Programar em equipa - como é isso?

não é aconselhavel trabalharem 2 no mesmo modulo, pode dar problemas com os commit, dividir o projecto em modulos soluciona isso

se fizeres o update antes de fazeres o commit e verificares que não estás a "desactualizar" coisas, não deve haver problemas.

Fazes update, copias as alterações para o teu ficheiro, testas novamente. Se estiver a funcionar a parte que actualizaste e a parte que estavas a codar, então fazes commit.

Não é assim nada de especial.
 
Esta discussão interessa-me bastante e já estive para fazer um tópico do género há uns tempos, mas deixei passar. No entanto, o que eu vou dizer a seguir, talvez seja um pouco diferente, ou se calhar não... Devo desde já dizer que não li a maior parte dos posts acima, apenas li por alto e vi +- que se centra tudo na mesma coisa e acho "a minha situação" ligeiramente diferente...

Tipo, eu uso o SVN aqui em casa para projectos pessoais onde só eu trabalho, não tenho qualquer tipo de conhecimentos em modelos de trabalho em grupo, como analisar o problema e depois dividir tarefas, todas essas coisas, por uma simples razão. Neste momento, os únicos trabalhos em grupo que tenho a fazer, são na universidade e sinceramente, prefiro faze-los sozinho, passo a explicar...

Eu adoro programar e prezo bastante o que faço a esse nível. Preocupo-me bastante com o resultado final, tanto a nível de código como apresentação final (usabilidade, user interface, etc...). Sou muito picuinhas vá... Quando é um trabalho pessoal mas que irei distribuir publicamente, gosto de mostrar aquilo que sou capaz e da melhor forma, não gosto de apresentar um trabalho mal feito, tento ao máximo fazer o melhor que posso, quando há por ai muita gente que tem bons conhecimentos mas têm preguiça para os aplicar como deve ser. Eu não, prezo o meu trabalho e tem de ficar o melhor que as minhas capacidades o consigam fazer. E isso também se aplica aos trabalhos na universidade, porque a ideia é ter a melhor nota possível.

Porquê que eu não gosto de trabalhar em grupo? Por isso mesmo, sou picuinhas, prezo muito o meu trabalho e quero que fique em condições e em grupo, posso correr o risco de isso não acontecer. Detesto trabalhos em grupo na universidade, porque nem sempre tenho os parceiros ideais. Há 2 tipos de parceiros, os que percebem menos do que nós e os que percebem tanto ou mais que nós.

Os que percebem menos:
Pessoalmente, detesto ainda mais trabalhos em grupo com gente que percebe menos do que eu. Isso implica que irei ser eu a bater mais teclas para que a coisa fique como deve ser, provavelmente, ainda vou ter de perder tempo a explicar montes de coisas aos meus parceiros. Claro, quando é com amigos, tento ajuda-los que foi o que fiz o ano passado, uma amiga minha ficou com 18 no trabalho sem ter feito praticamente nada, eu ai não me importo, porque ela não se meteu no meio do trabalho e por um lado eu estava a fazer-lhe um favor a ela e ao mesmo tempo a mim. Mas quando não se trata de amigos, prefiro fazer sozinho por as razões enunciadas...

Os que percebem tanto ou mais:
Também não gosto muito por diversas razões. Aqui, o papel inverte-se e apesar de ser bom ter alguém que sabe + do que nós e nos possa explicar o que nos esta a falhar, eu sou daquelas pessoas que gostava de investigar e ler os manuais antes de pedir ajuda a alguém. Gosto de ver como as coisas funcionam e tentar resolver o problema, em vez de ter alguém que me diga logo "é assim". Depois, como já disse acima, há muita gente que sabe muito mesmo e essas pessoas podem até estar no meu grupo e saber mais do que eu mas podem não ser como eu e não pensar como eu. Ou seja, podem não ser tão picuinhas como eu e preocupar-se com todos os pormenores, isso vai provocar um mau ambiente porque vamos andar em discórdia e isso vai também atrasar o trabalho porque estamos a discutir como vamos fazer, e depois eu quero de uma maneira, porque o que está feito não chega, mas para ele chega e depois como é? Eu não consigo muito bem lidar com este tipo de coisas, a não ser que essa pessoa tenha ideias melhor que as minhas, saiba fazer tudo melhor que eu, queira fazer tudo melhor que eu e preocupar-se ainda mais que eu, não consigo fazer coisas a sério e bem feitas em grupo, porque tenho a minha maneira de gerir e fazer as coisas e se alguém não se preocupa tanto como eu e com todos os pormenores como eu, é óbvio que vai haver chatices e complicações. E eu simplesmente não gosto disso por duas razões, não me apetece estar a chatear e depois não quero correr o risco de ter uma nota pior por causa do meu parceiro, isso, não posso admitir. Se for uma má nota devido a eu ou o grupo não sabermos melhor, aceito, ter uma nota pior devido ao meu parceiro e não a mim? Não consigo aceitar, se eu sabia fazer melhor e por culpa dele não conseguimos melhor, não consigo aceitar.

