Impressora 3D RepRap Prusa

Eu já tinha dito mais atrás para verificar isso...A Impressora vir calibrada é sempre muito muito relativo, pode vir com os dados predefinidos que "Supostamente" estariam bem, tal como a minha quando veio, o meu primeiro cubo até não foi muito mau, em comparação com outros que tenho visto...

Acho que o melhor mesmo é recomeçar do "Zero" ... Verificar todos os Steps.
 
Parece-me também que precisas de aumentar os E-Steps... pode ser só impressão minha...

Eu já tinha dito mais atrás para verificar isso...A Impressora vir calibrada é sempre muito muito relativo, pode vir com os dados predefinidos que "Supostamente" estariam bem, tal como a minha quando veio, o meu primeiro cubo até não foi muito mau, em comparação com outros que tenho visto...

Acho que o melhor mesmo é recomeçar do "Zero" ... Verificar todos os Steps.
Os steps da extrusora já ajustei, posso é ter que ajustar os eixos
 
Dos eixos é simples.
Para cada um dos eixos, com um marcador preto, marcas no varão liso o inicio, andas 10cm e voltas a marcar.
Depois medes os dois pontos e vê se bate certo com a medida de 10cm.
Se não for a correta então tens de fazer as devidas calibrações no marlin e voltar a testar com o mesmo método...
Por fim imprimir um cubo para afinares à decima de milímetro.

E vê se as correias estão justas, como se fossem cordas de viola....
 
Última edição:
@magno_23 , companheiro, reforço tudo o que disse na resposta que te dei na pág. 139 e reforço a importancia de estudares e reveres o link que lá deixei!

Como o resto da malta já disse hoje, infelizmente tens aí um conjunto muito grande de ajustes e revisões a fazer em praticamente tudo, electronico ( configs de firmware ) mas tambêm mecanico!

Recomeça,como se tivesses recebido a printer hoje... Vê tudo o que é mecânico. Os apertos, a esquadria, meter uma base para reduzir vibracoes, etc. Verifica e reverifica. Tudo tem de rolar bem... Como é que está o deslizar dos rolamentos? Precisarão de algum tipo de grease?

Novamente, Vê bem as belts, aquilo é quase corda de guitarra como foi dito acima.

Feito isto, agarra-te ao firmware. Só passas para a extrusora quando tiveres a certeza que tudo está afinado para o x,y,z.


Agora a million dollar question, se não te importas.
Que tipo de assistencia a repalgarve te está a dar nesta fase? O kit era pre built nao era? Até mete dó ver isso assim.
Abc e bom trabalho

Edit: só para teres um comparativo, temos aí uma printer ( posts do dcapitao ou algo assim, de talvez abril/maio, com uma vulcanus, mas comprada em kit no mesmo local. A primeira print dele nem pouco mais ou menos se compara à tua com as configs de fabrica. Tens fotos que podes ver. A ideia que dá é que a tua foi a despachar. Duvido que tenham feito uma print de teste)
 
Última edição:
@magno_23 , companheiro, reforço tudo o que disse na resposta que te dei na pág. 139 e reforço a importancia de estudares e reveres o link que lá deixei!

Como o resto da malta já disse hoje, infelizmente tens aí um conjunto muito grande de ajustes e revisões a fazer em praticamente tudo, electronico ( configs de firmware ) mas tambêm mecanico!

Recomeça,como se tivesses recebido a printer hoje... Vê tudo o que é mecânico. Os apertos, a esquadria, meter uma base para reduzir vibracoes, etc. Verifica e reverifica. Tudo tem de rolar bem... Como é que está o deslizar dos rolamentos? Precisarão de algum tipo de grease?

Novamente, Vê bem as belts, aquilo é quase corda de guitarra como foi dito acima.

Feito isto, agarra-te ao firmware. Só passas para a extrusora quando tiveres a certeza que tudo está afinado para o x,y,z.


Agora a million dollar question, se não te importas.
Que tipo de assistencia a repalgarve te está a dar nesta fase? O kit era pre built nao era? Até mete dó ver isso assim.
Abc e bom trabalho
Tudo dito......
É o que mais temo quando se compra algum "RTR". É por isto que prefiro DIY, ganho conhecimento e sei que começo do "zero".
 
