quando 'Eles' começaram a comer uma fatia do teu bolo dos contractos de manutenção ao cliente final?
Foi neste momento que as regras de mercado foram distorcidas.

As ultimas 'semestralidades' impostas implantadas á fiel rede de distribuidores foi a facada fatal, ou estão connosco ou não. 86% disse 'Yes Sir', os outros nem por isso.

O SAFT-PT é uma norma implementada pelo estado que vigorou a partir de uma certa data e com base numa lei, já a certificação, sempre existiu mas vem agora a ser obrigatória para o legal funcionamento do Software Livre, portanto sim, tenho 98% certeza que a SAGE tem essa certificação.

No que toca à política de contratos e semestralidades, sim, é uma péssima e complicada gestão de clientes que veio prejudicar os agentes e eu sempre fui contra ela, mas pelos vistos os agentes mais pequenos não têm força perante as decisões da SAGE, é pena.

@v0rlon

A instalação do GesPOS necessita de todas essas instalações suplementares porque com certeza instalaste a versão SQL. 500mb para o SQL Server mais 100 para os add-on de funcionamento do mesmo, se queres culpar alguém, culpa a Microsoft, talvez o técnico que fez essa instalação não fosse o melhor formado para o efeito.
Mas sim, ainda ontem tive problemas entre o GesPOS e o Vista, mas se acreditamos no Software que comercializamos, temos que ultrapassar esses problemas.

@rcl

Tens a certeza que os outros postos estão numa versão diferente? É que quando instalas uma versão diferente nos servidores e arrancas nos postos, ele dá logo aviso que a versão é diferente...
 
O SAFT-PT é uma norma implementada pelo estado que vigorou a partir de uma certa data e com base numa lei, já a certificação, sempre existiu mas vem agora a ser obrigatória para o legal funcionamento do Software Livre, portanto sim, tenho 98% certeza que a SAGE tem essa certificação.

Desculpa lá insistir neste ponto, mas podes estar a confundir algumas pessoas.

A certificação de aplicações informáticas para a emissão de facturas nunca existiu. O que existe são requisitos para a emissão destes documentos. De acordo com as disposições legais (Código do CIVA, Lei 147/2003, Ofícios 60015 de 26-3-1989 e 165347 de 1991) as facturas ou documentos equivalentes devem ser datados e numerados sequencialmente e devem conter os elementos referidos no n.º 5 do Art.º 35 do CIVA e no n.º 2 do DL 45/89 de 11 de Fevereiro.

Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2009, passa a ser exigida uma certificação por parte do Estado (Ministério das Finanças) destas aplicações. No entanto, os requisitos e as formas de obtenção dessa certificação não estão regulamentados - que eu saiba e já procurei quer na DGCI, quer no Ministério das Finanças, quer na repartição de Finanças, quer junto do contabilista.

Esta certificação não tem nada que ver com a licença (livre, aberta, fechada, assim-assim, etc) sob a qual é distribuída a aplicação.
 
Última edição:
Desculpa lá insistir neste ponto, mas podes estar a confundir algumas pessoas.

A certificação de aplicações informáticas para a emissão de facturas nunca existiu. O que existe são requisitos para a emissão destes documentos. De acordo com as disposições legais (Código do CIVA, Lei 147/2003, Ofícios 60015 de 26-3-1989 e 165347 de 1991) as facturas ou documentos equivalentes devem ser datados e numerados sequencialmente e devem conter os elementos referidos no n.º 5 do Art.º 35 do CIVA e no n.º 2 do DL 45/89 de 11 de Fevereiro.

Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2009, passa a ser exigida uma certificação por parte do Estado (Ministério das Finanças) destas aplicações. No entanto, os requisitos e as formas de obtenção dessa certificação não estão regulamentados - que eu saiba e já procurei quer na DGCI, quer no Ministério das Finanças, quer na repartição de Finanças, quer junto do contabilista.

Esta certificação não tem nada que ver com a licença (livre, aberta, fechada, assim-assim, etc) sob a qual é distribuída a aplicação.

Citando um website de Software:

Proposta Orçamento Estado 2009

Com a apresentação da Proposta de lei N.º 226/X, pode ler-se no Artigo 56.º - Alteração ao Código do IRC, a introdução do n.º 9 no Artigo 115º:
Artigo 115º – Obrigações contabilísticas das empresas
9 – Os programas e equipamentos informáticos de facturação dependem de prévia certificação pela DGCI, nos termos a definir por portaria do Ministro das Finanças.

