Projecto Servidor

No4all

Power Member
Boas, estou a pensar em colocar um servidor num datacenter com o objectivo de partilha de ficheiros.
A minha ideia é criar um site em que o utilizador possa fazer upload e depois outros utilizadores o download.
O objectivo é limitar a largura de banda por exemplo a 30Kb's ao utilizadores não registados, a 50Kb's ao registados e ilimitado aos doadores.
Como não percebo muito de html nem php, ok não percebo nada mesmo... gostava que me ajudassem.
Sei que tenho de instalar o Apache e etc...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=147312
Agora falta a parte de criar um main domain para o servidor e da criação do site.
Com calma pedia que me ajudassem pois o projecto ainda não está para breve mas espero conseguir realiza-lo ainda no primeiro semestre do ano que vem.
 
Espero que percebas bem de segurança! Um servidor num datacenter é objecto de ataques constantes e se não estiver bem seguro a nivel de protecção e optimização, bem podes dizer adeus ao teu trabalho. Ou isso ou contratas uma empresa para gerir o teu servidor....

Saudações
 
Objectivo Titânico, mas a ambição é uma grande virtude. Parece-me é que se vais limitar aos users nao registados a 30kb e aos registados a 50kbs... O rapidshare e afins possibilitam a qualquer user downloads 4 ou 5 vezes mais rapidos que isso. Se pretendes mesmo levar a coisa pra frente, certifica-te primeiro se podes escolher o sistema operativo do servidor. A partir daí é que deves desenvolver o teu projecto. Segurança em windows server é uma coisa, em linux é outra totalmente diferente e no que toca a SO´s para servidores há várias opções (mas o mais seguro e mais fácil é optares pelo WS). Depois dessa escolha é que começa realmente o desenvolvimento. Não faço ideia como funciona um aluguer. Provavelmente ja tens um OS definido e mais uma série de coisas que tens de respeitar. A parte de limitar a velocidade é relativamente simples em WS bastando definir e parametrizar as portas mediante o nível de utilizador referido na bd. Tiro o meu chapéu ao teu projecto, e de certo se aprende muita coisa ao desenvolvê-lo. So por isso, já vale a pena.
 
Boas, estou a pensar em colocar um servidor num datacenter com o objectivo de partilha de ficheiros.
A minha ideia é criar um site em que o utilizador possa fazer upload e depois outros utilizadores o download.
O objectivo é limitar a largura de banda por exemplo a 30Kb's ao utilizadores não registados, a 50Kb's ao registados e ilimitado aos doadores.
Como não percebo muito de html nem php, ok não percebo nada mesmo... gostava que me ajudassem.
Sei que tenho de instalar o Apache e etc...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=147312
Agora falta a parte de criar um main domain para o servidor e da criação do site.
Com calma pedia que me ajudassem pois o projecto ainda não está para breve mas espero conseguir realiza-lo ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Para limitar a largura de banda, podes usar (caso optes pelo apache como servidor de HTTP) o mod_cband que é um modulo que permite exactamente isso. Largura de banda por ip, máximo de acessos por ip, largura de banda total para um determinado ficheiro, etc etc etc. Tambem podes usar iptables, mas dá-te muito mais trabalho.

Quanto a segurança, se for apenas para isso, não dá muito trabalho.

Qualquer datacenter dá mais que um ip. O que aconselho é a usares apenas um IP para gestão (SSH, FTP e afins), e usares outro ip para o serviço publico (porta 80 pelo menos). As portas mais comuns dos serviços de ssh, ftp, mysql (se estiver aberta para fora), devem ser trocadas para portas diferentes para escapar à maioria dos portscans e tentativas de bruteforce.

Bloquear o protocolo ICMP, e podes inclusivamente incluir uma regra na firewall (iptables), para apenas permitir ligações às portas de serviço a partir de um determinado ip (podes usar um host do dyndns caso não tenhas ip fixo).

Qualquer outro ip que se tente ligar, é feito um drop da ligação.

Em conjunto com isto, é incluir mais meia duzia de regras para bloquear ligações de dentro para fora da máquina (com isto evita-se reverse shells e o resto das tretas do costume).

Kernel de preferência com os patchs de segurança do costume (GRSEC).


No que toca a segurança da aplicação, isso vai depender muito do código e da forma como está escrito.


Isto claro é para *nix, mas alguns conceitos aplicam-se em windows. E falei apenas nos aspectos básicos. Há muitas outras coisas que podes fazer, mas com isto que disse, já evitas muitos problemas.


Se tiveres duvidas apita. Já configurei muitas máquinas assim.
 
