Impressora 3D RepRap Prusa

Vale a pena comprar endstop's óticos? ou os físicos são mais que suficientes?
endstop´s fisicos fazem a função deles, para o eixo do Z pode remover a patilha metálica do endstop físico para ter mais precisão ou usar um óptico.

Qual a potência da fonte de alimentação que tenho que comprar?
depende do tamanho da cama e se vais ter mais do que um hotend, mas 12V 20A chega e sobra. Não vale a pena comprar com mais depois aquecem mais e tem de levar uma fan que vai adicionar barulho quando ela estiver a trabalhar.

Algum vidro aconselhado para a heatbed? local?
vidro borossilicato é o ideal, mas é o caro e mais difícil de encontrar.
Pode usar vidro simples, ele vai aguentar muito tempo se for a imprimir só pla, é muito barato. Para imprimir em abs a temperatura de 110C ele vai rachar passado algum tempo.
Uma solução intermediá é vidro temperado, não fica muito caro, fácil de arranjar e aguenta muito bem temperaturas altas para abs.

Em relação à frame queria fazer em alumínio de 6mm...... aconselham algum local com capacidade de corte a laser que compense do que comprar a frame já feita?
Aconselho barras alumínio 2020, o frame fica a menos de 50€, alta rigidez. Na minha opinião é o melhor frame que pode usar numa prusa. Pode comprar todo o material necessário na loja online motedis, demora a volta de 2 semanas a chegar.

Vale a pena comprar motores nema de 2.5a em vez dos de 1.7?
Não escolhe 2.5A, vais para 1.7 para os eixos e 1.4 para o extruder. Poucos steppers conseguem alimentar um motor 2.5A, nao ha grande vantagem. Caso vais usar uma placa 32bit escolhe motor de 0.9grau em vez do 1.8, tem o dobro da precisão.
 
Última edição:
Bem, pela primeira vez fiz algo que foi um dos maiores motivos que me levou a adquirir a impressora 3d. Recriar alguma peça que poderia ser bastante dispendiosa.

No caso, repliquei esta peça. Serve para abrir o capo do carro do meu pai, e a original estava partida :P
U4xYApl.jpg


Algumas horas valentes depois de sketchup (aquilo tinha uns angulos muito estranhos de conseguir), e mais umas horas de impressao, saiu isto.

UJfH1Ps.jpg


KT5rsIy.jpg


Sei que sao potatocam photos, mas acho que da para perceber a qualidade da impressao. A mim agradou-me muito :)
 
Vale a pena comprar endstop's óticos? ou os físicos são mais que suficientes?
endstop´s fisicos fazem a função deles, para o eixo do Z pode remover a patilha metálica do endstop físico para ter mais precisão ou usar um óptico.

Qual a potência da fonte de alimentação que tenho que comprar?
depende do tamanho da cama e se vais ter mais do que um hotend, mas 12V 20A chega e sobra. Não vale a pena comprar com mais depois aquecem mais e tem de levar uma fan que vai adicionar barulho quando ela estiver a trabalhar.

Algum vidro aconselhado para a heatbed? local?
vidro borossilicato é o ideal, mas é o caro e mais difícil de encontrar.
Pode usar vidro simples, ele vai aguentar muito tempo se for a imprimir só pla, é muito barato. Para imprimir em abs a temperatura de 110C ele vai rachar passado algum tempo.
Uma solução intermediá é vidro temperado, não fica muito caro, fácil de arranjar e aguenta muito bem temperaturas altas para abs.

Em relação à frame queria fazer em alumínio de 6mm...... aconselham algum local com capacidade de corte a laser que compense do que comprar a frame já feita?
Aconselho barras alumínio 2020, o frame fica a menos de 50€, alta rigidez. Na minha opinião é o melhor frame que pode usar numa prusa. Pode comprar todo o material necessário na loja online motedis, demora a volta de 2 semanas a chegar.

