Impressora 3D RepRap Prusa

Boas,
Queria fazer a encomenda dos leadscrew que falámos há mais de um mês, mas queria também encomendar as peças que ligam o leadscrew ao motor. Qual é o nome técnico destas peças?
Obrigado.
Cumps
 
@jbaiao, compreendo perfeitamente o teu desabafo...
Eu proprio, nas alturas em que até participo mais, preocupo-me se estarei a dar os melhores conselhos ou respostas... É natural!
na verdade considero-me um amador com experiencia, e passei a considerar a ausencia de contraditório dos diversos "bitaitos" e conselhos que deixo como um ponto positivo e motivador... Se nao sou corrigido, nao devo estar a dizer grandes asneiras hehehe

ou seja, para além dos habitués do topico, vejo pelas pics que posto que tenho cerca de 70 a 90 visualizaoes individuais, o que significa que temos muito mais gente a seguir este topico do que pensavamos.
Se não tivesses uma contribuição muito positiva, de certeza que alguem já teria cá vindo corrigir...

Do que conheço dos posts do @FiwiPITO, essa é mesmo a maneira dele de dizer que tens um contributo mt, mt positivo, hehehe ( humor britanico hahaha)
 
Para as i3/Hephestos o upgrade leadscrew de 8mm pode ser este :"expresso *****" /store/product/1pcs-T8-8mm-screw-length-300mm-picth-1mm-lead-1mm-trapezoidal-screw-with-1pcs-brass-copper/834897_32650524281.html certo?
 
Última edição:
@jmra, com esse link nao se consegue ver ( bloqueio do forum )
De qualquer forma , tens so de garantir que a porca e o screw coincidam em termos de pitch e lead.
se nao estou em erro, os acme screw ( mais comuns e baratos) têm 2 de lead e 8 pitch, no meu caso comprei com 1pitch e 1lead.

Depois a malta ajuda-te a determinares os steps para meter no firmware.

Pensa em comprares 4 nuts para poderes fazer preload se necessário ou entao aquelas nuts que meti à tempos, com mola.

Abc
 
@jbaiao é exatamente isso. eu tenho o multiplicador abaixo de 1 é verdade, fiz isso para garantir o encaixe perfeito de peças e objetos com partes moveis nao ficarem colados. tenho de lhe dar mais um pouco.
calibrei os steps no extruder o melhor que consegui e acho que mesmo assim tenho o multiplicador a rondar 0.9

@Bzaina um rele isolava totalmente a coisa é verdade, mas como o arduino nao é assim tao esquisito as 2 resistências cumprem muito bem ;)
 
@jbaiao :P Eu Acho que tens um bocado a Mania :P Só um Bocadinho hehehe :)

EDIT: @jbaiao pior que Tu só mesmo aqueles que passam por cá...pesquisam com umas perguntas e depois desaparecem do mapa :)


Eu bem que quis participar, mas estive forçadamente ausente deste fórum, que é como quem diz suspenso, sou uma pessoa que é difícil estar calado quando não concordo, e como tal, também devo "sofrer" as consequências :P
Não desapareci do mapa ainda, mas estou a trabalhar na minha printer com a ajuda "off-zwame" do @jbaiao que tem sido incansável, e é pouco ainda para definir toda a ajuda que ele me tem dado. Vou tentar participar mais frequentemente, até porque todos nós acabamos por passar por alguma dificuldade em que se a relatarmos, vamos amenizar o problema a novos nestas andanças.
Apesar de já haver imensa informação nos primeiros tópicos, recomendava que assim que um de nós reparasse nalguma dica que seja extremamente útil, desse sinal, para irmos também acumulando (mais ainda) as informações principais no início do tópico.
 
