[Projeto] Waterchiller TEC

926

Power Member
Boas pessoal estes dias decidi tentar brincar com o meu xeon x5650 com algo mais extreme.

( Objetivo chegar a 4.6ghz estavel)


Começando pensei nas 3 ideias mais comuns , waterchiller , phase change e peltier.

Como a peltier é a mais barata venho ca pedir ajuda, estou com varias hipóteses em aberto .

http://www.tomshardware.co.uk/forum/282844-29-peltier-water-cooling

GPUpeltier1.png



O grande problema dos Peltier é a condensação e poder arrebentar , arrebenta porque o lado quente fica demasiado quente e o cooler não da conta do recado , nesse ponto acho que não terei problema passo já a explicar.

Sistema de Wc atual :

Rad: Phobya g-charger 360mm v1.2 Push Pull

Bomba : Sc600

Res: 250ml

Bloco : EK supreme LT Nickel plexi

1º opção:

Pegar no meu sistema atual de Wc e comprar :

Reservatório : tenho um ca parado

Duas blocos:

http://www.ebay.com/itm/1PCS-Pure-C...38771692?pt=AU_Components&hash=item2c86b813ec

Outra bomba :

http://www.ebay.com/itm/Mini-DC-12V...304?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e8c933c20


passando a explicar para evitar aquilo estourar e estragar alguma coisa colocava as coisas em dois loops e o peltier longe do cpu :P

1º loop :

Bomba 600 l/h – bloco barato para Peltier quente – Rad Phobya- Res



Bomba 240 l/h – bloco barato para Peltier Frio – Ek Block CPU – Res ( Este loop ) ia ser bastante simples , so mesmo troca directa entre os blocos .


As perguntas é neste esquema ia conseguir ter temperaturas aceitáveis ?
De preferência inferiores a 50C em prime porque é o que tenho atualmente.

Neste caso o tubo entre os blocos seria revestido por causa da condensação , tendo dois loops separados o peltier poderá ser de maior potencia visto que o loop de dissipação ser algo arrojado para o efeito .


Segunda ideia seria manter tudo no mesmo sistema mas com dois blocos :


Coisas a comprar :

Bloco : http://www.ebay.com/itm/1-PCS-CPU-W...69780?pt=US_Water_Cooling&hash=item259c8545b4

Folha de cobre :

http://www.ebay.com/itm/1pcs-99-9-P...485?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27eaeb57a5


No mesmo sistema podia alternar entre os blocos .


Pegava no bloco que ia comprar aquele de cobre colocava o peltier no meio e fazia uns furos no pedaço de cobre e esse pedaço coloca no cpu , isto preso por parafusos . deste estilo :


ou seja o loop ia ficar assim :


Bomba – Bloco Peltier – Ek Block – Rad – Res

Quando um bloco esta a ser utilizado o outro não esta .

O meu grande objetivo era ter tudo num loop e quando precisa-se de ligar o peltier aquilo entrava em acçao sem precisar de andar ca a trocar de bloco ou ter dois loops, teria que ser um bloco com aquilo integrado , mas todos os blocos com aquilo integrados não funcionavam apenas a agua .

3º Opçao:
Comprar os tais dois blocos referidos em cima apenas e um radiador.

loop:

Bomba- peltier parte fria - Bloco Cpu - Radiador Phobya - Bloco parte quente -Radiador novo- res.

Esta talvez sera a melhor soluçao porque nao preciso de andar a trocar coisas no loop , preciso de ligar , arrefece , se nao percorre normalmente o loop com o peltier desligado .
Todas as ideias são bem-vindas.
 
Última edição:
O mais barato e mais eficiente seria um waterchiller num loop diferente ou até em linha com teu sistema actual.

Eu comecei algo do género á uns tempos mas nunca acabei se o quiseres tirar das minhas mão...é só dizeres.



