[PSV] O que acham do aspecto/formato fisico dos jogos da PS Vita?

CD__tm

Power Member
Eu pessoalmente acho que as caixas são demasiado pequenas, banais e sem creatividade nenhuma. Um formato de caixa como as da PSP estaria bom (mesmo sendo mais finas, porque isso até dá jeito). Ou até mesmo neste tamanho talvez não tivesse mau, precisava era de serem mais grossas para terem um booklet/manual de jeito!
Eu andava um pouco desligado desta consola mas hoje fiquei de queixo caído de indignação. Os jogos da PS Vita, não trazem pura e simplesmente qualquer tipo de manual, booklet, ou promo, no interior. Absolutamente nada. É simplesmente uma caixa com o cartão dentro. Eu adorava sempre que comprava um jogo, ler o manual para ficar a conhecer pequenos truques, dicas, e para ficar a conhecer o jogo inteiramente para disfrutar de todos os promenores ao máximo. Antigamente já ficava caro comprar um jogo mas ao menos notava-se a caixa ser "pesada" dada a quantidade de "coisas" que trazia sobre o jogo. Ou mesmo por serem edições com caixas diferentes e essas coisas. Mas agora aínda mais caro é.
Senão vejamos:
- Os jogos não desceram de preço;
- Não trazem booklet nem absolutamente mais nada a não ser o cartão do jogo;
- Caixas sem nada de inovação;
- Caixas plásticas praí 65% mais pequenas que as caixas de jogos convencionais (imagine-se a poupança no plástico + impressão das capas na produção em grande escala);
- Impressão reduzida na etiqueta do cartão em comparação de um disco BL ou DVD. (redução do gasto praí em 75%);

Tudo somado só existem razões para os jogos por si só serem mais baratos (bastante mais na minha opinião) e não é o que acontece. O que também não é novidade nenhuma. Mas francamente acho um abuso a falta de qualidade que têm existido nesta área. Tirando o factor "jogar online" eu acredito que com medidas destas só existem cada vez mais razões para não se comprar um jogo original numa loja fisica. Com estas medidas daqui a uns tempos começo a compreender aqueles que cometem práticas ilegais no mundo dos videojogos. Acho que para aquilo que se paga, pouco ou nada se dá ao consumidor. Mas isto é mesmo um acelarar num ritmo escandaloso.
 
Última edição:
Concordo com a tua afirmação. Mas o tamanho das caixas não me incomoda nada (tenho em conta que o formato é um cartão), no entanto o que me incomodou é a falta de manual fisico nos jogos. Só quando comprei a Vita é que descobri tal facto.

Quando falas de inovação nas capas, referes-te ao quê? Para mim, uma caixa é uma caixa, desde que seja de boa qualidade. A não ser que prefiras caixas tipo os da Dreamcast que era muito bonitos, mas a nivel de funcionalidade e de qualidade era uma porcaria.

Eu acho que os manuais fisicos depende das editoras, porque a Sony não deve obrigar a produzir manuais fisicos devido à existência dos manuais digitais. E também para as empresas reduzirem os custos (que por si, devia baixar os preços mas não o fazem). Eu digo isto porque vi um Unboxing do Rayman Origins para a Vita (PAL) e tinha manual.
 
Do que tenho visto não são assim tão poucos os jogos que não trazem manual, muito pelo contrário.

Dos que já me passaram pelas mãos apenas 2/3 não traziam manual, e um até trazia 2 códigos promocionais para compras na Store.

Quanto às caixas, tenho uma opinião contrária à tua, acho que as "mini-caixas ps3" estão bem engraçadas.

Agora se isso faria com que o preço dos jogos baixasse? Não sei, mas claro que gostava...
 
