Impressora 3D RepRap Prusa

Olá a todos. Tenho seguido este tópico já há algum tempo, e esta semana decidi-me finalmente por meter as mãos à obra. As dúvidas ainda são muitas, e de certeza que ainda vou queimar muita pestana a ler, mas para já, as primeiras peças vêem a caminho.
Para já, queria manter as coisas o mais baratito possível, pois o potencial para a asneira da minha parte é grande :x2:
Nesse aspecto, o que acham desta frame do aliexp por 17 aurélios? Foi o mais baratito que encontrei. Se for boa, fica de alerta para outros que se estejam a iniciar como eu.

http://www.*****.com/item/Prusa-I3-...e-Sheet-Framebase-3D-Printer/32594884272.html
 
Já refiz as ligações.
Muito obrigado ao @didocas e ao @Pynto R pela explicação da verificação da resistência do circuito. Verifiquei e tudo bom, 0,00. Tive tambem de trocar o wiring da heat bed porque o positivo também calcinou, não sei se pelo calor ou se terá começado nesta ligação.
Usei o fio 2,5mm e optei por usar o conector, mas desta vez retirei o pedacinho de plastico azul. Ficou so manga termoretractil e o conector. Desculpem a folha mas de papel da pic, mas é um "hack" temporario para o fluxo de ar da fan. Para já está a imprimir sem problemas.
PMgv7NZ.jpg

Pus-me a pensar nas prints antes do sucedido. Usei a opção fasthoneycomb e aquilo faz a bed vibrar que é uma loucura. Pode ter ajudado a soltar os screws da ficha e criado curto circuito. Também me lembro que dei o comando no pronterface para aquecer a bed e não tinha o interruptor da fonte ligado. Liguei após o comando e ai senti o tal "cheiro". Ás tantas com isto criei um "surge" de corrente que derreteu a ficha.

Instalei o Alarme no tecto e com aquilo já fico mais descansado. 90 Dcb é muita futa :P.

Aproveitei e fiz um pequeno mod que queria fazer à mais tempo. Dois sets de leds para iluminar a print e ver tudo com bom detalhe:
HSbqdJO.jpg

Resultado final:
cllVbNL.jpg


@MaTreCo , bem vindo ao clube!!! Vai postando como tudo corre.
Boa sorte no projecto. Em relacão a frames de madeira tenho 0 experiencia, mas não me parece que essa frame seja boa opção... 6mm sem apoios não me parece boa ideia em termos de estabilidade.(corrijam-me se estiver enganado).
Se queres poupar uns € porque não analisas uma box tipo isto:

I3-box_frame.png
 
Última edição:
yougurt, como tens o controlo de temperatura da tua mesa aquecida? Verifica também a resistência que tens na mesa aquecida, o que te aconteceu também já me aconteceu.. era culpa da mesa aquecida.

Já me aconteceu também uma série de imprevistos... o pior que me aconteceu foi um Driver pegar fogo mesmo, outras situações que me aconteceram foi o termistor sair fora e a resistência aquecer sempre... derreteu uma série de peças, agora com o novo firmware já tem um sistema que desliga a resistência quando verifica temperaturas inconstantes.
 
Cuidado com o sitio que poe a impressora, e como a tratam.

Nunca se esqueçam que é uma máquina, e como tal, pode causar acidentes.

No brasil, um gajo num escritorio deixou a imprimir durante a noite:

No canto superior direito da primeira foto, vê-se o que sobrou de uma prusa.

10579973_1125409347470622_2966149408338222669_n.jpg


10609688_1125410640803826_6979920316546845651_n.jpg
 
Bem, continuo á espera dos motores e das peças para iniciar a montagem e tenho aproveitado o tempo para fazer um pouco de pesquisa, após algum trabalho lá descobri os drivers para os arduinos made in china (ch31sr) aparentemente as placas estão ok.

Também vi que os maiores problemas provêm da ramps 1.4 e dos drivers dos motores, a ramps tem poucas ou nenhumas proteções, os motores nema 17 (2.5A 1.8deg/step) 42BYGHW811 consomem no maximo 2,5 Amperes enquanto os drivers A4988 suportam mais ou menos 2 Amperes, na relação motor/driver, o driver é fraco e pode queimar, a menos que exista alguma correção a nivel de firmware, temos aqui uma relação algo dificil, esta situação vai originar aquecimento excessivo, o principal inimigo da eléctronica é o aumento da temperatura, aconselho-vos a vigiarem a vossa ramps quanto á temperatura e a tomarem medidas quanto a isso, qualquer dissipação de calor ou ventilação extra é de considerar.

Todos os problemas a nivel de acidentes que vi, tiveram origem na ramps, vi algures, ainda não confirmei que a cama quente consome 11 Amperes, adicionando os 5 motores (5x2)=10 Amperes, dá um total de 21 Amperes eventualmente numa situação de pico, mas não deixa de ser uma potência considerável para uma placa com esta dimensão e a panóplia de ligações que ela tem.
 
@ajmartins , verifiquei a resistencia da bed e estava tudo ok. Quando falas no comtrolo da bed referes-te ao PID autotune?

Entretanto encontrei a tal Ramps mais "segura" . Como percebo pouco de electronica, o que vos parece estes upgrades ( fica a 32,99$ + 8,99portes). É made in spain.

RAMPS 1.4SB Premium
http://www.staticboards.es/productos/ramps14sb/

KIMG_6086-800x800.jpg

  • transistores MOSFET de Toshiba TK72E12N1,S1X (se mantienen a cercanos a 45ºC a pleno funcionamiento sin refrigreación adicional)
  • conectores Molex de 15A (cada uno, 11A usa la cama caliente)
  • diodos de proteccion directamente soldados en la placa (Diodos Schottky 1N5819)
  • Todas las placas se testeadas y fabricadas en españa.
La placa incluye los MOSFET's Toshiba TK72E12N1,S1X, con un rendimiento espectacular. Tienen muy poca resistencia, y con la cama a tope, no suben de 45ºC de temperatura, a parte de soportar 120V y nada menos que 178A de pico de corriente. Olvidate de poner ventiladores en la electrónica.

Los conectores molex originales aguantan los 15A de forma sostenida, y no se van a quemar con la RAMPS funcionando a tope.

El cambio más importante al diseño de la RAMPS son unos diodos de proteccion directamente soldados en la placa. Los diodos impiden que la energía acumulada en la cama caliente venga de vuelta (amplificado en varias decenas de voltios) y acaben destruyendo los MOSFETS.
 
Apesar de o tempo ser pouco e continuar a aguardar material, esta semana consegui colocar a mk9 minimamente funcional. Penso que o problema maior era a vref que estava muito alta e outra coisa que podem não acreditar, as vibrações!
Desde o início que noto vibrações durante a impressão, e por mais volta que desse nunca consegui eliminar por completo.
Comecei por trocar polias, depois rolamentos para os igus e mesmo assim apesar de ter diminuído a vibração, continuava a ser bastante evidente.
Ate que na semana passada um colega meu arranjou um pedaço de esponja acústica, algo que é usado para reduzir os db do exterior para o interior das habitações. Existem várias densidades e para mim o ideal seria bastante densa para que a hephestos não oscila se.
O resultado foi este:

IMG_20160208_115759_20160209_100201.jpg


Posso afirmar que 90% do ruido e vibrações desapareceram. Diminuiu de tal forma que apenas ouço a fan da ramps e por vezes a fan da extrusora.
Tenho a hephestos atrás da minha cadeira no escritório, é tal a diminuição de ruido que por vezes tenho de me virar para ver se está em funcionamento.
Coincidência ou não o que é certo é que não tenho tido os tais clicks!
 
Última edição:
Mais peças começam a chegar, desta vez os rolamentos da IGUS, a Mega, o LCD, cabos connectores, e ontem fui buscar a estrutura!
Deliciem-se!

Está incrivel e foi apenas 35,49€! Foi feito na iCut em Santo Tirso, qualquer coisa, falem com o Pedro Teles e digam que vêm da parte do Diogo Meireles
 
Mais peças começam a chegar, desta vez os rolamentos da IGUS, a Mega, o LCD, cabos connectores, e ontem fui buscar a estrutura!
Deliciem-se!

Está incrivel e foi apenas 35,49€! Foi feito na iCut em Santo Tirso, qualquer coisa, falem com o Pedro Teles e digam que vêm da parte do Diogo Meireles

Que inveja... cá por baixo não se encontra nada com facilidade... eu já me dava por contente se conseguisse encontrar os varões cromados sem quererem couro e cabelo... não querem começar a comprar à malta e enviar pelo correio ? :berlusca:
 
Amanhã preciso de ir a baixa comprar rolamentos.
Eu posso te fazer isso, do que precisas @MaTreCo ?

A sério ? Epá, se não fosse casado, casava contigo ... NOT!! :x2:

Preciso de 2 peças de cada de:

Varão liso Inox 8mm diâmetro x 370mm comprimento
Varão liso Inox 8mm diâmetro x 340mm comprimento
Varão liso Inox 8mm diâmetro X 320mm comprimento

A propósito, se tu ou alguém "daí de cima" precisar de alguma coisa "cá de baixo", eu moro na margem Sul, e trabalho em Lisboa, não me importo de fazer o mesmo.
 
A onde se vende os rolamentos na baixa ?
Por quanto fica os varões cromados? Em Lisboa não encontro lojas de venda dos varões
Alguém perto da expo ou vfx?
 
Cá no Porto, comprei varões de INOX por:
2x Ø8x385 mm for the X-Axis - 2,26€
2x Ø8x350 mm for the Y-Axis- 2,26€
2x Ø8x330 mm for the Z-Axis- 2,26€

É em INOX que queres não é @MaTreCo ?
@XR400 Se quiseres aproveitar a boleia e posso comprar para ti
 
Mais peças começam a chegar, desta vez os rolamentos da IGUS, a Mega, o LCD, cabos connectores, e ontem fui buscar a estrutura!
Deliciem-se!

Está incrivel e foi apenas 35,49€! Foi feito na iCut em Santo Tirso, qualquer coisa, falem com o Pedro Teles e digam que vêm da parte do Diogo Meireles


Boas Digs,

Essa frame é em aluminio de quantos mm? Ficou por 35€ frame e a base?
 
@ajmartins , verifiquei a resistencia da bed e estava tudo ok. Quando falas no comtrolo da bed referes-te ao PID autotune?

Entretanto encontrei a tal Ramps mais "segura" . Como percebo pouco de electronica, o que vos parece estes upgrades ( fica a 32,99$ + 8,99portes). É made in spain.

RAMPS 1.4SB Premium
http://www.staticboards.es/productos/ramps14sb/

KIMG_6086-800x800.jpg
@ajmartins
Por aquilo que vi esta placa foi a melhor que vi até agora, como podes ver o nivel de proteção é bastante superior ás ramps normais, para quem puder dispender uns euros extra, eu diria que esta placa é uma excelente compra.
 
@Didocas as, obrigado pela opinião, depois do susto que apanhei estou a ponderar seriamente comprar esta placa. A ver se surgem mais opinioes ou alternativas.

@MaTreCo, tks pelo link, mais uma loja para meter nos favoritos, bons precos.
 
Back
Topo