Programas 3d

Skull Death

Power Member
Boas

Queria saber se existe algum programa em que eu possa desenhar directamente no program com a tablet e fazer a figura a 3d e depois anima-la. Por exemplo eu quero fazer uma figura a 3d, existe algum programa em que eu possa desenhar a figura de tres vistas diferentes e depois roda-la no espaço e fazer um filme de animaçao?
Se existir algum program desse tipo gostava de saber quais os melhores e mais utilizados.
 
Existem alguns para sketch como o SketchUp. Contudo para 3D não conheço nenhum.

Mas podes sempre usar o Maya ou o Max, se tiveres a tablet usas com free pen e depois moldas à vontade. Mais fácil que usar o rato.
 
(por ordem de preferencia)
O mais usado em animação e melhor? Maya ou XSI ou Max.
Para criar modelos 3D com Tablet? Zbrush ou Mudbox - nada de animações directamente nestes dois.


Por acaso não gosto muito de modelar com tablet no Max. Tenho de alterar o click do botao esquedo do rato para um botao da caneta, para poder ter precisao na posição dos vertexes ouedges, porque senão acabo por tremer a mao quando toco com a ponta da caneta na superficie da mesa.
 
Boas novamente

Entao como fazem os realizadores de filmes de animaçao? Eu sei que eles trabalham com a tablet para fazer animaçoes, entao eles tem que desenhar os elementos e modela-los a 3d num programa e depois usar outro para aniamar certo?
 
Não precisas obrigatoriamente de ter uma tablet para fazer animação ou trabalhar em 3D.
Depois, é mais que normal que se utilize varios programas num projecto.

O Zbrush que referi é usado para criação de modelos, principalmente organicos e para detalhar modelos feitos noutras aplicações. É opcional, mas obtem-se resultados muito melhores que se so usares apenas apenas uma app de modelação e animação etc como o Max ou Maya.

Mas o Zbrush funciona de um modo diferente dos outros, é como se tivessemos a trabalhar com barro. Logo ter uma tablet ajuda muito mais no trabalho com zbrush.


Se queres fazer figuras em 3D e depois anima-las acho que devias primeiro arranjar o Maya ou o Max que sao os que têm mais tutoriais ai na net e ires aprendendo a modelar etc. Até porque não é de um dia para o outro que começas a animar, nem de uma semana para a outra ou mes para o outro. Usares tablet com o Maya ou com o Max para criar figuras não te ajuda em muito principalmente se nunca trabalhas-te com nenhum deles.

Eu dou-me melhor com o rato a modelar no Max do que com a tablet. E nos poucos modelos que animei, usei sempre o rato também.
Uso a tablet para trabalhar no zbrush, photoshop, pintar texturas.

Se arranjast uma tablet e tas numa de a usar e tas a falar em animação 3D porque te disseram que se usavam tablets nisso, acho que devias arranar o zbrush, pois das muito mais uso ai, e a curva de aprendizagem é muito menos do que crair filmes de animação...
 
Última edição:
Agora lembrei-me de outra duvida, e a seguinte: posso desenhar no photoshop um personagem visto de algumas maneiras diferentes e depois inseri-las num programa e fazer o personagem a 3d? Eu li uma vez alguma coisa sobre isso mas nao me recordo...
 
e que tal o cinema 4D ? e muito bom porem pouco conhecido na area mas ja foi utilizado em filmes tipo homem aranha 3 pular a cerca (este os bonceos foram modelados e animados no programa)

depois depnde do que queres animar para animar bonecos a mais dificil tens de fazer uma estrutura ossea basica para o boneco funcionar correctamente e muito facil de aprender

podes sempre tentar o demo ja que a oputra versao custa cerca de 4000/5000€

demo----> http://www.maxon.net/pages/download/downloads_e.html
 
Agora lembrei-me de outra duvida, e a seguinte: posso desenhar no photoshop um personagem visto de algumas maneiras diferentes e depois inseri-las num programa e fazer o personagem a 3d? Eu li uma vez alguma coisa sobre isso mas nao me recordo...
Isso chamam-se BluePrints, o seu uso facilita q as proporçoes do q se faz estejam conforme o que se pretende.
Por exemplo, se modelares um carro (Ford Focus por exemplo) convem arranjares a vista de cima, lado, frente e tras, para te poderes guiar.

e que tal o cinema 4D ? e muito bom porem pouco conhecido na area mas ja foi utilizado em filmes tipo homem aranha 3 pular a cerca (este os bonceos foram modelados e animados no programa)
É normal haver varios programas na pipeline de produção. O Bodypaint é muito bom. Humm... esse do Pular a cerca em que os modelos foram modelado e animados no c4d... onde viste isso? Tou a perguntar isto porque se não estou em erro tinha lido que a dreamworks tinha usado maya como main tool.

depois depnde do que queres animar para animar bonecos a mais dificil tens de fazer uma estrutura ossea basica para o boneco funcionar correctamente e muito facil de aprender
É mais dificil ou é muito facil de aprender? Eu não acho que seja muito facil. A verdade é que não é qualuqer um que anima decentemente.