VaKGwon.jpg
 
Eu uma vez tentei fazer um water chiller com dois peltiers e tenho a dizer-te que os resultados foram desencorajadores. Os melhores resultados que vi com peltiers foram directamente nos cores, no entanto esse CPU já ia querer algo nos >250W o que não me parece a melhor situação.

Como o @smartdroid disse o mais fácil é um waterchiller. No entanto, e isto vindo de alguém que usou durante alguns anos phase-change diariamente, estares a trabalhar com temperaturas abaixo da ambiente é uma carga de trabalhos.

A melhor situação, eu comecei um projecto nisso mas nunca acabei, era ter um micro-controlador a controlar um chiller que mantinha a água ligeiramente acima do ponto de condensação. Assim evita-se andar a isolar MBs e tens a máxima performance sem chatices.
 
nem que tivesse que levar um de 400w nao ia ser esse o problema a partida e o objetivo era colocar um de 400w e meter lo a 5v e se precisar de mais aumentar.

Sendo assim a melhor ideia será a do bloco extra .

pois a minha grande duvida era se nao fosse no cooler a performance seria alguma coisa de jeito .

só tenho uma duvida em relaçao ao water chiller que ja procurei nas nada conclusivo , aquilo esta continuamente a trabalhar?
Aquilo ocupa um espaço demasiado grande a meu ver para usar , raramente, ia ter que estar sempre a mexer no WC sempre que o quisesse montar .

Eu nao precisava de ter temperaturas abaixo de 0, so iria usar aquilo quando tivesse a testar o pc que o cpu é mais carregado , e como ja leva voltagem jeitosa era para nao estar a ter grandes picos de temperatura.

p.s- Alguem sabe se o peltier é condutor o ou seja , desligado consegue a dissipaçao do bloco para o cpu , assim ligava apenas quando necessário .
 
Última edição:
É isolante. Não conduz nadinha.


O Chiller só liga o motor a dada temperatura. Tem um controlador PID normalmente com uma temperatura target.
 
pois entao a melhor maneira em termos de preço será mesmo optar por os dois blocos , um peltier de 400w, e um ardoino , que a x temperatura faça aquilo ativar para compensar os picos de temperatura que provavelmente vou ter devido ao vcore, e vem ai o verao ainda pior e sendo assim economicamente mais rentável .

A vantagem do peltier face a um chiller é mesmo ser instantâneo , porque tenho a ideia de colocar o ardoino a controlar tudo que seja de refrigeraçao no pc, quando atinge x temperatura colocar as fans ao maximo , se assim nao resolver aumentar a bomba para o maximo e posteriormente se nao conseguir a temperatura desejada ativar o peltier com o objetivo definido de a temperatura nao passar dos 50º em prime , o peltier segundo espero deve apenas ativar quando corro um cinebench ou assim .

o chiller teria que ter sempre um termostato sempre ligado para manter a temperatura ou entao fazia um sistema de desligar quando o pc desliga-se , mas depois voltaria a demorar atinguir a temperatura.


se fosse conduto, colocava no entre o bloco e o cpu e estava feito.
nao faço ideia da performance de um de 60/90w, porque se fosse esse o consumo de 60w nao ia ser por ai , poderia estar sempre ligado , mas deve ser insuficiente para o cpu .
 
Última edição:
Eu tenho WC normal e é tudo controlado automaticamente.

Como tenho a minha coisa montada parece-me uma das melhores formas de abordar a situacao.

Variável 1 temperatura da água. Controlo com as fans e é uma temperatura diferencial, no meu caso tenho uma exponencial de velocidade nas fans conforme a diferença da temperatura ambiente da temperatura da água.

Isto é um loop de controlo mais lento, demora algum tempo a tirar 1°C de um circuito com >1l de água.


Variável 2 temperatura dos componentes (GPU e CPU o meu caso). A maneira mais fácil de contrariar, rapidamente, a subida de temperatura num componente é aumentar o fluxo de água no bloco. Logo a velocidade da bomba é que dita o controlo que tenho sobre os picos de temperatura.

