Impressora 3D RepRap Prusa

@FiwiPITO , meu caro, se esse prob surgiu com a montagem e desmontagem sugeria que revejas essas peças... Procura por empenos, verifica os alinhamentos, confirma a esquadria , vigia os apertos das belts!
Isso não pode, só porque se desmanchou umas partes, ficar tudo desconfigurado. verifica bem os varoes roscados, se estao direitinhos.

depois, tenta encontrar no thingui, peças semelhantes às 2 mods que postei atras, antes de ter instalado o lead screw, mas adequadas à Steel... Aqui nao te posso ajudar, sorry, mas no meu caso tiveram um impacto mt significativo na qualidade final das prints.

Good luck!

G_card, fixe ver aqui as primeiras pics de V-slot... ;)
 
@Pynto R , ganda treta com os rolamentos. Quando dizes estragados tem a ver com o Barulho? (Experimenta os que imprimiste... Voltei a ler um artigo giro, ja nao sei onde, sobre os bons resultaos com os rolamentos impressos!)

Foram os 623zz, simplesmente não rodam, parecem estar presos por dentro. Mas nem estou para me preocupar, fica a rodar pelo parafuso.
Os rolamentos lineares estão ali à espera de ser montados, quando acabar de re-imprimir as peças todas da impressora para montar de novo :)

Quanto à fonte, verifica se as vias são comuns (estão ligadas entre si) com o multímetro: mede a resistência/conectividade entre gnd1 e gnd2, gnd1 e gnd3, gnd2 e gnd3, 12v1 e 12v2, 12v1 e 12v3, 12v2 e 12v3.
Se forem comuns, não terá problema usar apenas 2 vias. Mas convém os cabos aguentarem com a amperagem. Qual o awg dos cabos? Há de estar escrito neles em letras pequenas.
 
@FiwiPITO , meu caro, se esse prob surgiu com a montagem e desmontagem sugeria que revejas essas peças... Procura por empenos, verifica os alinhamentos, confirma a esquadria , vigia os apertos das belts!
Isso não pode, só porque se desmanchou umas partes, ficar tudo desconfigurado. verifica bem os varoes roscados, se estao direitinhos.

depois, tenta encontrar no thingui, peças semelhantes às 2 mods que postei atras, antes de ter instalado o lead screw, mas adequadas à Steel... Aqui nao te posso ajudar, sorry, mas no meu caso tiveram um impacto mt significativo na qualidade final das prints.

Good luck!

G_card, fixe ver aqui as primeiras pics de V-slot... ;)

É o extruder...Não tenho uma Extrusão consistente...agora o motivo...bem ainda não descobri...

Os Steps...de 50mm...tanto dá menos como mais...Já troquei o A4988 por outro novo... Hoje vou testar sem ter o filamento na Box em cima...Pode estar a fazer muita pressão e não deixar o filamento correr...
 
Os dentes da peça que puxa o filamento (não me lembro do nome) poderão não estar a agarrar bem.
Verifica a pressão da mola que empurra o filamento contra essa peça.
Ao empurrares o filamento com a mão (basta um pouco, com a impressora desligada) para cima e para baixo, deverás ouvir o motor a rodar perfeitamente, e quase sem resistência.

Também poderá ser a voltagem no driver mal definida.

Esses drivers (A4988) já são antigos, os DRV8825 vieram substituir, e conseguem alimentar motores mais exigentes.
 
O Driver fiz como o @jbaiao me ensinou, rodar até não andar, e voltar a rodar até andar.

Pressão faz bastante, nem consigo mexer com a mão, vou ver se tiro o parafuso, e ver se algum rolamento tá estragado...Sem resolver isto não imprimo nada em condições...É pah é cada cena!!!
 
Já tenho quase tudo para começar mas...

ghC1EPy.jpg


BMm0vbs.jpg


...preciso de tempo para montar :cwm3: , ando cheio de trabalho:facepalm:
A ver se a meio da semana que vem consigo arrancar com isto...:victory:
 
Também poderá ser a voltagem no driver mal definida.