@jbaiao é exatamente isso. eu tenho o multiplicador abaixo de 1 é verdade, fiz isso para garantir o encaixe perfeito de peças e objetos com partes moveis nao ficarem colados. tenho de lhe dar mais um pouco.
calibrei os steps no extruder o melhor que consegui e acho que mesmo assim tenho o multiplicador a rondar 0.9

@Bzaina um rele isolava totalmente a coisa é verdade, mas como o arduino nao é assim tao esquisito as 2 resistências cumprem muito bem ;)

Afinal até percebo disto.... heheheheh

Eu bem que quis participar, mas estive forçadamente ausente deste fórum, que é como quem diz suspenso, sou uma pessoa que é difícil estar calado quando não concordo, e como tal, também devo "sofrer" as consequências :P
Não desapareci do mapa ainda, mas estou a trabalhar na minha printer com a ajuda "off-zwame" do @jbaiao que tem sido incansável, e é pouco ainda para definir toda a ajuda que ele me tem dado. Vou tentar participar mais frequentemente, até porque todos nós acabamos por passar por alguma dificuldade em que se a relatarmos, vamos amenizar o problema a novos nestas andanças.
Apesar de já haver imensa informação nos primeiros tópicos, recomendava que assim que um de nós reparasse nalguma dica que seja extremamente útil, desse sinal, para irmos também acumulando (mais ainda) as informações principais no início do tópico.

Já cá andas? Vê lá se te portas bem......... heheheheheh
Um grande abraço para a terra dos "vulcões"!
 
Boas pessoal.
Estou a pensar em dar os primeiros passos nas impressoras 3D e tenho aqui algumas dúvidas que gostaria esclarecidas:
Alguém já usou as impressoras da BeeveryCreative? São baseados em Aveiro e a versão para educação parece engraçada o suficiente que talvez consiga convencer o Diretor a comprar uma para a escola :)
A mesma empresa também tem uma versão Prusa por 530€, sera ok?
Estou a pensar para mim, em comprar uma na *****, A8 Desktop 3D Printer Prusa i3 DIY Kit, que agora em Flash sale custa menos de 150€! Imagino que mesmo que a estrutura seja lixo, os motores e eletronica poderão aproveitar-se?
Obrigado desde já!
 
@jmra, com esse link nao se consegue ver ( bloqueio do forum )
De qualquer forma , tens so de garantir que a porca e o screw coincidam em termos de pitch e lead.
se nao estou em erro, os acme screw ( mais comuns e baratos) têm 2 de lead e 8 pitch, no meu caso comprei com 1pitch e 1lead.

Depois a malta ajuda-te a determinares os steps para meter no firmware.

Pensa em comprares 4 nuts para poderes fazer preload se necessário ou entao aquelas nuts que meti à tempos, com mola.

Abc
Corrigido ;) Neste caso é 1mm pitch e 1mm lead
 
Já cá andas? Vê lá se te portas bem......... heheheheheh.
Um grande abraço para a terra dos "vulcões"!
Hei de andar até levar patins, mas tb hei de continuar a dizer o que penso. ;)
Eu porto-me bem, até. Tenho dias, já sabes como é :P
Um abraço aqui para a malta do "continente" :P
Tou quase a poder mandar postas de pescada, falta só o quase... e desta vez tenho andado dedicado! Sou é desajeitado que é por demais.
 
@jmra , só uma chamada de atenção, estou hiper satisfeito com os meus screw com essas medidas, mas recentemente descobri um aspecto que pode ser de considerares.

Quando fui procurar as nuts com anti backlash ( as de mola) , nao consegui encontrar para esta medida. Apenas para os " acme"!

De qualquer forma, o sitema de 4 nuts e molas funciona muito bem, desde que exista clearance .
Abc
 
Boas pessoal.
Estou a pensar em dar os primeiros passos nas impressoras 3D e tenho aqui algumas dúvidas que gostaria esclarecidas:
Alguém já usou as impressoras da BeeveryCreative? São baseados em Aveiro e a versão para educação parece engraçada o suficiente que talvez consiga convencer o Diretor a comprar uma para a escola :)
A mesma empresa também tem uma versão Prusa por 530€, sera ok?
Estou a pensar para mim, em comprar uma na *****, A8 Desktop 3D Printer Prusa i3 DIY Kit, que agora em Flash sale custa menos de 150€! Imagino que mesmo que a estrutura seja lixo, os motores e eletronica poderão aproveitar-se?
Obrigado desde já!


ESCOLA: Caro Amigo a Bee não conheço especificamente...