Afim de obter um esclarecimento relativo a esta alteração no Código de IRC, EMPRESA XPTO, como empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de software de gestão, contactou a DGCI que veio informar de que em virtude de se tratar apenas de uma proposta para o OE2009 ainda não existe legislação disponível sobre esta matéria.

Contactei a SAGE e a resposta foi que estão informados sobre o assunto, sabem o que se passa e se essa certificação sair para a rua, serão os primeiros a adquiri-la nunca prejudicando o Cliente e tendo por base as suas políticas de protecção do mesmo.

Só contactei a SAGE porque é dela que falamos, não pensem que sou tendencioso, até gosto muito pouco deles.

Mais:

Blog do Software Livre disse:
O artigo do Jornal do WaterSeven foi actualizado com esta informação:
(...) na alínea “g)”, pode-se ler o seguinte:

g) certificar todas as aplicações informáticas comerciais que tenham como alvo entidades ligadas ao ME, nomeadamente as aplicações de gestão escolar destinadas às escolas.

Logo, não está muito longe do que inicialmente referi. Hoje em dia as Empresas procuram cada vez mais ser credenciadas e uma certificação deste tipo nunca pode ser imputada a um Cliente.
 
Bem, o meu problema enquadra-se um pouco neste tema, daí não valer a pena criar um novo tópico para o efeito.

Sou também cliente do Gespos, no meu caso a versão 2007n, também obtida por causa do SAFT-PT.

Adquiri a versão anterior directamente à Escripóvoa, pois há uns anos atrás trabalhei directamente com eles por via de um empresa onde fazia um part-time, contribuindo até para o desenvolvimento do produto. Acontece que por motivos de inactividade da empresa, foi-me retirado o acesso à área de parceiros, não podendo desde então obter as respectivas actualizações, e foi então que passei a ter conhecimento da exploração que esta empresa faz aos seus clientes, ora directamente, ora por intermédio de agentes distribuidores.

Por tudo e por nada é cobrado um valor exurbitante, ainda para mais quando no mercado já existem soluções gratuitas e que cumprem básicamente os mesmos objectivos.
Não há dúvida que o programa é muito bom, agora para quem o utiliza básicamente para compras/vendas e gestão de sctoks/inventários de mercadorias, é extremamente dispendioso.

Actualmente estou a passar por um dilema, pois para a versão que tenho, 2007n, na altura que fiz o download não fiz o do "Recovery", e agora que preciso dele (para manutenção da base de dados e para passagem de MDB para SQL) querem-me cobrar assistência, actualização para a versão 2008 ou 2009, e despesas de deslocação ao km. Ora digam lá se não é uma ROUBALHEIRA? Então eu, que tive inclusive formação para instalação e manuseamento do Gespos, não sirvo para instalar e utilizar o Recovery? Eu que paguei pelo software completo, e pouco mais de um ano após a compra tive de pagar nova licença para usufruir do SAFT-PT, não terei direito a uma aplicação para a versão pela qual paguei? Isto sim, é exploração.

Não vou pagar outra licença pelo simples facto de a que tenho estar a funcionar perfeitamente e não necessitar de novas funcionalidades. Quero sim, é que de uma forma gratuita (já paguei o suficiente - até demais - por tudo aquilo que adquiri) me resolvam a minha situação. Não estou para sustentar "pançudos" quando não há necessidade.

Terminando, o produto é bom, agora a assistência (tanto deles como de agentes) é vergonhosa, não pelo trabalho em si, mas pela EXPLORAÇÃO.
 
Se adquiriste a última licença há menos de um ano, a partida terás já direito a versão 2008, é uma questão de veres isso com o visualizador de licenças, há lá um Campo que elucida acerca do contrato, aí conseguirás ver até onde é possível efectuares o Upgrade.

Quanto ao Recovery, até te podia enviar o prgrama, mas o problema está que cada Recovery corresponde à versão instalada, logo o Recovery actual não irá funcionar com essa versão e não sei se é possível fazer Download de outro.

Para mim, o melhor mesmo será veres a versão e fazeres o Upgrade para a 2008 que a partida terás direito, basta para isso usar um CD que se encontra por ai nas Lojas que comercializam o Programa.
 
Se adquiriste a última licença há menos de um ano, a partida terás já direito a versão 2008, é uma questão de veres isso com o visualizador de licenças, há lá um Campo que elucida acerca do contrato, aí conseguirás ver até onde é possível efectuares o Upgrade.

Quanto ao Recovery, até te podia enviar o prgrama, mas o problema está que cada Recovery corresponde à versão instalada, logo o Recovery actual não irá funcionar com essa versão e não sei se é possível fazer Download de outro.