Esses drivers (A4988) já são antigos, os DRV8825 vieram substituir, e conseguem alimentar motores mais exigentes.
Em relação a este tema o driver (A4988) aguenta este motor 17HS19-2004S1
Nema 17 Motor De Passo 84oz. in/Bipolar 1.8deg 59Ncm 42x42x48mm 1 m Cabo Pinter 3D P
http:**s.*****.com/QZZJBjaM
(from ***** Android)
 
@FiwiPITO,
Tive recentemente uma situação semelhante...
Quis rever novamente os steps da extrusora (algo nao me parecia bem ) e acontecia-me exactamente o mesmo... Os 100mm nunca batiam certo.

Consegui resolver, baixando um pouca a velocidade de extrusao nos jog control ( acho que tinha a 4,0mm e baixei para 2,0mm/s). isto apenas altera a speed nos Jog controls. As prints continuam a ser definidas pelo slicer.

Penso que estava a empurrar o filamento demasiado rapido para a minha nozzle (0,3) e assim ja consegui medir os 100mm para calcular os steps consistentemente.

Isto nao afectou a extrusao durante as prints e ja me permitiu fazer a calibracao correctamente!
Espero que ajude

@miguelbarroso , essa caixinha de peças deixa-me cheio de inveja em conjunto com essa estrutura... isso vai dar gozo a montar. Bom Trabalho!

@Pynto R , obrigado pela dica de verificar a resistencia na fonte! Muito bem explicado. Hoje tenho um tempinho e quero ver se vejo uns videos para qual a setup no multimetro e em que valores e depois dou feedback. Tks
 
Última edição:
Os cabelos da vassoura funcionam! :)
WP_20160521_22_30_30_Pro.jpg


De momento o eixo Y está assim
image.jpg

http://www.thingiverse.com/thing:278941
http://www.thingiverse.com/thing:904803
http://www.thingiverse.com/thing:535497
http://www.thingiverse.com/thing:863408
http://www.thingiverse.com/thing:718677
http://www.thingiverse.com/thing:1295220
http://www.thingiverse.com/thing:567071

Assim ficou resolvido o problema que tinha na hephestos de que os braços do prato Y batiam nas braçadeiras que prendiam os varões, nos 4 cantos.
Mas agora a fita ficou ligeiramente em triângulo, terei que resolver isso...

Alguma sugestão a adicionar?
 
Bom dia meu povo!
O que é bom acaba depressa.... de volta ao work.
@Pynto R pelo que percebi esta a referir à correia, certo?
Eu desenhei um espaçador com 5mm de altura e coloquei por debaixo do suporte da correia.
Podes usar umas anilhas para fazer altura.
 
Estava-me a referir a peças e melhoramentos que possa adicionar, para alem dos que já foram adicionados.
Este será um deles http://www.ebay.com/itm/231933244734 quando houver dinheiro.

Provavelmente é o que farei, por enquanto anilhas, e depois volto a imprimir o suporte da correia com a altura alterada.

Ontem recebi 3 conjuntos desses. São bons, hoje vou montar para ver como correm.

EDIT:
Recomendo estas polias! Sao mesmo mas mesmo boas. O deslizar é completamente diferente.
Eu estou a testar as dentadas.
 
Última edição:
@Pynto R, espectacular! Está mesmo a ficar Bonitinha!
Obrigado pelos links das peças, algumas não conhecia.
Chamo só à atenção que provavelmente não iras usar as knobs para os parafusos da cama. pelo menos no meu caso, quanto mais baixinho melhor, senão em certas circunstancias, o meu ventilador circular para as prints pode bater nas cabeças dos parafusos
Peças adicionais, só mesmo o lead screw se achares que é preferivel. No meu caso, o meu ganho foram menos peças e maior estabilidade/confiabilidade em toda a altura do Z.
Para além disto, podera um eixo X que inclua o anti-tensao dos varoes lisos Z

Rêle aqui, que acho que meti aqui tudo sobre upgrades que aconselho quer com varao roscado, quer com lead screw:
https://forum.zwame.pt/threads/projecto-impressora-3d-reprap-prusa.782591/page-93#post-13783944

@jbaiao , grande bronze de certeza! Welcome back ao Pais dos Tugas!
Só para Meter contigo, biblia Fotografica ddas ultimas coisas que vale a pena partilhar, mas desta vez sem spoilers, que entretanto descobri um companheiro de forum, que se não vir as pics não lê ( lol, não resisti amigo fiwi)