PESSOAL: Sobre a parte da *****...bem a parte "Eletronica" da Impressora custa cerca de 15€ lol sem os Motores claro...Por isso seria a unica coisa que irias aproveitar hehehe...

Já ficou aqui provado por diversas vezes, o mais seguro e melhor é comprar às peças e com uma boa frame...existem varias...E penso que o @jbaiao tem um Ferrari na Garagem que nunca foi usado era uma óptima escolha e é de confiança...fica a dica.

Cumprimentos,

Fiwi.

EDIT: Uma pequena nota, sobre a 3d na Escola, acho que será uma mais valia e seria um impulso para alguns jovens que não têm possibilidades de terem uma poderem "Conviver" "Usufruir" da Impressão 3d.
 
Última edição:
@k-otic, companheiro Bem vindo de volta!!! nao me apercebi que tinhas sido mandado para o Purgatório! Welcome Back!

@morgoth2006 , kit para escola, isso para mim merece ser bem discutido, e vou esperar para ver que mais bitaites a malta manda a esse respeito, porque acho que nao serei o unico a pensar que é um projecto util, pedagógico e com valor.
Acho uma ideia excelente para apresentar a " nova revolucao industrial" à miudagem!
Como eventalmente para uma escola, é preciso factura para tudo, fazer via china deve ser dificil...

lembrei-me da prusa MK2, e ate montavas aquilo com os miudos em vez de terem uma já pronta.
Por outro lado, por um preço semelhante, fazias duas hephestos, ou duas itopies ( com upgrades, mas sempre diy )
A Bee, tenho uma boa percepcao da companhia, mas desconhco a maquina
Aliás, quanto a mim, o DIY é a melhor forma de entrar na area e a maioria da malta mais activa aconselha sempre montar vs vir ja feito...

Lê o topico com calma... Em dois tres dias lês tudo, e acompanhas as escolhas que fizemos e o porquê de termos ido para a direita e nao esquerda, ou ao contrario...

Essa da *****... Esquece.
Abc
 
@jbaiao no fórum da rog já tem ficheiros do modelo para download aqui (penso que seja isso): https://rog.asus.com/forum/showthread.php?85505-Make-it-your-own-The-ASUS-3D-Printing-Project

Neste caso era para a mb z170 (io shield + arrumação de cabos + akela barra no fundo da mb), pelo que vi na web pode-se é incorporar na peça uma palavra ou um logo para ficar personalizado.

Como não sei +/- o custo de fazer isso era se possível ter uma ideia, senão ponho essa motherboard de fora ja e escolho outra.

Cumps
Boas

Comprei agora a motherboard, nesse link estao os ficheiros para a minha board (z170)

Alguem me conseguia dizer kuanto € em material iriam gastar ?

Cumps
 
Boas.
@yougurt e @FiwiPITO pois, o problema de ser uma compra da escola é que estamos limitados ao sitio onde podemos comprar, tem que ser sempre com factura, etc... já estive a falar com os meus colegas e se fosse um modelo fechado seria melhor em termos de segurança dos miúdos e da própria impressora, daí a opção da Bee seria engraçada, ou outra equivalente.
A ideia de serem os miúdos a construir a própria impressora teria sido porreira mas este ano as turmas a que lecciono, são só de TIC e não tenho horas lectivas suficientes para isso :(
Sei que há mais escolas no país que teem impressoras 3D para serem utilizadas em contexto de aulas para os miúdos trabalharem os conteúdos programáticos de certas disciplinas, nomeadamente matemática e geometria, mas não conheço ninguém especificamente, daí estar a perguntar no forum, pode ser que apareça alguém :)
 
@morgoth2006 os Modelos "Fechados" são poucos...e a maior parte deles Caros...Vou dar a minha Opinião Pessoal a nivel da compra para a Escola...

Se fosse Eu a opção era comprar a BQ Hephestos 2 seria uma boa Opção e Fazer uma Box para Ela...Isto seria o Ideal. Senão a Prusa I3 tb seria bom...

Falo na Marca BQ pelo facto se ser uma Marca de Relevo a nível Internacional só por isso, porque a verdadeira realidade é que se arranja melhor e mais barata :P

Cumprimentos,

Fiwi.
 
Back
Topo