Estive a repensar melhor no assunto mais um "sócio" e achamos que será melhor até em termos legais e afins.
Basicamente o que pretendemos é um gestor de ftp "ftp server" que cada conta criada por nós esteja limitada a uma ip range e um limite de download mensal.
De resto não irá ser preciso mais nada.
Em relação ao SO estava a pensar no Windows Server 2003.
A nivel de segurança se o spastikman não se importar depois quando conseguísse o servidor se me ajudasse agradecia imenso.
 
Provavelmente se estão a pensar nisso a sério é porque devem ter mesmo uma boa ideia. Contudo, serviços de up/download é coisa que não falta por aí. Mesmo sem tempos de espera. Sinceramente não sei pq o rapidshare e o megaupload são tão famosos... há muito melhores. Um exempo: www.usaupload.net

Mas 30kb e 50kb??? isso não é muito baixo?

Boa sorte!
 
Podes começar por reunir cerca de 300 euros por trimestres para colocares o servidor num datacenter.. Isto para um housing com 10Mb unmetered o que equivale a um limite de tráfego mensal na ordem dos 2,5 TB mais coisa menos coisa.


Saudações
 
300€, 10 ilimitado ou 100Mb 2,5Tb
Instalação é de 100€...
Resta saber se a nfsi deixa que o contrato seja apenas de 3 meses pois nao vou estar a pagar um servidor 1 ano se não for viável...
 
Não, a NFSI não deixa que o contracto seja apenas de 3 meses, só se pagares um fee muito grande, e mesmo assim duvido.

Serão 300€+IVA, o que dá no total 363€/trimestre

10Mbps dá um limite entre 3,0 a 3,2TB/mês teórico, para ti deverá ser melhor, porque se não controlas, o tráfego em excesso é muito caro...
 
O centOs é bom para server's?
A nivel de segurança?
preciso mesmo de ajuda pois preciso de tudo planeado para começar a reunir fundos.

Se pretendes usar CPANEL e outros gestores WEB, usa CentOS pois é compativel com quase todos.

Se não for o caso, podes usar outra qualquer que possua bons repositorios. Debian/Ubuntu é a minha preferência.
 
Antes de torrarem esses euros todos, pensem muito bem primeiro no que querem fazer, quando eu digo pensar é escrever tudo muito bem estruturado, e não meia dúzia de palavras trocadas por msn.

Pensem ainda se vão criar alguma coisa de novo, porque "para ser mais um" não vale a pena.

Ainda assim é de salutar a vossa iniciativa e espírito empreendedor.
 
Não, a NFSI não deixa que o contracto seja apenas de 3 meses, só se pagares um fee muito grande, e mesmo assim duvido.

Serão 300€+IVA, o que dá no total 363€/trimestre

10Mbps dá um limite entre 3,0 a 3,2TB/mês teórico, para ti deverá ser melhor, porque se não controlas, o tráfego em excesso é muito caro...



10Mbits para um projecto de ftps é muito pouco. Se 10 pessoas estiverem ligadas a usar o serviço dá um limite teorico de 1Mbit por cada uma. Eu apostava mais nos 100Mbits.

Falando em preços com iva, estamos a falar em 363 euros/trimestre, mais 121 euros de instalação.

O máximo que a NFSI faz é patrocinar o valor da instalação caso optem por pagar logo o ano.
 
Depois de muita análise resolvemos optar por um servidor internacional alugado ao mês.
Estou neste momento à espera de uma resposta, se for positiva vejam o que acham:

*Features* *Details*

* *Processor* Intel Pentium 4 3.0GHZ HT
* *Ram* 1024MB Ram (+/Mo to upgrade to 2GB)
* *Hard Drive* Seagate 320GB 16MB Cache (+/Mo to upgrade to 2 drives)
* *RAID* None (RAID-1 or RAID-0 can be purchased for /Mo)
* *Bandwidth* 2,500GB of Bandwidth
* *Uplink* 10Mbps (Upgrade to 100Mbps for /Mo)
* *IP Addresses* 10 Included (Purchase blocks of 10 for /Mo)
* *Operating System* Linux
<http://www.singlehop.com/servers/linux-servers.php> or Windows
2003 Server <http://www.singlehop.com/servers/windows-servers.php>
* *Control Panel* cPanel
<http://www.singlehop.com/servers/cpanel-servers.php> or Plesk
<http://www.singlehop.com/servers/plesk-servers.php> control
panels available.
* *SLA Included* 99.9% Network Uptime Guarantee / 4 Hour Hardware
Replacement Guarantee

9/Month + 15$ (1 more 320Gb Drive) + 25$ (100Mb's) = 159$/M
Can u trade the 1Gb ram for 512Mb and put 5,000Gb Bandwidth?
 
Internacional? internacional já temos mutios sites! :\
Se queres fazer algo mesmo sério achas mesmo que 320Gb cehgam? para começar é claro que chega, mas se tiveres sucesso vais ter de alugar outro disco.

Mas força com isso, mantem o ppl actualizado
 
Back
Topo