No teu caso as fans iam controlar a temperatura no loop que arrefece o peltier.
Tendo o peltier directo no CPU, a energia que vai para o peltier e a velocidade da bomba é dado pela temperatura do CPU.
 
Comprei um peltier de 231W TEC1-12715

DSC02134.jpg


Fica aqui uma imagem que encontrei da minha ideia.
dois blocos entre o peltier .

já agora vou ligar aquilo numa entrada molex , para melhor segurança vou dividir em duas entradas molex para nao carregar apenas num molex estando sujeito a aquecimento e posteriormente outros problemas , porque sao 231w pelo sim pelo nao , e adaptadores de coisas molex nao faltam ca em casa.

Agora uma situação que ando na duvida , um bloco em cobre tem uma condutividade de 400k e um de aluminio de 237k , na realidade é quase o dobro , mas como ainda nao sei a performance que aquilo conseguirá ter no meu sistema ate porque pode ser nenhuma e estar a gastar dinheiro a toa , nao sei se um peltier sem estar entre o bloco e o cpu terá o seu impacto e seja preciso mais algum por isso considero estás compras :

Cobre Single:

http://www.ebay.com/itm/Water-cooling-copper-block-FOR-graphics-GPU-endothermic-head-CPU-pc-Computer/121300007178?_trksid=p2045573.c100034.m2102&_trkparms=aid=222007&algo=SIC.MBE&ao=1&asc=28797&meid=3826d9bdc48b45049dcd44c66d455654&pid=100034&rk=4&rkt=8&mehot=pp&sd=251796455042

http://www.ebay.com/itm/1PCS-Pure-C...38771692?pt=AU_Components&hash=item2c86b813ec

Aluminio single :

http://www.ebay.com/itm/Water-Cooli...643?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item486f383beb

Este poderá levar ate 3 peltiers , ou seja em vez de comprar um bloco de cobre consigo comprar este e mais um peltier :


http://www.ebay.com/itm/New-Aluminu...90248628?pt=AU_Components&hash=item20eb83fab4
 
nao arranjo aqueles blocos para 3 peltiers de cobre , a condutividade do aluminio é uma merd@

Pois eu quando tive para fazer algo semelhante, também não conseguia arranjar em cobre, apenas alumínio desses de 3 peltiers.
Por causa disso e por causa de ter que fazer uma water box para 2 loop desisti da ideia, há já para não falar da energia gasta para os TEC.
 
eu vai ser tudo no mesmo loop so falta mesmo os blocos , é que é mesmo a minha maior decisão .
-1 peltier com blocos de cobre.
-3 peltiers com blocos de aluminio

ando ca de volta das programações juntamente com um electricista a ver a melhor maneira de fazer um sistema autónomo .
-ja tivemos a ideia de colocar um ardoino .
- depois de colocar um rele programável em C.
Atuamente andamos a estudar a hipotese de um sensor da temperatura da agua apos sair do bloco e ai controlar os peltiers
 
O que tu precisas é de um microprocessador, que corra um controlador PID e que te controle um relé para ligar/desligar os TECs.

Alumínio num circuito de WC vai destruir-te o circuito todo em 3 tempos, esquece mesmo essa ideia.
 
O que tu precisas é de um microprocessador, que corra um controlador PID e que te controle um relé para ligar/desligar os TECs.

Alumínio num circuito de WC vai destruir-te o circuito todo em 3 tempos, esquece mesmo essa ideia.
exatamente era um arduino que recebia as temperaturas do pc e dependendo das temperaturas ativava o rele ou nao .

pensei que quando dissesses nao ao aluminio pensei que fosse pela condutividade .
 
sim , se realmente degrada o circuito mais vale nem arriscar por uma coisa que usarei poucas vezes .
é que se houvesse daquilo em cobre era o ideal
 
Última edição:
Back
Topo