Continuo a adorar fazer os bustos... Então quando é uma cara conhecida fica muito bom. Gosto do detalhe das rugas!
dJLwsBI.jpg

lembram-se do TimTim Vai à Lua!
YTmddcv.jpg

Tenho um primo quase arquitecto e andava à imenso tempo para fazer algo tipo maquete. Gostei muito do resultado.
Ainda falta mais um piso e o telhado. As janelinhas irei fazer talvez em preto para contraste. Com alguma sorte entretanto chga o easyfill da formfutura castanho que entretanto pedi para me tentarem arranjar. Falam-me mt bem desse filamento, apesar de mais caro. depois faco "review" ;)
wZw0fGh.jpg

No Fim, o meu " pet project" do momento!!!
Já só falta uma turbina em amarelo e depois o trabalho de montagem (já fui "aerobandejas" à uns anos valentes atras de modo que estas peças de aviação dão-me muito gozo. O bichino dos avioes fica!)
Toda a turbina é movel com uma pequena crank!
dP3tKqZ.jpg


Novidades cá do burgo... A fonte está a ir à vida e ontem perdi o stepper da extrusora! nada que não se resolva na china! (E tinha extras de steppers)
 
Última edição:
@jbaiao o Bem Vindo :P

@yougurt Acho que vamos deixar de ser Amigos...Não te posso confidenciar nada... :blubomte:
Essas prints estão excelentes :) Parabéns :P Quando for grande quero ser como Tu!!!

Bem chegaram as peças que me faltavam para poder ver se resolvo o meu Problema de vez...vamos lá ver como corre :P Já estou farto de estar sem imprimir :014:...hehehe

Cumps,

Fiwi.
 
Última edição:
@yougurt , fantástico mesmo.
Tenho andado mais fora do tópico, mas sempre moendo o juízo ao @jbaiao , a ver se acabo as modificações ao espaço da minha Prusa.
A minha fonte (ATX) que utilizava, perdi horas a modificar a caixa, rebitar peças para um suporte, etc., para olhar depois para os condensadores e aquilo estar tudo inchado e com marcas de derrame. lá vou eu para uma fonte nova. :/
li numa wiki há pouco tempo que as ATX são construídas sob especificações muito mais rígidas, além de terem mais safety features:
662152_zpssby3r3dc.png


Para partilhar o meu progresso:

IMAG3779_zpsluegiuqh.jpg


IMAG3780_zpsvyjfipdd.jpg

IMAG3782_zpsskxrhch9.jpg



Notas:
  • Modifiquei a altura total do casing adicionando na mesa inferior uma estrutura fixa em "U" (visível na primeira foto);
  • Achei que não haveria acesso suficiente à impressora sem ter de retirá-la de dentro, o que não é meu objectivo pois tenciono fixá-la com powerstrips da TESA, para reduzir movimentos parasitas, além de a querer entalar de certa forma ao casing, por isso adicionei dobradiças à mesa superior, de forma a abrir para trás;
  • A iluminação está feita de forma a ter folga para não chatear no abrir;
  • Optei por não ter acrílico nas laterais, primeiro porque aqui nas ilhas é qualquer coisa à volta de 70€, e sem acabamento, só corte. Fiz as paredes em restos de contraplacado que tinha cá de tampos e prateleiras da mobília da cozinha que não usei :P ;
  • Bónus: Com a adição da fita de espuma isolante visível na última foto e da espessura dos paineis de contraplacado (praí 2.2mm nos lados e 3mm atrás, não tinha bastante do 2.2 nem do 3 para se tudo de igual espessura;) ) em termos de isolamento acústico e térmico a coisa fica interessante, a ideia é poder imprimir a qualquer altura sem o barulho me incomodar. A estrutura em si ganhou inércia, o que por si mitigará os movimentos e vibrações;
  • Vou adicionar pads nos pés da mesa suporte para evitar balanços. Sou só eu ou as mesas do ikea não ficam 100% niveladas dos pés? :P
E é isto, mais uma vez, agradeço-vos, porque basta ler e acompanhar o tópico para manter o bichinho alimentado, o que é importante para quem, tal como eu, nem sempre tem o bem mais precioso em excesso, o tempo. :)
 
Última edição:
Back
Topo