Vale a pena comprar motores nema de 2.5a em vez dos de 1.7?
Não escolhe 2.5A, vais para 1.7 para os eixos e 1.4 para o extruder. Poucos steppers conseguem alimentar um motor 2.5A, nao ha grande vantagem. Caso vais usar uma placa 32bit escolhe motor de 0.9grau em vez do 1.8, tem o dobro da precisão.

Obrigado Filipe por estas indicações!

Não abusando da tua boa vontade, achas que os componentes que postei são boas compras?
Alguma incompatibilidade entre eles?
Alguma coisa que trocasses (além dos motores que já disseste por uns de 0.9°)?

Em relação à frame parece me uma excelente solução e pelo que verifiquei até mais barata do que procurava!
Tens algum diy para uma frame com esse tipo de barras? Medidas? Junções?

E assim sendo se optasse por essa solução iria ter dificuldades depois com as peças impressas standard da prusa que iria comprar certo?

Obrigado desde já
 
@rocky_rullez respostas as tuas duvidas/perguntas

Alguma incompatibilidade entre eles?
Alguma coisa que trocasses (além dos motores que já disseste por uns de 0.9°)?

Os motores de 0.9 graus só devem ser usado com placas de 32bits, se fores para a ramps como tens indicado tens de ir para motores de 1.8. O motivo para isso é que movimentar um motor de 0.9º é preciso o dobro dos steppes e uma ramps 1.4 não tem poder computacional para o fazer correctamente se usares em conjunto com steppers de 1/32.

Em relação à frame parece me uma excelente solução e pelo que verifiquei até mais barata do que procurava!
Sobre o frame... já tive uma prusa com frame de 3mm de alumínio e agora tenho essa com barras 2020. Na minha opiniao a solução das barras de 2020 é uma solução barata e umas das melhores. Os motivos são os seguintes: rigidez muito alta, facilmente podes redimensional o tamanho dela sem grande aumento de custos, as barras 2020 permitem facilmente fixar coisas e solução barata.

Tens algum diy para uma frame com esse tipo de barras? Medidas? Junções?
Consulta uns posts meus mais antigo que vai encontrar lá um que tem o manual, peças e informação necessárias para a construir, esta na pagina 178. Eu tenho um modelo meu que é baseado neste modelo. O meu modelo é um bocado diferente porque optei por adicional alguns upgrades, se quiseres posso te dar as minhas peças stl e informação para construir uma igual. Ou então podes me contactar por PM que tenho a venda. Eu tenho a venda porque tenho uma corexy que é bastante melhor e só por causa disto. Embora na prusa não consigo a qualidade de uma mk2 e francamente nem sei ao certo como a mk2 consegue ter tenta qualidade de impressão, deve ser magia..

E assim sendo se optasse por essa solução iria ter dificuldades depois com as peças impressas standard da prusa que iria comprar certo?
Não sei o que consideras as peças standard de uma prusa, a muitos modelos pursa diferentes.. Para a minha usei para o X um mix de peças que encontrei na net e outros que desenhei a minha medida. Simples usa aqueles que achares melhores, se precisas de ajuda nessa parte posso dar a minha opinião.
 
Última edição:
Aconselho este método para "fotocopiar" objectos complexos:

Nessa peça podias tirar foto de lado e de cima, facilitaria muito o trabalho.

Bem, tenho de estudar o Fusion360. Parece-me o ideal para estes casos (e ja me aconselharam antes tambem). Obrigado pelo video, deu para ver umas tecnicas interessantes
 
É que por acaso também precisei de copiar uma peça de um carro!
Usei aquele método, mas com o Inkscape para criar o ficheiro svg com o contorno da peça, e depois importei no 123D Design para modelar.
 
Boas precisava de copiar uma peça em 3D cerca de 1.5 cm por 4 cm, sabem de algum local onde fazer isto em Lisboa ? algum de vocês pode fazer isso? (com uma contribuição da minha parte).

