Programação - Iniciante

andre_8

Power Member
Boa tarde a todos.

Sou um utilizador do pc relativamente modesto - apenas preciso dele para e-mail, web browsing, office e edição leve de imagem.

No entanto, sempre quis aprender mais, e ouvi falar da programação. Mas algo muito superficial: há várias linguagens de programação, podem-se criar scripts, programas, sistemas operativos, etc.
No entanto, como deduzem, sou um noob em relação a isso.

A minha questão é: sendo eu um utilizador modesto do pc, existem alguns programas que posso criar, que me possam vir a ser úteis?

Cumps.
 
Quando estiveres a usar o computador vai reparando se fazes alguma tarefa repetitiva, ou que te faça pensar que devia haver uma maneira mais fácil/cómoda/rápida. Por exemplo, criar uma determinada estrutura de pastas, ou um padrão de browsing na web que tenhas de repetir com frequência, um contador de tempo para jogar xadrez, etc. Assim podes começar a ver em que é que a programação te pode ser útil e podes começar a pensar em programas mais complexos.
 
Por exemplo: se todos os dias quiseres verificar o preço dum produto em varias lojas seria prático criar um programa que obtive-se os preços de todas as lojas automaticamente em vez de visitares cada loja manualmente.
 
fiquem interessado tambem... c# da para fazer isso nao da? sendo uma linguagem para .NET , se poderes explicar mais o menos como isso funciona bruni, tipo de sintaxe ..

PS: espero que nao leves a mal a invasao
 
E em qual linguagem me aconselhas a fazer isso?

Eu utilizaria python, também conheço bibliotecas de Perl para fazer isso. Se quiserem ter uma ideia de como se faria, e alguns exemplos, dêem uma vista de olhos aqui:

http://stockrt.github.com/p/emulating-a-browser-in-python-with-mechanize/
http://search.cpan.org/dist/WWW-Mechanize/lib/WWW/Mechanize/Examples.pod

Para a parte de identificar os preços, no exemplo do bruni, seria necessário também extrair informação da página, e também há bibliotecas para isso. Depois de começar é uma questão de explorar.
 
O exemplo que dei pode ser feito em todas as linguagens ou quase todas...
basicamente tens que obter a página do produto, procurar no html da pagina pelo preço e repetir para todas as lojas.
Eu fiz este exemplo em PHP e MySql mas deve-se fazer mais rápido em .NET

EDIT:Em php usei o PHP Simple HTML DOM Parser para encontrar o preço na página.
 
Última edição:
Não conheço mto de Python, mas amigos meus dizem ser uma linguagem de programação muito simples e intuitiva. Eu gosto muito de C# (CSharp), acho igualmente simples e julgo ser mais utilizado do que python e até porque não, tanto quanto C++.

Tenho algum material (tutoriais, links de vídeo, pdf´s, programas prontos) que vão do mais básico ao modo GOD, se quiser posso mandar e dar algumas dicas. ^~
 
Não conheço mto de Python, mas amigos meus dizem ser uma linguagem de programação muito simples e intuitiva. Eu gosto muito de C# (CSharp), acho igualmente simples e julgo ser mais utilizado do que python e até porque não, tanto quanto C++.

Tenho algum material (tutoriais, links de vídeo, pdf´s, programas prontos) que vão do mais básico ao modo GOD, se quiser posso mandar e dar algumas dicas. ^~
Manda pm :)
 
André, aparentemente n consigo mandar mensagens private, li sua mensagem e posso responder por email, só deixar la que eu pego e conversamos.

Abraço.
 
Back
Topo