Programa Desenhar Circuitos

M_eso

Power Member
Boas alguem me pode indicar um bom programa para desenhar circuitos electricos, um intuitivo que ja tenho objects ( tipo resistencias , leds, etc ) .

Obrigado
 
Todos os programas de CAD electrónico têm listas objectos. Uns mais completos que outros, mas todos terão os componentes mais comuns.

Há inúmeros programas de CAD electrónico, uns mais virados para a concepção de PCBs outros para a simulação, mas hoje em dia já todos os mais recentes e melhores começam a integrar um pouco de tudo nas suas versões mais XPTO.

Diria que talvez o mais comum para desenhar circuitos e posteriormente a PCB, deva ser o "Eagle".

Para contruir circuitos e analisá-los, talvez seja o "Multisim" (antigo "Electronics Workbench"). Este programa contém instrumentos de teste e medida virtuais que permitem ter no PC um laboratório virtual onde podemos fazer as nossas montagens e testá-las com recurso a voltímetro, amperímetro, osciloscópio, gerador de sinal, etc... sem gastar dinheiro em componentes e correr o risco de rebentar com eles. :004:

Entre muitos outros que se poderia mencionar, fica a referência a 2 grandes softwares na área, mas que não serão destinados ao iniciado: Orcad e Protel.

Esta é a minha modesta opinião, de acordo com o que conheço, e é certo que há por aí mais programas, que talvez até sejam mais simples de manusear que os que mencionei.
Tenho algures em casa um CD da Elektor que trazia uma anaálise a uma série deles, e muitos contavam no CD em versões demo ou shareware, mas nunca me dei ao trabalho de o explorar convenientemente.

Abraço
 
Aconselho também o Mutisim, mas propriamente a suite National Instruments Circuit Design Suite 10.
Esta traz o mutisim 10 e o utilboard 10.
o 1º dá para fazeres esquemas e simulares e o segundo é para criares o PCB. Com os 2 fazes o circuito no multisim e exportas para o utilboard.
 
Se é pa uma cena simples nao sei se dará para o que tu queres mas é simples tem akelas portas de circuitos NOR CHOR por aí..

Digital Works

é facil de usar e pa cenas simples utiliza-se bem
 
Se quiseres um programa extremamente simples de se usar, para criar apenas circuitos básicos com uma biblioteca bastante grande no que toca a resistência, baterias e etc. tenta o Splan.

Uma vez precisei disto para um trabalho de Física. :)

Um abraço,

_Rock_
 
Sabem se dará para testar o circuito e por exemplo se o objectivo final for acender uma led se dará para ela acender no programa ?

cumps
 
já o tens? é k aquilo não tem nada k saber, inseres os componentes, a partir da base de dados do prog e fazes run para simular.
 
Sim,já o tenho mas para quem não percebe patavina daquilo(hum estou a 0 mesmo:() um tutorial era muito bem vindo

mas se perceberes alguma cena de eletrónica (nao sei se percebes ou nao) não deve ser muito dificil.....

eu ainda nao trabalhei com nenhum.... vou usar o AutoCAD daki a uns mezinhos.........



Cumpz
 
Se quiseres um programa extremamente simples de se usar, para criar apenas circuitos básicos com uma biblioteca bastante grande no que toca a resistência, baterias e etc. tenta o Splan.

Uma vez precisei disto para um trabalho de Física. :)

Um abraço,

_Rock_


Não recomendo, já experimentei e achei aquilo muito esquesito e um bocado incompleto, mas são opiniões.

cumps
 
então o seguinte,
estou tendo dificuldades em fazer o circuito com o Utilboard se alguem souber me ajudar, eu queria fazer o auto route tanto na layer TOP como na BOTTOM
 
Back
Topo