1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programas 3d

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Skull Death, 13 de Janeiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 2895)

1. Skull Death

Skull Death Power Member

Boas

Queria saber se existe algum programa em que eu possa desenhar directamente no program com a tablet e fazer a figura a 3d e depois anima-la. Por exemplo eu quero fazer uma figura a 3d, existe algum programa em que eu possa desenhar a figura de tres vistas diferentes e depois roda-la no espaço e fazer um filme de animaçao?
    Se existir algum program desse tipo gostava de saber quais os melhores e mais utilizados.

2. Revenant

Revenant Power Member

Existem alguns para sketch como o SketchUp. Contudo para 3D não conheço nenhum.

Mas podes sempre usar o Maya ou o Max, se tiveres a tablet usas com free pen e depois moldas à vontade. Mais fácil que usar o rato.

3. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

(por ordem de preferencia)
    O mais usado em animação e melhor? Maya ou XSI ou Max.
    Para criar modelos 3D com Tablet? Zbrush ou Mudbox - nada de animações directamente nestes dois.

Por acaso não gosto muito de modelar com tablet no Max. Tenho de alterar o click do botao esquedo do rato para um botao da caneta, para poder ter precisao na posição dos vertexes ouedges, porque senão acabo por tremer a mao quando toco com a ponta da caneta na superficie da mesa.

4. Skull Death

Skull Death Power Member

Boas novamente

Entao como fazem os realizadores de filmes de animaçao? Eu sei que eles trabalham com a tablet para fazer animaçoes, entao eles tem que desenhar os elementos e modela-los a 3d num programa e depois usar outro para aniamar certo?

5. foxymophandlema

Não precisas obrigatoriamente de ter uma tablet para fazer animação ou trabalhar em 3D.
    Depois, é mais que normal que se utilize varios programas num projecto.

O Zbrush que referi é usado para criação de modelos, principalmente organicos e para detalhar modelos feitos noutras aplicações. É opcional, mas obtem-se resultados muito melhores que se so usares apenas apenas uma app de modelação e animação etc como o Max ou Maya.

Mas o Zbrush funciona de um modo diferente dos outros, é como se tivessemos a trabalhar com barro. Logo ter uma tablet ajuda muito mais no trabalho com zbrush.

Se queres fazer figuras em 3D e depois anima-las acho que devias primeiro arranjar o Maya ou o Max que sao os que têm mais tutoriais ai na net e ires aprendendo a modelar etc. Até porque não é de um dia para o outro que começas a animar, nem de uma semana para a outra ou mes para o outro. Usares tablet com o Maya ou com o Max para criar figuras não te ajuda em muito principalmente se nunca trabalhas-te com nenhum deles.

Eu dou-me melhor com o rato a modelar no Max do que com a tablet. E nos poucos modelos que animei, usei sempre o rato também.
    Uso a tablet para trabalhar no zbrush, photoshop, pintar texturas.

Se arranjast uma tablet e tas numa de a usar e tas a falar em animação 3D porque te disseram que se usavam tablets nisso, acho que devias arranar o zbrush, pois das muito mais uso ai, e a curva de aprendizagem é muito menos do que crair filmes de animação...

Última edição: 13 de Janeiro de 2009
  6. Skull Death

Skull Death Power Member

Muito obrigado pela ajuda.

7. Skull Death

Skull Death Power Member

Agora lembrei-me de outra duvida, e a seguinte: posso desenhar no photoshop um personagem visto de algumas maneiras diferentes e depois inseri-las num programa e fazer o personagem a 3d? Eu li uma vez alguma coisa sobre isso mas nao me recordo...

8. e que tal o cinema 4D ? e muito bom porem pouco conhecido na area mas ja foi utilizado em filmes tipo homem aranha 3 pular a cerca (este os bonceos foram modelados e animados no programa)

depois depnde do que queres animar para animar bonecos a mais dificil tens de fazer uma estrutura ossea basica para o boneco funcionar correctamente e muito facil de aprender

podes sempre tentar o demo ja que a oputra versao custa cerca de 4000/5000€

demo----> http://www.maxon.net/pages/download/downloads_e.html

9. foxymophandlema

Isso chamam-se BluePrints, o seu uso facilita q as proporçoes do q se faz estejam conforme o que se pretende.
    Por exemplo, se modelares um carro (Ford Focus por exemplo) convem arranjares a vista de cima, lado, frente e tras, para te poderes guiar.

É normal haver varios programas na pipeline de produção. O Bodypaint é muito bom. Humm... esse do Pular a cerca em que os modelos foram modelado e animados no c4d... onde viste isso? Tou a perguntar isto porque se não estou em erro tinha lido que a dreamworks tinha usado maya como main tool.