Por ambas estas razões, prefiro fazer trabalhos sozinho. E detesto mesmo quando tem de ser em grupo, tento sempre dar a volta por onde possa. Nos últimos 2 anos da universidade, sempre tive 18 e 19 nos trabalhos (não sei porquê mas os profs não dão 20...) e sempre fiz o trabalho sozinho na maior parte. Em todos eles tive um grupo, mas lá está, eram amigos que sabiam menos do que eu e obviamente que não se importaram e eu também não. Não tiveram trabalho e ficaram com boa nota, claro que depois não ficam a perceber muito não têm tanta prática, mas isso é problema deles, eles é que também quiseram que assim fosse. O que quero dizer é que se nestes trabalhos eu tivesse feito com outro pessoal que não fosse amigo meu, se tivesse sido um grupo aleatório com o pessoal que estava numa aula qualquer, era bem provável que eu tivesse uma nota pior e eu simplesmente não consigo aceitar isso.

Já me adiantei de mais... Espero que consigam perceber o que tentei dizer...
 
Última edição:
Não vou comentar cada ponto que mencionaste, mas uma coisa te digo: também sou assim, e concordo com tudo.
A diferença é que ainda estou no 12º ano, e estou no curso de Ciências e Tecnologias. Ou seja, ou se é auto-didacta, ou vai-se para a universidade sem se saber coisa alguma.

Até este tópico, eu não fazia a mínima ideia de como se trabalhava. Nem nunca tinha ouvido falar do SVN.

edit - Quanto à "outra pessoa" com quem programamos, ainda não aconteceu eu ter estado com alguém melhor do que eu (modéstia à parte; se bem que também não conheço muitos programadores), mas eu gostava que isso acontecesse um dia, porque acho que é a melhor forma de evoluir - e se tiver a minha porção de trabalho bem planeada, acho que me consigo desenrascar sozinho.
 
Última edição:
Nazgulled:

Estás a abordar o problema da maneira errada. Se tivesses um colega que soubesse mais que tu e codasse tudo sozinho e tu ficasses sem perceber nada, não ias gostar pois não?

A atitude do "faço sozinho e eles não se importam" é o caminho mais fácil. Deve-se delegar as tarefas e ter um controlo periódico para saber se as coisas estão a ser feitas dentro do tempo previsto ou não. Marcam-se checkpoints com diversos pontos de desenvolvimento e depois analiza-se o progresso. Mas toda a gente deve desenvolver e caso alguém fique para trás, deves tentar motivar a pessoa.

Isso é um problema grave que terás mais à frente se trabalhares nesta área a liderar equipas. É tua OBRIGAÇÃO (se fores o que mais percebe e se não fores, se estiveres como líder de projecto, por exemplo) motivar a tua equipa. Na faculdade, sendo o que sabe mais, é teu DEVER (não obrigação) ajudar os teus colegas e tentar motivá-los.

Se eles te disserem straight up que tão a c*gar, então aí não há nada a fazer, porque tens que fazer os trabalhos. Agora se eles se calhar não têm tanto conhecimento, mas até querem fazer as coisas, não podes achar que só te estão a atrasar. Aí estás a impedí-los de evoluír.
 
Boas!

Antes de mais, julgo que o Naz abordou a questão do lado errado, apenas vi ele falar da parte bruta do trabalho, o desenvolvimento. Um trabalho não é só isso, existe a preparação e o planeamento.