@jbaiao, tks pelo reforço!
Sem ter nada ver, estou cheio de pena de nao ter uns trocos de parte para ficar com a tua ITOPIE, mesmo que fosse só para lhe mexer mais tarde!

O sortudo que tomar a decisão de ficar com a tua fica com o melhor negocio dos ultimos tempos!
A serio, se estiverem a pensar adquirir pensem neste modelo. Vale a pena!!!! E vem com " garantia" do melhor fabrico hehehe!
 
@jbaiao, tks pelo reforço!
Sem ter nada ver, estou cheio de pena de nao ter uns trocos de parte para ficar com a tua ITOPIE, mesmo que fosse só para lhe mexer mais tarde!

O sortudo que tomar a decisão de ficar com a tua fica com o melhor negocio dos ultimos tempos!
A serio, se estiverem a pensar adquirir pensem neste modelo. Vale a pena!!!! E vem com " garantia" do melhor fabrico hehehe!

Agradeço o comentário... apesar de alguns pensarem que estou a fazer uma "venda", o que é errado.
O que estou é a fazer é por e simplesmente dar a oportunidade a alguém que queira começar do zero, começar logo pelo TOP!
A frame está pronta e pintada, varões lisos montados, motores montados (4kg XYZ e 4,8kg extrusor bowden), peças impressas com infill de 75% na cor laranja da BQ, leadscrew TR8, etc etc etc..... até pode ir com igus (é o que está montado neste momento). Claro que cada coisa teve um custo, custo esse que não levarei nem mais 1 cêntimo do que me custou.
Como disse e volto a referir, eu não me quero desfazer dela por negocio, tenho é outros projetos em mente e o espaço em casa é pouco.
A ficar com a frame da itopie, a mesma vai para o sótão apanhar pó... o que é realmente uma pena..... mas é claro se ficar cá por casa pode ser que até a termine....
E claro, não será pelo facto de não dar "nova casa" a ela que os "outros" projetos param.... porque "parar é morrer!"
 
@magno_23 , companheiro, reforço tudo o que disse na resposta que te dei na pág. 139 e reforço a importancia de estudares e reveres o link que lá deixei!

Como o resto da malta já disse hoje, infelizmente tens aí um conjunto muito grande de ajustes e revisões a fazer em praticamente tudo, electronico ( configs de firmware ) mas tambêm mecanico!

Recomeça,como se tivesses recebido a printer hoje... Vê tudo o que é mecânico. Os apertos, a esquadria, meter uma base para reduzir vibracoes, etc. Verifica e reverifica. Tudo tem de rolar bem... Como é que está o deslizar dos rolamentos? Precisarão de algum tipo de grease?

Novamente, Vê bem as belts, aquilo é quase corda de guitarra como foi dito acima.

Feito isto, agarra-te ao firmware. Só passas para a extrusora quando tiveres a certeza que tudo está afinado para o x,y,z.


Agora a million dollar question, se não te importas.
Que tipo de assistencia a repalgarve te está a dar nesta fase? O kit era pre built nao era? Até mete dó ver isso assim.
Abc e bom trabalho

Edit: só para teres um comparativo, temos aí uma printer ( posts do dcapitao ou algo assim, de talvez abril/maio, com uma vulcanus, mas comprada em kit no mesmo local. A primeira print dele nem pouco mais ou menos se compara à tua com as configs de fabrica. Tens fotos que podes ver. A ideia que dá é que a tua foi a despachar. Duvido que tenham feito uma print de teste)
eu percebi no que me meti, nao sou nenhum "burrinho"
só fui para esta printer porque quis comprar em portugal e nao queria esta a espera das peças, não tenho nenhum problema em fazer ajustes e estragar para voltar a arranjar.
também é preciso ter atenção que estou a começar com o pior filamento possivel(eSun PLA preto e sem print fan) por isso os erros "intensificam"
Quanto ao tipo de assistencia que tenho recebido, pelo que percebi, é só uma pessoa a responder aos emails e tem respondido atempadamente, quando recebi a impressora estava lá um pouco de filamento e a marca de uma print na bed.
 