Obrigado
 
Já me chegou a placa mosfet. Liguei um cabo gordo com 4 fios distintos, para usar os outros dois canais de 12V da fonte e para passar o sinal para a placa usei um daqueles cabos de led de PC antigos, que tem a ligaçao (socket) para dois jumpers.
A placa a aquecer para 100ºC nem morna fica. Muito bom.

Mosfet_zpsgwvb1rgw.jpg~c200
Mosfet%20montado_zps7a92wgqz.jpg~c200


Também estou com a impressão que os drivers ficaram mais silenciosos.
 
Os terminais são chamados Dupont. Encurtar não vale a pena, com jeitinho a coisa fica bem arrumadinha.
Obrigado pelo esclarecimento.
A questão é que os meus gatos encararam com os fios de um motor e conseguiram cortá-lo e a ideia seria cravar novos terminais.
Já tinha comprado uns terminais NDR/NSR (?) mas não consigo cravar aquilo convenientemente.
Agora só me falta encontrar um alicate de cravar e uma fichas dessas.
Cumps.
Edit: @yougurt não foste tu que encurtaste os fios da tua prusa?
 
Última edição:
Obrigado pelo esclarecimento.
A questão é que os meus gatos encararam com os fios de um motor e conseguiram cortá-lo e a ideia seria cravar novos terminais.

Ah, o factor felino!
Por sorte a minha fica contente em olhar e observar, acho que umas das vezes que me roeu o carregador do telemóvel, com ele ligado, aprendeu a lição :lol:
 
Boas,
quero fazer uma impressora 3D, e das minhas investigações pela net, acabo quase sempre por aqui vir parar a este tópico :)

O projecto vai ter de ser muito lento, pois a capacidade de investimento é muito pequena, e para começar estou a concentrar-me apenas na frame.
Até hoje estava muito inclinado para a P3Steel All Metal, mas ao receber o orçamento do corte a laser da frame, fiquei bastante mais inclinado para um frame em 2020 V-Slot Rails, onde acabei por chegar ao site da RatRig, e ao kit da MENDEL MAX 2.0. Não me parece ser muito caro, mas o facto de ser já um KIT, vai tirar um bocado a "pica" do DIY...

Qual é a vossa dica, comprar o kit, ou comprar o perfil e os acessórios ? Na segunda hipótese, que modelo recomendam montar?

Abraço,

LA
 
Se a capacidade de investimento é muito pequena, aconselho a fazeres em acrílico ou contraplacado nas fablabs, não ficará em mais que 10 euros o material, e o corte fica grátis.
Tens esta frame http://www.thingiverse.com/thing:40465 que usa peças impressas para o eixo do Z, e tem as dimensões da Prusa original.
Depois tens esta http://www.thingiverse.com/thing:39889 que usa peças cortadas para o eixo do Z (bom), mas usa varões roscados mais finos para o eixo do Y (mau), o espaço para a cama é mais curto (mau), e a plataforma Y não tem os furos da Prusa original (mau).
Ambas usam material com 6mm de espessura.

Se quiseres esperar um pouco, estou a desenhar uma frame que é uma combinação destas duas, para material com 10mm de espessura, depois publico. A máquina do fablab Lisboa estava estragada, tive que adiar o corte.
 
Boas Pynto R,
quando digo que a capacidade de investimento é muito pequena, tem a ver com o facto de não puder dar logo assim 500€ para um kit completo, mas ir fazendo o investimento faseado.
Estive quase para comprar uma Anet nos chineses, mas vi tantos problemas, e muitos deles relacionados com a frame, que não quero mesmo ir por aí. Daí ter-me virado para os 2020 V-Slot Rails.
A primeira escolha da P3Steel All Metal, era para evitar peças de plástico, o peso não é problema, tem é que ser estável.

Fica a dica das fablab, que desconhecia completamente :)

Abraço,

LA
 
Back
Topo