Eu também detesto trabalhar com pessoal que se cola, e detesto ainda mais trabalhar com pessoal que se agarra ao trabalho e esquece-se que existe o resto do grupo. Mas o trabalho não é só a parte de desenvolvimento, algo BEM discutido leva a um desenvolvimento bastante proveitoso, e para discutir não é necessário ser-se um génio em programação, basta saber-se argumentar bem e argumentar com conteúdo.

Só ao fim de 4 anos na faculdade é que consegui encontrar um gajo com quem eu possa dizer que trabalho bem. E ele tem mais dificuldades do que eu, mas os nossos trabalhos têm tido um sucesso bastante bom, e este ano que passou juntou-se outro gajo ao grupo que nada temos a apontar em relação a ele. Parte má disto..., eu e o outro gajo (o primeiro) vamos de Erasmus agora :P Logo agora que as coisas começaram a funcionar.

Um bom grupo não é aquele que programa de forma equilibrada, não é aquele cujos elementos têm conhecimentos equilibrados, mas sim que está tudo bem estruturado e que cada um sabe fazer o que tem de fazer.

A thread fala sobre métodos de trabalho em equipa, julgo que o problema está mesmo no método de trabalho, independentemente de ser em equipa ou não.
 
Ora aqui está uma thread interessante...li os posts um bocado na diagonal mas deixo aqui a minha experiência :P

Estou na minha terceira matrícula na universidade, e acho que uma das coisas melhores do meu curso é mesmo o trabalho em equipa. Desde há um ano que tenho um grupo de trabalho mais ou menos fixo e em que conseguimos coordenar as coisas de modo a saírem o melhor possível e o nosso método é simples: discutir a solução juntos, dividir o trabalho e fazer. Boa parte das vezes resulta, mas já me deparei com problemas, desde colegas que não têm autonomia e passam grande parte do tempo a perguntar em vez de investigar, até aos tais casos em que dizemos "faz esta parte" e depois verificamos que aquela parte não ficou tão boa como queríamos.

Ás vezes há conflitos a discutir as coisas mas não acho que seja "perder tempo". Discutir para chegar á melhor solução para o problema não é perder tempo, é abordar o problema e se eu sei que tenho boas ideias, também sei que não sou perfeito e há momentos em que se calhar não vejo as coisas da melhor forma. Nesse aspecto, prefiro muito mais esgrimir argumentos com alguém ao ínicio do que perceber mais tarde que não estou a fazer da melhor maneira (isto claro, funciona trabalhando com pessoas do mesmo nível)...

Para a próximo semestre vou ter duas cadeiras (ES+SD), cujo projecto é conjunto e feito em grupos de 9 (!!!) pessoas. Coordenar as coisas vai ser um desafio interessante e completamente diferente de coordenar com mais uma ou duas. :P
 
Para a próximo semestre vou ter duas cadeiras (ES+SD), cujo projecto é conjunto e feito em grupos de 9 (!!!) pessoas. Coordenar as coisas vai ser um desafio interessante e completamente diferente de coordenar com mais uma ou duas. :P

O projecto de SD é só de 3, só que é integrado. Ou seja, pegam em 3 grupos de 3 de SD e fazem um grupo de ES e trabalham todos juntos. Pelo menos no meu tempo era assim ;)

Sorry pelo off-topic rapidinho :D
 
Estás a abordar o problema da maneira errada. Se tivesses um colega que soubesse mais que tu e codasse tudo sozinho e tu ficasses sem perceber nada, não ias gostar pois não?
Simples, não fazia grupo com ele... Mas não podes ir por ai, porque a escolha de eles não fazerem nada não foi minha. E modéstia a parte, o pessoal com quem eu tenho feito os trabalhos não tem a mesma experiência que eu, nem se quer lá perto, de programação. Uns nem se quer vieram de informática no secundário, outros apenas programaram quando era preciso pa fazer os trabalhos e assim. Eu não, eu sempre gostei de programar, sempre gostei de investigar tudo e mais alguma coisa, fazer experiências e programas tudo extra-curricular. Nunca arranjei ninguém para um grupo meu que fosse assim como eu.