podes sempre tentar o demo ja que a oputra versao custa cerca de 4000/5000€
Tive de ir ver no revendedor portugues, porque À uns tempos, num sitio onde trabalhava foram la uns gajos tentar vender o C4d e não tinha nada a ver com esse preço... Acho que já nem o Max tem esses velores.
Preço actual (techlimits):

Cinema 4D R11
Versão para Mac OS X e Windows:
PVP € 750.00 + IVA

Cinema 4D R11 Studio
Mac OS X ou Windows.
PVP € 3 000.00 + IVA
 
pular a cerca dizia no site da maxon quando lançaram esta nova versao dizia la qualquer coisa de cinema 4d ja utilizado em varios filmes como homem aranha 3 e pular a cerca (nao me lembro dos outros)

acerca do preço

o de 750€ nao tem muitas ferramentas

ao contrario do studio bundle que tem o triplo deleas e mais eficientes...


pode-se comparar o de 750 a uma windows vista starter

e o studio bundle ao ultimate 64bits ;)


eu uzo mais para renders podem ver alguns trabalhos meus --> http://www.diogomota.deviantart.com
so alguns e que foram cinema 3D oo de c4d foram os gloobolos (1º trabalho) jante;(ganhei um pequeno concurso com este modelo) bolas (abstracto) memoria ram (para a escola(1º trabalho em body paint)) e o happy 2009 para o DA

mas tambem ja faço algumas animaçoes
 
Mas nao existe mesmo nenhum programa em que eu possa inserir um boneco desenhado de vistas diferentes ou tenho obrigatoriamente que modela-las? Nao posso desenhar directamente no program?

Ah andei a pesquisar e vi um tutorial sobre cinema 4d e la aparecia o BodyPaint...O body paint e uma ferramenta do cinema 4d?
 
Última edição:
Mas nao existe mesmo nenhum programa em que eu possa inserir um boneco desenhado de vistas diferentes ou tenho obrigatoriamente que modela-las? Nao posso desenhar directamente no program?

Ah andei a pesquisar e vi um tutorial sobre cinema 4d e la aparecia o BodyPaint...O body paint e uma ferramenta do cinema 4d?

Não, isso não existe, não podes estar à espera de criar 3D sem trabalho...
 
pular a cerca dizia no site da maxon quando lançaram esta nova versao dizia la qualquer coisa de cinema 4d ja utilizado em varios filmes como homem aranha 3 e pular a cerca (nao me lembro dos outros)

Não tas a fazer confusão com o Open Season? Mesmo assim, o porgrama é usado em pipeline, nao é software unico. Se fores ao site da Autodesk também tao la filmes que estão também no site da maxon.

ao contrario do studio bundle que tem o triplo deleas e mais eficientes...

e o studio bundle ao ultimate 64bits ;)
Mas esse studio não é o qeu tem mais 7 modolos? Se é , é o qeu eu ai tenho a 3000 euros.
Não conheço essa versão ultimate.


Os peneus tao porreiros.
 
Não tas a fazer confusão com o Open Season? Mesmo assim, o porgrama é usado em pipeline, nao é software unico. Se fores ao site da Autodesk também tao la filmes que estão também no site da maxon.


Mas esse studio não é o qeu tem mais 7 modolos? Se é , é o qeu eu ai tenho a 3000 euros.
Não conheço essa versão ultimate.


Os peneus tao porreiros.

talvez ja nao mel lembro se era o open season..

versao ultimate?

eu tava a comparar o cinema 4d r11 com o cinema 4d studio bundle

como sendo o mesmo que comparar windows vista starter com windows vista ultimate respectivamente

sim o studio bundle traz mais modulos incluindo mograph muito util para animaçoes sincronizadas...

edit: ainda bem que gostas dos peneu para acertar com a textura da borracha e com o bump map foram quase 2 dias..
____________


@Skull Death

sim bodypaint vem integrado com cinema 4D ;)
 
exacto.

tive a dar uma olhadela no teu blog

foste tu que fiseste o lamborghini e texturizas-te ???????????


:wow::wow:
esta 5***** ou melhor 6******

quando for grande quero ser como tu :009:
 
Obrigado

Sim, tudo o que ta no Blog e tem a letras laranja por cima de cada trabalho a dizer "my artwork" é meu. O que tem "tutoriais" é que não é.

O Lamborghini ainda não está terminado. Faltam algumas peças na parte de tras, falta alterar alguns aspectos da modelação e alterar alguns materiais. Mas agora tenho exames para fazer e não vou pegar nesse trabalho tão cedo.
 
[Ajuda] Programas 3D maqueta

No âmbito da disciplina de AP, o meu grupo está a pensar em fazer uma maqueta digital 3D da nossa escola com várias modificações de modo a torná-la mais ecológica (implementação de painéis fotovoltaicos e mini-aerogeradores eólicos). Gostaríamos para isso que nos dessem uma ajuda aconselhando-nos os programas melhores para fazer este tipo de trabalho.

Temos preferência por um programa que fosse simples e gratuito e que desse para importar objectos de outros programas, como por exemplo Solidworks (ou outros programas que nos aconselhassem). Os objectos seriam painéis fotovoltaicos e miniaerogeradores eólicos como este.

Desde já, obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo