Projecto Arrefecimento de um PIV 3.0 Prescott

KAMPUZ

Power Member
Boas,

Como para já não tenho grande interesse em fazer um upgrade profundo ao PC, vou apenas fazer um ligueiro OC para ver se ele aguenta mais 1 ou 2 anos.

O PC é o seguinte:

PIV 3.0 Prescott
Asus P4P800-E Deluxe
2*512 DDR Kingston

Consegui meter o bicho a 3.6 mas as temperaturas aumentaram um bocado (grande)
Sem OC e em idle a temp anda na volta dos 50º mas em full chega facilmente aos 70º por vezes passando ligeiramente este valor. Pelo que li 70º é a temperatura máxima recomendada para este processador mas poderá aguentar até aos 75 sem grandes estragos. Com OC as temperaturas aumetam como é obvio pelo que estou a ponderar fazer um arrefecimento ao meu PC.

Há 2 hipoteses:
- Encher aquilo de ventoinhas (solução mais barata, menos eficaz e mais ruidosa)
- Water

Qualquer das Hipoteses terá sempre de ser compativel (parcialmente) com um futuro upgrade (agora socket 478, futuramente um Core 2).

Entretanto estive a fazer uma arrumação no PC e passou disto:

Para isto:


Assim já dá para verem mais ou menos o espaço que tenho disponivel no PC.

Quantos graus acham que eu vou conseguir baixar com cada umas das soluções? E quanto dinheiro é que teria de gastar para meter por exemplo a 3.6 ou 3.9 sem que as temps passasem dos 70º em full?

Gracias
 
Tenho um cpu+mboard iguais ao teu...

50ºC de caixa aberta a 3.6GHz.

Já usei estes dois coolers e qualquer um faz bem o serviço: Thermalright XP-90C e Scythe Ninja Plus. Usa também Artic Silver 5 como pasta térmica :)

Antes de pensares em encher isso de ventoinhas, pensa em pôr um cooler bom.


Convém também pôr uma ventoinha traseira (o maior possível) e uma frontal (perto do disco).
 
eu estou com uma torradeira dessas
p4 3,4 a 4ghz
tudo fervia na minha caixa...principalmente a fonte....com vcore default8o

meti um cooler TT 775 e tive que adicionar uma fan de 120 por cima para espalhar o ar quente e aumentei a potencia da fan de outtake






assim tenho uns "normais" 63ºc em full load a foldar e a minha fonte deixou de queimar
o lado positivo é que com o inverno á porta dá sempre jeito uma fonte de calor :002:.....e aquilo faz essa função de forma soberba....grrrr
 
Última edição:
Boas,

Ainda agora tive a jogar o FIFA07 e as temps do PC subiram de 52º para uns impressionantes 72º de valor médio (máximo 73º). Eu sei que o meu cooler não vale grande coisa mas mesmo que eu coloque um melhor, vou conseguir fazer baixar as temps? É que para arrefecer isto a Ar preciso de 1 cooler para o CPU e 2 ventoinhas pelo menos para a caixa.

Aquilo que eu queria mesmo evitar era andar a gastar dinheiro em ventoinhas e depois chegar à conclusão de que não é suficiente e ter depois de investir num sistema Water. A solução do steelballzz parece interessante mas iria implicar andar a furar a caixa e não me parece que eu tenha muito jeito para andar lá a fazer furos :). Em termos de barulho como é isso steelballzz?
 
Eu tive um Prescott [email protected]. Só o consegui dominar com WC. Temps de 40º em idle e 48º em full no Verão. No Inverno passava para 32º/40º. Quando tinha aircooling, usei um Thermalright XP (qq coisa) entre outros e andava sempre na casa dos 55º idle e 70º full.
 
O steelballz é uma menina, isso ficava bom era com umas tornados :P

Epah sinceramente quem quer ficar com um P4 mais uns tempos investir em WC parece-me a melhor solução...

O meu XP90-C e a Tornado lá vão dando conta do 148 torradeira até ao 6600 vir cá pra casa...
 
Back
Topo