A atitude do "faço sozinho e eles não se importam" é o caminho mais fácil. Deve-se delegar as tarefas e ter um controlo periódico para saber se as coisas estão a ser feitas dentro do tempo previsto ou não. Marcam-se checkpoints com diversos pontos de desenvolvimento e depois analiza-se o progresso. Mas toda a gente deve desenvolver e caso alguém fique para trás, deves tentar motivar a pessoa.
Desculpa mas eu não consigo fazer as coisas assim... É o que já disse, não vou deixar que o facto de eles não saberem muito, serem um pouco desleixados e a única preocupação deles no trabalho é passar fazer com que eu tire uma nota de maravilha. Simplesmente não vou deixar isso acontecer. Eu sei as capacidades que tenho e sei que consigo tirar grandes notas nos trabalhos se me esforçar e não estou para ter uma nota fraca por causa do resto dos membros do grupo. E tenho mais que fazer que estar a planear tarefas, analisar o progresso e bla bla, eles não se preocupam o suficiente para isso e se já dá bastante trabalho ter que fazer tudo sozinho em condições, então planear tarefas e ver como está o progresso deles, eu ficava sem vida pessoal.

Isso é um problema grave que terás mais à frente se trabalhares nesta área a liderar equipas. É tua OBRIGAÇÃO (se fores o que mais percebe e se não fores, se estiveres como líder de projecto, por exemplo) motivar a tua equipa. Na faculdade, sendo o que sabe mais, é teu DEVER (não obrigação) ajudar os teus colegas e tentar motivá-los.
Mas ai a situação é diferente. O que está em jogo aqui? A minha média e é isso que me interessa. Pelo menos em programação tenho que mostrar aquilo tudo que sei ao máximo porque é o que gosto e no futuro gostava que o meu currículo dissesse isso. Um da mais tarde quando tiver um emprego e trabalhar em equipa, das duas uma: ou sou o responsável pelo trabalho ou sou apenas um empregado. Se for empregado é simples, tenho uma tarefa, e cumpro-a, não tenho nada a ver com os outros, se for o responsável, sim terei que coordenar e tal, mas se calhar não vou programar tanto ou até mesmo nada. E também é diferente, já não tenho que ter um bom trabalho para ter grandes notas para depois ter um bom futuro. Já estou a trabalhar e se o trabalho sair mau, as culpa não será só minha ou até pode mesmo nem ser minha na totalidade e ai já não quero saber porque não vou ter consequências más como posso vir a ter nos trabalhos da univ.

Se eles te disserem straight up que tão a c*gar, então aí não há nada a fazer, porque tens que fazer os trabalhos. Agora se eles se calhar não têm tanto conhecimento, mas até querem fazer as coisas, não podes achar que só te estão a atrasar. Aí estás a impedí-los de evoluír.
Não estou a impedi-los de nada, porque eu até sugiro que façam grupos com pessoas que saibam tanto como eles, para aprenderem melhor e fazerem alguma coisa, porque se for comigo, já disse, não vou deixar que me façam tirar uma má nota só porque também querem programar. Vou deixa-los programar para depois chegar lá eu e reescrever o código todo porque estava muito mau? Perda de tempo para eles e para mim.

Antes de mais, julgo que o Naz abordou a questão do lado errado, apenas vi ele falar da parte bruta do trabalho, o desenvolvimento. Um trabalho não é só isso, existe a preparação e o planeamento.
Sinceramente, não ligo muito à parte do planeamento e preparação. Até hoje os trabalhos da univ não foram suficientemente difíceis para que eu precisasse de fazer um plano. Mas de qualquer forma, na minha opinião, isso sou é mesmo necessário quando o trabalho é bastante complexo ou estamos a trabalho em grupo num trabalho um pouco mais complexo que o costume. E também como já disse anteriormente, não ia adiantar nada fazer um plano com quem eu costumo fazer grupo, porque eles não se preocupam assim tanto ao ponto de ter tudo planeado e nem se quer têm conhecimentos suficientes para que o planeamento seja eficiente.
 
Atencao que o meu comentário era sobre trabalhar em equipa, de forma genérica, nao na faculdade. Sobre a faculdade, de facto já tive melhores notas a trabalhar sozinho do que em grupo, mas é extremamente importante ter experiencia de trabalho em grupo no mundo laboral, e é isso que eu tento procurar acima de tudo. Sabendo que nao consigo encontrar facilmente colegas de grupo com quem eu consiga trabalhar, tento aprender a gerir-me em todas as situacoes, o que acaba por acontecer é que tomo a postura de lider do grupo..., uns gostam outros nao. Azar :P
 
Back
Topo