Ainda bem que mencionaste a marca do filamento ESUN.... esse é mesmo o pior filamento PLA que usei, não é pela impressão mas sim pelo armazenamento do filamento.
Nunca o deixeis na extrusora de um dia para o outro pois é muito quebradiço, e mais importante é armazenar sempre em vácuo.

Uma pequena foto de um print que fiz com esse filamento:
q8ZiakL.jpg


Relativamente aos outros comentários, não irei "comentar" apenas é bom que percebas que ninguém critica a tua decisão e talvez (por mim falo) tenhamos "escrito" o que nos vai na alma...... e desde já apresento as minhas desculpas pois não voltarei a comentar essa tua decisão.
 
Última edição:
@magno_23, olha, eu julgo que me interpretaste muito mal companheiro.
Não era de todo minha intenção deixar no ar esse aspecto do "burrinho" que realças. ( nem sei onde foste buscar isso, se o sentistes assim, peço desculpa, mas já nao somos criancinhas ( acho eu ) para dizer as coisas pela metade!

Nem pouco mais ou menos me viste a comentar a tua decisão de ires para kit.

Tentei acima de tudo ( e a restante malta) dirigir o processo de troubleshooting que era necessário para corrigires os problemas com que te deparas.

se reparares também, não gosto de me repetir desnecessariamente. Referi o acertares os steps x,y,z hà quatro paginas atras e nao voltei a tocar no assunto. Como, quatro paginas depois percebi que nao o tinhas feito, tendo acertado apenas a extrusora, resolvi reforçar a dica.

Em relaçao ao comentario da RepRap Algarve, penso que é desnecessario dizer, ( mas vou faze-lo) coloquei questao sabendo que a responsabilidade não é tua. Eles é que vendem o bicho, deviam fazer a entrega com garantias de qualidade minima e se assim nao for, terem pelo menos um service costumer que desse reposta, o que não é o caso, e isso também é algo que ninguem fica aqui surpreendido!

Se ja acompanhas o topico à algum tempo ( como disseste e bem, até tens um post na primeira pagina) já devias ter percebido que aqui procura-se ter boa onda e atitude positiva, e foi nesse sentido que te procurei abordar.

Percebo onde queres chegar com o argumento do filamento, mas nao se aplica neste caso, porque mesmo que estivesses a usar branco da BQ ias ter o mesmo drama na qualidade da print tendo as coisas como as tens actualmente.. A questao do preto ter a ver com a percepção de qualidade final da print, e nao com esse aspecto de layers desfasadas, driping , etc que estas a ter neste momento.

Nao te inibas de continuar a colocar as tuas questões, da minha parte o que me dá mais gozo é ver a malta a fazer prints de sucesso e continuarei a ajudar naquilo que puder,
 
^^ nao tenho nenhum problema com os comentários que deixam, até agradeço por só demonstra o quanto gostam do hobby e querem encaminhar o pessoal sempre para a melhor opção
eu já estou a ver outro filamento para comprar até para começar a ter noção das diferenças que existem.
@yougurt apenas disse "burrinho" por foi que me veio primeira á cabeça, nao levei o teu comentário a mal
 
Obrigado pela atitude positiva nesse caso! De facto é um pouco como dizes " é muita paixão"!

estou a ver que continuamos " printer friends" e ainda bem hehehe!
 
Isto sim... é o espirito de fórum!
É por isso que vou alimentando este tópico... e tal como o @yougurt, o que me dá pica é quando existe um novo "printer man"....
É nesta fase que com os nossos conhecimentos, com erros do passado, com melhorias para futuro, entramos em ação!

E o bichinho para novos projetos volta a andar "aos saltinhos"!
É o tico e o teco em ação!
hehe
 
Hehehe, Grandes Malucos!!!

@magno_23 ao contrário de muitos forums e alguns utilizadores, aqui em Primeira está a ajuda por parte de alguns membros mais experientes e outros menos experientes(EU)...estamos aqui para ajudar, e ser ajudados.

