Programa Facturação Primavera- Retenção

Boas,

Estou com um problema no programa de facturação PRIMAVERA EXPRESS, Quando passo uma factura com retenção na fonte esta nao é descontada no total da factura mas sim no total do recibo...qual é o problema e qual a solução?

thanks cump
 
Última edição:
Boas,

Estou com um problema no programa de facturação PRIMAVERA EXPRESS, Quando passo uma factura com retenção na fonte esta nao é descontada no total da factura mas sim no total do recibo...qual é o problema e qual a solução?

thanks cump

Em termos informáticos não sei o que podes fazer porque nunca utilizei o Primavera. Em termos contabilisticos é correcto que seja assim. A factura apresenta o montante total do proveito. Mesmo havendo retenção o proveito é o total facturado. O recibo é que apresenta o valor com a retenção realizada, porque o recibo é que representa o fluxo de caixa.
Não sei se me fiz entender mas em termos contabilisticos e fiscais está a trabalhar bem.
 
Tenho experiência com o software Primavera, mas nunca trabalhei com Retenções na Fonte em VDs, Facturas e Recibos.

Vejam lá se me conseguem elucidar porque existem umas coisas que me estão a fazer confusão?

Estive a testar no Primavera Express a Retenção na Fonte, activando-a no Administrador e nas fichas de cliente e ainda nos artigos.

Ao criar uma VD reparei que é subtraído ao valor total o valor da retenção.
Esta é a primeira coisa que não percebo.
Se o valor da retenção é subtraído ao valor final da VD então o cliente vai pagar menos do que estava previsto à partida pela formula: valor Iliquido+IVA ?!
Nós tanto lidamos com preços tabelados/estipulados (pela ERSE), como em relação aos clientes particulares somos nós que fazemos o preço.
Se utilizarmos um valor estipulado ao utilizarmos a retenção numa VD, o preço a pagar pelo cliente será sempre inferior ao que seria de supor!! Como é que isto é possível?

No caso de uma Factura, parece que é ao contrário, o valor total a pagar não sofre uma subtracção da retenção!
E no Recibo não aparece nenhuma referência à Retenção, quando liquido uma Factura no Primavera Express. Deveria de aparecer algo a referir a Retenção no Recibo?


Obrigado.
 
Back
Topo