Qemu + FreeDos

PsySc0rpi0n

Power Member
Boas.

Estou a tentar criar uma imagem vazia para depois inserir nesta imagem vazia uma outra para depois poder adicionar files e voltar a recriar a imagem original + os files que quero adicionar. Ou seja, saquei uma imagem do FreeDos da net, montei-a numa pasta em /media/isoimg.

Depois extraí de lá um outro file que temabém é uma imagem com o seguinte comando:
Código:
gunzip /media/isoimg/boot/addons/balder10.imz > balder10.img

Depois, tive que criar uma imagem vazia com tamanho específico para colocar lá consguir colocar esta imagem balder10.img dentro e adicionar alguns ficheiros que preciso. Se não criasse esta imagem, não conseguia simplesmente adicionar ficheiros à imagem balder10.img pois dizia-me que não tinha espaço.

Para criar esta imagem maior, usei o comando:
Código:
dd if=/dev/zero of=big.img bs=1024 count=20000

Depois usei o qemu para formatar esta imagem e é aqui que me deparo com problemas. Para ser sincero, é a primeira vez que estou a user este qemu e por isso ainda não percebi bem os argumentos, mas tentei fazer o seguinte:

Código:
sudo qemu-system-i386 -drive file=balder10.img,index=0,if=floppy,format=raw -drive file=big.img,index=1,if=floppy,format=raw

Mas reparei que com este comando, a imagem que tinha 20Mb de tamanho, tinha sido formatada como floppy e portanto estava com apenas 2.88Mb em vez dos 20Mb.

Tentei mudar o comando para:
Código:
sudo qemu-system-i386 -drive file=balder10.img,index=0,if=floppy,format=raw -drive file=big.img,index=1,if=ide,format=raw

Mas quando vou a formatar a unidade b:, obtenho um erro a dizer:
Boot sector unreadable, disk not yet formated.
[Error 53]

Alguém me consegue ajudar?
 
Back
Topo