Os manuais estão em vias de extinção, não é um fenómeno só da Vita, quanto às caixas até as acho porreiras. Em relação aos preços o que me chateia não é o preço dos jogos em formato físico, mas sim os preços na store, que são superiores ou idênticos, o impacto dos booklets, tamanho não é tão elevado quanto isso, no global deve ser uma diferença grande, mas à unidade a poupança deve ser de poucos cêntimos, para além disso por norma o preço dos cartões é superior ao dos DVD ou BR.
 
os manuais estao a passar a ser so digitais, e eu concordo com isso... diria qe 90% das pessoas nem nunca le esses manuais pelo que é um desperdicio de papel... e os manuais da maior parte dos jogos sao a mesma coisa em 3 ou 4 linguas diferentes... a nao inclusao dos manuais nao se passa so na vita, por exemplo o battlefield 3 para pc tb so traz um papel com o codigo do B2K... ha mais jogos assim... esta se a aderir cada vez mais ao digital, e pelo menos eu sou a favor disso... em relaçao as caixas da vita, gosto bastante delas, sao peqeninas e ocupam espaço... das consolas qe tenho sao as qe mais gosto seguindo das 3ds..
 
@Mr.Croft

Eu estavame a referir á inovação das caixas não das capas dos jogos. Por exemplo, na 3ds as caixas não são simplesmente caixas de jogos de PC convencionais simplesmente miniaturizadas. Têm um formato fisico e estético próprio. São pequenas mas até por dentro da caixa, se deram ao trabalho de colocar certos promenores como se vêm em alguns jogos super mario. Os plásticos também a meu ver são mais grossos e resistentes do que na vita. Acho que, com as introduções que fizeram, já que tiveram que as fazer, deveriam reflectir isso no preço. Porque até acredito que produzir os cartões fique caro, mas tb por outro lado acho abusivo em comparação com a nintendo com 3ds ou a ds p.e que já fazem por cartões desde.....sempre?
Sem dúvida que o impacto que senti mais, de todos os que referi foi mesmo a falta de manual. No entanto compreendo que o caminho esteja a seguir para a extinção dos mesmos, e por um lado até concordo em parte quando dizem que é um puro desperdicio de papel. No entanto, não sei como explicar mas, não há maneira de não sentir pena em relação á extinção e não consigo não olhar para isso como uma grande....falha. É que mesmo as caixas sendo pequenas, e os plásticos mais finos, se viesse com manuais e com um certo acerto no preço até nem acharia mau... agora assim não consigo não ver a falha. (Ya, que grande panca que eu se calhar estou a ter em relação aos manuais e às tretas que costumam vir dentro dos jogos ah? :D..)

@
DonCorleone

Não percebi... porque na primeira linha disses-te que muitos não traziam manual mas na segunda parece que dás a entender que alguns aínda trazem.
No entanto eu refiro-me aos jogos de PSVITA as da PS3 até estão porreiras. Algumas até impressão de desenhos na parte interior da capa têm. E.... manuais :), promos, publicidades a outros jogos, e uns colegas disseram-me que num ou outro jogo encontraram pequenos autocolantes.
E algumas caixas do tipo "special edition" de jogos da ps3 estão bem porreiras também. Algumas em metal com letras em relevo, bem porreiras e o jogo até estava dentro do preço de outros em caixa normal... (estou-me a lembrar por exemplo um de 007 que vi por aí à dias). (será que teremos edições do género para jogos da PS VITA? hummmm..... :confused:)

É ironico mas aínda hoje no final de colocar aqui esta thread dei de caras com um video de alguém que também ficou de certa forma descontente por não trazer manuais nem nada na caixa a não ser o cartão do jogo. E quando finalmente abre o outro cheio de alegria a contar que tinha encontrado um jogo com manual, afinal era uma simples folhinha com um activation code. XDD
4 grandes jogos da PS VITA nenhum deles com manual.

Vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=50Q2SyqsSx0
 
Última edição:
CD__tm

Eu percebo a tua frustração em relação aos manuais, eu também sou assim. Uma vez fui à Game e comprei jogos usados, estava tudo em óptimo estado, mas como não tinha manual voltou para trás. Para mim é tudo ou nada!
É um pouco complexo isto dos manuais da Vita, porque eu acho que depende das editoras (porque a SONY não obriga a ter manual) porque o Rayman Origins têm manual.
 
As caixas estão bem até podiam ser metade do tamanho, quanto aos manuais não me incomoda nada não trazerem, pois existe sempre os manuais in game, tipo como existem nos jogos psx digitais lidos na ps3/psp.
 
Back
Topo