Impressora 3D RepRap Prusa

@Pynto R, muito bom esse teu projecto.
Dá-me uma dica de como cortar o acrílico.

Tenho o x-ato especifico mas tenho contornos e não dá para dobrar e partir o acrílico.
 
os 5v "normais" só estão ligados quando a fonte está on, os 5v standby estão sempre ligados desde que a fonte esteja ligada na ficha, como é a ramps que liga a fonte já tem de estar ligada a alguma coisa
 
a vantagem que vejo nisso é ao fim da print a impressora ficar a consumir menos se ninguém a desligar pois continua a ser preciso ligar e desligar...
 
isso esta mesmo engraçado.
explica-me so o porque de estares a utilizar os 5VSB

a vantagem que vejo nisso é ao fim da print a impressora ficar a consumir menos se ninguém a desligar pois continua a ser preciso ligar e desligar...

Respondeste-te a ti mesmo! Para quando não estiver em casa, ou a dormir, ela se desligar sozinha.


@Pynto R, muito bom esse teu projecto.
Dá-me uma dica de como cortar o acrílico.

Tenho o x-ato especifico mas tenho contornos e não dá para dobrar e partir o acrílico.

Na dagol, pedi logo pra me cortarem. Cortam com serra, deixa as arestas bastante marcadas. Depois é ir lixando (lixa de agua) as arestas até voltarem a ficar transparentes.

Para cortares à mão, com contornos, tens que fazer pedaço a pedaço. Deixo aqui uns vídeos, são de vidro, mas mostra a ideia:

Quanto a cortar e trabalhar acrílico, este canal ajudou-me bastante nalguns projectos que fiz:
https://youtu.be/nh62xaTEmxw


Devo dizer que se começasse de novo não faria desta maneira, pois o "forno" não fica totalmente isolado, o ar sai por entre as placas de acrílico.
Provavelmente usaria ripas de madeira em cada aresta, com slots para encaixar as placas. Ficaria mais solido também.
 
@Pynto R nice, eu irei fazer algo semelhante mas queria meter mais umas coisas a mistura. mas primeiro de tudo tenho de a por a imprimir quando os senhores da alfandega deixarem... a heatbed la continua desde meio de maio...
 
Estou a usar uma fonte de computador antiga, sem a caixa, troquei-lhe a ventoinha (de 120mm) para 80mm, e em vez de puxar o ar por cima, sopro o ar pelo lado.
Em velocidade rápida/barulhenta (12V), a temperatura da fonte (ambiente) anda pelos 30º, estando a imprimir ou parada.
Em velocidade lenta/silenciosa (5V), quando está a imprimir, a temperatura anda pelos 37º, e 32º se estiver parada.
Também testei com a ventoinha desligada, estava a 45º e a subir quando decidi que não era inteligente continuar esse teste!

Portanto ficam aqui os números, para quem estiver a fazer algo parecido, não precisa de se preocupar com as temperaturas.

Já dentro da câmara, visto que eu não tenho cama quente, a temperatura ficou apenas pelos 36º.
De salientar que a temperatura ambiente da sala era de 29º.

Vou trocar a direcção da ventoinha, para ver se existe alguma diferença.
 
Bom dia,
Está toda a gente de férias
Em Lisboa zona Oriente onde poço comprar as fichas pretas que ligam a ramp e as brancas. Para motores, e necessário alguma ferramenta especial.
A minha máquina de mecânica está pronta falta a electrónica.
Logo a noite ponho umas fotos
 
Ora Boas!!!! Era tão bom que fossem férias, no meu caso. é mesmo mt trabalho e exigencias da vida pessoal...
esta semana nem tenho imprimido nem vindo ao topico :(

A tua Ramps nao trazia já ficha? (Em princípio verde)

Se precisares de comprar fichas, já para hoje, só conheço em Almada. Vai à RadiPeças, no laranjeiro. Têm muita coisa, incluido a ficha para Ramps. Não é preciso encomenda prévia.

depois, aconselho a pt robotics ( muita escolha para fichas, se encomendares até as 15h ainda podes ir buscar hoje, fica é em algueirao)

Em Lisboa, só me lembro da *****, mas nunca la fiz compras.

lembrei-me que no chines da rua podes ter alguma sorte. As minhas fichas para fans vieram todas de uns kit de leds para carros, a 2€ o pack, e durante uns tempos ainda aproveitei os leds para iluminar a bed.

Outra hipotese é aproveitares os conectores de fontes de alimentacao, que encontras com facilidade em qq loja de informatica ( refiro-me ás extenções de cabos, porque assim ficas com macho e femea )

Abc
 
Última edição:
Recentemente comecei a encontrar isto em algumas lojas Ali:
-New-3D-printer-hot-bed-Power-expansion-board-Heatbed-power-module-MOS-tube-high-current.jpg

Para quem, como eu nao gosta de se meter em soldas e montagens de componentes electronicos, julgo que pelo preço vale a pena: custa entre 7 a 9€. Tem é que se procurar por "high power module printer bed" ou algo semelhante, senao aparecem outros componentes. (Por mosfet nao cheguei lá)

Acho que esta hipotese resolve bem a conversa mosfet/relê, a baixo custo, e via china.
o que vos parece?
 
@yougurt assim por alto parece uma coisa a investir num futuro próximo
mesmo para quem gosta de soldar (como eu) nao sei se compensa o trabalho e componentes face ficar com uma placa assim

alguém tem para ai uma heatbed em alumínio? (tenho sensor indutivo)
a minha deve mesmo estar perdida na alfandega, nem respostas as reclamações dão...
 
fartei-me de esperar, estamos no verão e antes também se imprimia sem mesa aquecida!
tenho a dizer que o sensor de auto-level é muito engraçado, pois o minha tentativa de mesa de certa nao tem nada, muito menos tem afinaçao loool

o cubo de 20mm foi a primeira escolha para teste. 3 camadas de fundo e depois a parede lateral seguida.
2016-07-09%2020.44.19_zpshgrik9hl.jpg

há ali uma falha a meio mas nao sei se é ter o Z empenado (estou a espera do coupler), ou o extruder saltou um passo no filamento.
tenho de calibrar a altura do sensor penso, nas primeiras camadas anda ali material a mais.

o segundo teste foi a pirâmide.
2016-07-09%2020.43.06_zpswxxt0wlx.jpg

2016-07-09%2020.43.22_zpsu94rvhs2.jpg

2016-07-09%2020.43.29_zpsczdrkf1s.jpg

tenho ideia que estou a imprimir com excesso de material tambem, mas o pessoal entendido que de a sua opinião.
 
Back
Topo