É mais dificil ou é muito facil de aprender? Eu não acho que seja muito facil. A verdade é que não é qualuqer um que anima decentemente.

Tive de ir ver no revendedor portugues, porque À uns tempos, num sitio onde trabalhava foram la uns gajos tentar vender o C4d e não tinha nada a ver com esse preço... Acho que já nem o Max tem esses velores.
    Preço actual (techlimits):

Cinema 4D R11
    Versão para Mac OS X e Windows:
    PVP € 750.00 + IVA

Cinema 4D R11 Studio
    Mac OS X ou Windows.
    PVP € 3 000.00 + IVA

10. pular a cerca dizia no site da maxon quando lançaram esta nova versao dizia la qualquer coisa de cinema 4d ja utilizado em varios filmes como homem aranha 3 e pular a cerca (nao me lembro dos outros)

acerca do preço

o de 750€ nao tem muitas ferramentas

ao contrario do studio bundle que tem o triplo deleas e mais eficientes...

pode-se comparar o de 750 a uma windows vista starter

e o studio bundle ao ultimate 64bits ;)

eu uzo mais para renders podem ver alguns trabalhos meus --> http://www.diogomota.deviantart.com
    so alguns e que foram cinema 3D oo de c4d foram os gloobolos (1º trabalho) jante;(ganhei um pequeno concurso com este modelo) bolas (abstracto) memoria ram (para a escola(1º trabalho em body paint)) e o happy 2009 para o DA

mas tambem ja faço algumas animaçoes

11. Skull Death

Skull Death Power Member

Mas nao existe mesmo nenhum programa em que eu possa inserir um boneco desenhado de vistas diferentes ou tenho obrigatoriamente que modela-las? Nao posso desenhar directamente no program?

Ah andei a pesquisar e vi um tutorial sobre cinema 4d e la aparecia o BodyPaint...O body paint e uma ferramenta do cinema 4d?

Última edição: 14 de Janeiro de 2009
  12. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Não, isso não existe, não podes estar à espera de criar 3D sem trabalho...

13. foxymophandlema

Não tas a fazer confusão com o Open Season? Mesmo assim, o porgrama é usado em pipeline, nao é software unico. Se fores ao site da Autodesk também tao la filmes que estão também no site da maxon.

Mas esse studio não é o qeu tem mais 7 modolos? Se é , é o qeu eu ai tenho a 3000 euros.
    Não conheço essa versão ultimate.

Os peneus tao porreiros.

14. Skull Death

Skull Death Power Member

Muito obrigado pela ajuda!

15. talvez ja nao mel lembro se era o open season..

versao ultimate?

eu tava a comparar o cinema 4d r11 com o cinema 4d studio bundle

como sendo o mesmo que comparar windows vista starter com windows vista ultimate respectivamente

sim o studio bundle traz mais modulos incluindo mograph muito util para animaçoes sincronizadas...

edit: ainda bem que gostas dos peneu para acertar com a textura da borracha e com o bump map foram quase 2 dias..

@Skull Death

sim bodypaint vem integrado com cinema 4D ;)

16. foxymophandlema

Também se pode adquirir em separado para user como aplicação à parte.

Works with
    3ds max, LightWave 3D,
    Maya, XSI

17. exacto.

tive a dar uma olhadela no teu blog

foste tu que fiseste o lamborghini e texturizas-te ???????????

:wow::wow:
    esta 5***** ou melhor 6******

quando for grande quero ser como tu :009:

18. foxymophandlema

Obrigado

Sim, tudo o que ta no Blog e tem a letras laranja por cima de cada trabalho a dizer "my artwork" é meu. O que tem "tutoriais" é que não é.

O Lamborghini ainda não está terminado. Faltam algumas peças na parte de tras, falta alterar alguns aspectos da modelação e alterar alguns materiais. Mas agora tenho exames para fazer e não vou pegar nesse trabalho tão cedo.

19. SqualleoN

SqualleoN Banido

eu uso o Blender. Nao tenho tablet e consigo fazer algumas animaçoes. :)

20. DiogO1

DiogO1 Power Member

[Ajuda] Programas 3D maqueta

No âmbito da disciplina de AP, o meu grupo está a pensar em fazer uma maqueta digital 3D da nossa escola com várias modificações de modo a torná-la mais ecológica (implementação de painéis fotovoltaicos e mini-aerogeradores eólicos). Gostaríamos para isso que nos dessem uma ajuda aconselhando-nos os programas melhores para fazer este tipo de trabalho.

Temos preferência por um programa que fosse simples e gratuito e que desse para importar objectos de outros programas, como por exemplo Solidworks (ou outros programas que nos aconselhassem). Os objectos seriam painéis fotovoltaicos e miniaerogeradores eólicos como este.

Desde já, obrigado.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página