Para mim, o melhor mesmo será veres a versão e fazeres o Upgrade para a 2008 que a partida terás direito, basta para isso usar um CD que se encontra por ai nas Lojas que comercializam o Programa.

Boas,

A minha licença é datada de 08-02-2008, logo ter menos de um ano de existência. A versão 2008 só saiu no ultimo trimestre de 2008, e a minha licença não funciona nessa versão.

Já contactei os serviços de apoio da Sage/Escripóvoa, mas a resposta tem sido a mesma, encaminharem-me para um agente, e fazer um contrato de assistência, situação que não estou interessado pois nestes anos todos que utilizo Gespos nunca precisei de ajuda, desde que me disponibilizem as ferramentas, eu sei trabalhar com elas.

Neste momento tenho instalada a versão 2007n, sendo a ultima versão que a minha licença suporta a 2007p1. Só pretendo que alguém (distribuidor, agente, etc) que tenha essa versão em backup (deverá haver muita gente que a tem guardada, eu pessoalmente tenho outras versões com o respectivo recovery, do tempo em que tinha acesso à zona de pareiros) a possa ceder, visto não ir roubar clientela a ninguém. É para uso pessoal e para uma necessidade: converter a base de dados de MDB para SQL.

Alguém que possa ajudar...
 
Boas,

A minha licença é datada de 08-02-2008, logo ter menos de um ano de existência. A versão 2008 só saiu no ultimo trimestre de 2008, e a minha licença não funciona nessa versão.

Já contactei os serviços de apoio da Sage/Escripóvoa, mas a resposta tem sido a mesma, encaminharem-me para um agente, e fazer um contrato de assistência, situação que não estou interessado pois nestes anos todos que utilizo Gespos nunca precisei de ajuda, desde que me disponibilizem as ferramentas, eu sei trabalhar com elas.

Neste momento tenho instalada a versão 2007n, sendo a ultima versão que a minha licença suporta a 2007p1. Só pretendo que alguém (distribuidor, agente, etc) que tenha essa versão em backup (deverá haver muita gente que a tem guardada, eu pessoalmente tenho outras versões com o respectivo recovery, do tempo em que tinha acesso à zona de pareiros) a possa ceder, visto não ir roubar clientela a ninguém. É para uso pessoal e para uma necessidade: converter a base de dados de MDB para SQL.

Alguém que possa ajudar...

Se na altura a actualização foi feita através de contrato Integral ou Inovação, o que é bastante provável, tens direito a actualizações até ao prazo de um ano.
Caso contrário, estou em crer que a partir da versão 2008c, é possível funiconar com o GesPOS 2008 e uma licença 2007 com as funcionalidades cortadas.
 
Boas,

A minha licença não funciona em nenhuma versão do 2008, somente nos 2007.

Já contactei a SAGE/Escripovoa, e enviaram-me o link para efectuar o download do Recovery, só que volto a ter um problema.

A versão descarregada do Recovery é para o GesPOS 2007p (2007.0.18) e eu tenho instalada a versão 2007n (2007.0.17), ou seja, o Recovery volta a não funcionar.

Alterando o link para descarregar a versão 2007 na mesma pasta. descarrega a versão 2007n, a qual já tenho.

Será que não há forma de obter a versão 2007p (2007.0.18) :sad:

Tenho licença para utilizar o sftware, portanto não será considerado um acto de pirataria. É simplesmente pedir ajuda para utilizar um software para o qual paguei licenciamento.

Cumps
 
boas, já que estao a falar de software livre portugues, alguem tem conhecimento de software para administraçao de condominios gratuito, basicamente pq agora sou administrador do meu predio e queria informatizar a coisa...
 
Boas! Desenvolvi o factuZ, um software de facturação que até está "girinho". Permite fazer muitas coisas mas, acima de tudo, emitir facturas e recibos, controlo de clientes e famílias... enfim. Usamos na empresa onde trabalho. Claro que produz o SAFT-PT direitinho!

Relativamente ao falado, o GESPOS até se porta bem. Tem lacunas, sim, mas antes GESPOS que PHC. Usei os 2 e gostei bastante do GESPOS. Quanto às versões e problemas suspeito que alguém tenha feito asneira, até poquer dei assistência a muitos e instalei outros tantos e nunca tive queixas similares. É a diferença entre o "Instale Você Mesmo" e o "Leve o PC a um gajo que passou horas dentro duma sala a perceber como tudo funciona!"...

Comentários à parte, daquilo que li (estou a vender o peixe que comprei) as minhas fontes da DGCI falaram-me de algo como um algoritmo de Hashing que corroba a unicidade de cada uma das linhas (suponho que seja o mesmo que um MD5 Checksum feito ao nível linha).