@magno_23 voltando atrás um bocadinho, Eu compreendo a tua decisão de comprar tudo e já vir montado e tal, Eu comprei um KIT mas montei Eu. A única pergunta que faço e não precisas de responder mas fica para pensares, Se te mandam uma Impressora Calibrada/Afinada/Pronta a Imprimir como é possível enviarem-te PLA para imprimires sem FAN?...:berlusca:(atenção que não ponho em duvida a seriedade da Empresa, mas que existe aqui um pequeno erro...).

@yougurt e @jbaiao voçês parecem o Roque e Amiga :P


Agora toca a verificar isso tudo e a Imprimir uns Cubos :)
 
Eu sempre disse... uma impressora 3D para bem deveria ser sempre por montar, só assim se aprende verdadeiramente com a impressora. O mal é mesmo o vicio que não nos larga... eu tenho imensos hobbies, mas nenhum, mesmo nenhum mas fez passar tantas horas de entretenimento e sofrimento :P

Dá gosto realmente ver malta sempre pronta a ajudar ;), eu só não ajudo mais porque á sempre quem chegue primeiro :P já agora, rolamentos 608zz acabei por arranjar no Ebay vindo do UK.

Já vão mais de 3 anos desde que criei a minha Prusa i2 ;)
 
bom, @FiwiPITO, agora é que estragaste tudo com essa do Roque e a amiga !!!! promovo-te oficialmente a Taco!!! So faltam dois spots a preencher heheh!

Agora numa tónica mais séria, essa situaçào do PLA , por acaso até tenho sensação que nao terá sido assim tanto responsabilidade da repalgarve... Lembro de ler algures pelo magno que ele pediu pla porque estava convencido que nao era necessário a fan. É um erro perfeitamente aceitavel ( quantas vezes eu, por menor conhecimento de certas matérias da area, principalmente com electronicas, também já mandei vir coisas erradas *****!)

Até percebo que a loja nem tenha que ir perguntar do género : " olhe, o sr tem a certeza... É que a printer não tem fan que é essencial para imprimir Pla) . Não tem que conhecer o nivel de experiencia do cliente.
Têm é de, quanto a mim, entregar um kit que é pre build, devidamente calibrado e bem montado. Se assim fosse o caso, mesmo sem fan, o magno deveria ter melhores resultados do que os esta a obter.

Dado que o magno até nos disse que a printer vinha com residuos de uma print na bed ( no comments btw..), e até trazia filamento ( imagino que na extrusora e novamente faço um no comments valente) o meu bom senso até quer acreditar que eventualmente saiu da loja para os correios melhor do que está actualmente... Vejam a vulcanus à uns tempos atras que ai apareceu, e aparentemente aquilo foi ligar e imprimir com resultados aparentemente satisfatorios a avaliar pelas pics da altura.

Terá acontecido algo no transporte? Isto faz-me pensar que o prob pode ser mais mecanico do que firmware. ( esquadrias, leveling , belts, apertos, etc)

Não quero estar a defender a RepAllgarve nem continuar a bater no ceguinho ( repalgarve novamente) , mas algo aqui não bate certo, e estou convencido que com tempo, quando o magno conseguir fazer o despiste e melhorar a qualidade, e perceber onde estava o problema, vamos todos ficar bem mais esclarecidos!

@ajmartins , e ainda diz o fiwi que sou dos " experientes" ... quando tens pelo menos mais 2 anos disto que eu.... Tenho isto à um ano e limito-me a mandar bitaitos... Meto é muitos posts enquanto espero por clientes.
nem todos tem a possibilidade de intervir com a mesma frequencia, mas olha que sei que estas de olho nos posts... Ou seja, para mim menos posts da tua parte até significa que não ando para aqui a dizer asneiras ;)
O meu amigo até tem printer e cnc ( pelo menos que eu conheça) up and running... Enquanto que eu ainda vou na primeira 3d , e a começar ( pelo menos em pensamento hehehe) a segunda... São bagagens diferentes!
 
Última edição:
Back
Topo