Fico à espera que saia mais alguma informação até porque queria certificar o meu software. Se alguém souber de algo por favor avise! :)
A certificação é para as empresas que produzem o software, para "o" software específico mas suspeito que seja mais um SAFT-PT - uma galinha dos ovos de ouro!

Está também na minha lista de TODO um software web livre de facturação com um GUI mais atractivo e menos confuso para o utilizador. Vamos tentar "ganhar algum dinheiro" com suporte e manutenção.

1 abraço
 
Só dizes que o GesPOS é superior ao PHC porque nunca tiveste nenhum cliente de retalho que facturasse um milhão de euros. Aí podes crer que não consegues usar o GesPOS.
Desde que a Sage se juntou a esse projecto que o GesPOS anda mais profissional e evoluido, e isso é bom para nós, continua é sim, para grandes empresas muito limitado o que também é uma vontade deles, para poder vender, por exemplo o X3.

Quanto à certificação na devida altura seremos informados e serão divulgadas as informações necessárias, pelo que por agora não me parece ser necessário perder tempo com isso.
 
@ThunderStorm: sinceramente eu não gosto de nenhum dos dois. Em segundo lugar "que facturasse um milhão de euros" tive pelo menos 8 clientes que faziam isso por semana. 2 deles faziam-no por mês. - falas sem conhecimento de causa.
A Escripóvoa tinha milhares de clientes e a "compra" ou a "fusão" com a SAGE foi estratégica, não por questões de melhoria, isto a meu ver. Se fosse assim "tão mau" a SAGE nunca se teria juntado (digo eu).

Quanto ao PHC, uma versão cuja base de dados SQL "investiguei" achei o descalabro até porque integridade do que explorei era zero e era só "arames". Espero, para bem da PHC, que tenham melhorado isso (acredito que sim).

Quanto ao Primavera não "gosto" do GUI. Pelo menos do que conheço. No entanto, o meu vizinho tem Primavera e diz que está muito bom. Deixo em aberto até ter hipótese de explorar.

Como estou algo afastado desta área os comentário que teço são das versões que conheço, usei e dei formação. Para as PME's o GESPOS é bastante prático e conta já com os anos da Escripóvoa. Acho-o fiável.

Os meus 5 tostões... :)
Abraço
 
Facturavam um milhão de euros em retalho e usavam GesPOS? Sinceramente não vejo como isso é possível e gostaria que me explicasses como o conseguiste.
Tenho vários clientes (poucos atingem estes valores, mas são altos na mesma) e as bases de dados estão todas corrompidas, há erros de stock, de numeração, tenho erros no software de PowerON (que devia servir para salvar) e constantemente tenho que fazer limpezas e optimizações.

Abraço
 
@ThunderStorm: eu não disse que era o melhor para o efeito :P! tanto que aconselhámos até a mudar. Quanto a essa situação das BDs corrompidas acho "normal" no entanto esquisito. Podem corromper-se mas talvez por outras questões. Como é feito? SQL Server optimizado com índices criados por nós, etc... tem poucos produtos a maior parte das empresas. Mas emitem assim umas centenas largas de facturas por dia! :)
Já entraste em contacto com eles? Eles deviam saber disso. Então essa cena dos stocks e da numeração é mtoooo complicado e é de ficares mal visto, até, com uma coisa que não é culpa tua! Nunca nos aconteceu, pelo menos que tenha conhecimento.
O GESPOS tem uma interface um bocado lamme, a meu ver (os "escripovoanos" que me desculpem) :P

1abraço!
 
Eu também não disse que tinhas dito lol. Apenas não compreendi como será possível.
Os meus casos mais bicudos são em supermercados, 15.000~20.000 artigos, centenas de talões todos os dias = um buraco enorme.
Entrei em contacto com eles que me aconselharam a fazer o que já tinha feito: optimização, limpeza e eliminação. Melhoria do Hardware e das condições da rede. O resultado foi o mesmo.
Depois sugeriram que fosse efectuada uma nova rotina de manutenção, o fecho do ano, que cria uma nova base de dados, arquiva a antiga e copia as definições para a nova. O resultado foi 4 horas perdidas a tentar resolver erros porque não conseguia copiar as definições para a nova BD.
No fim disto tudo e no meu último contacto disseram para lhes enviar a base de dados para análise. Escusado será dizer que me pediram 55€ + IVA só para fazer o download da mesma e soluções, até agora, é mentira.
Daí concluo que para pequenas empresas, o GesPOS é optimo, fácil, rápido e eficaz. Quando começamos a carregá-lo com muitas definições, compras, vendas e Hardware, não há volta a dar.
 
Back
Topo