Quais os cabos que permitem melhor qualidade de imagem?

holyblood

Power Member
Boa noite a todos!

Espero nao estar a repetir o topico, mas creio que ainda nao se discutiu este pormenor: qual o cabo indicado para obter melhor qualidade de imagem.

Segundo sei, os cabos hdmi sao os melhores, mas para tal é necessario ter aparelhos com essa saida. A minha duvida é escolher entre um scart, um scart com saida por componentes (seis saidas) e um s-video. Tambem gostava de saber se os cabos com pontas douradas melhoram realmente a imagem!

Muito obrigado!
 
Boas,

a qualidade da imagem por ordem decrescente: HDMI > Componentes > S-Video > Scart
penso que esteja bem.

As pontas douradas em principio reduzem as interferencias mas a imagem depende muito do tipo de cabo e da marca.

Cabos profigold sao bons e nao sao dos mais caros.

cumps
 
Boas!

Obrigado pela informaçao!uma vez que nem o meu dvd nem receptor têm hdmi ou componentes, vou optar pelo cabo s-video!Ja agora, quando dizes componentes, sao aqueles cabos que dividem as cores na tres cores primarias, n tas a falar daqueles que tem dois cabos de audio e um amarelo de imagem, correcto?

Ja agora..o que é aquela saida "optical" que certos aparelhos têm?é que tanto a minha tv como dvd e receptor têm..posso fazer alguma coisa c isso?

Obrigado!
 
Atenção a esse Scart. Scart pode ser = Componentes se o cabo for SCART RGB se a fonte tiver saida SCART RGB e se o receptor tb a tiver.

Existem 2 padrões no SCART o RGB e o não RGB sendo que RGB = Componentes em termos de qualidade e não RGB = S-Video.

A saída óptica é para ligar o aparelho a um amplificador que tenha uma entrada dessas.
 
E esses cabos scart-rgb sao caros?Ja li algures que sao so para xbox 360 e outras maquinas do genero. Eu tenho um plasma e um home cinema da panasonic, e nao faço ideia se suportam esse scart-rgb!Alias, ja nao tenho o manual do home cinema, mas era topo de gama ha uns 2 anos creio eu. Achas que ambos os aparelhos têm scart-rgb, e que a imagem vai melhorar nitidamente?

Mais uma questao:essas saidas opticas precisam de algum cabo especifico?ha melhorias na qualidade de som?

Obrigado!
 
Os cabos Scart RGB existem em versão cara e em versão barata :)

tens aqui um exemplo de um cabo desses que te fica a 12,50€.

As TV's, normalmente, suportam SCART-RGB, se tiverem 2 entradas SCART só uma delas costuma suportar isso logo terás que ver no manual.

As fontes (leitores DVD por ex.) tb costumam suportar saida SCART-RGB podes é ter que configurar qualquer coisa nos aparelhos, mas nada como olhar para os manuais dos ditos.

Quanto às saidas ópticas vais precisar de um cabo toslink como este. A melhoria da qualidade do som vai depender do equipamento que tiveres mas, muito provavelmente, vais ter. Deves é ter que configurar o leitor de DVD para que não descodifique o som passando essa função para o amplificador.
 
JotaM33, antes de mais, muito obrigado pela ajuda e pela paciencia!

O plasma tem de facto uma entrada scart rgb, agora o dvd é que n sei, visto que no sitio da entrada scart so diz scart, ou av, n me recordo, enquanto que na tv diz mesmo scart rgb. Se no menu do dvd der para esolher o opçao rgb significa que a scart é rgb?É que o meu receptor de satelite (edison) tem da para por em rgb...isso significa que a scart é rgb?

Mais uma ultima questao:um s-video é melhor que uma scart (se esta n for rgb), mas e um cabo dakeles que tem tres bananas (um branco e um vermelho para audio e um amarelo para imagem)?Este cabo é o pior de tds, ou é melhr que uma scart e um s-video?

Muito obrigado mais uma vez!

cumps
 
Como disse atrás o mais provável é o leitor de DVD ter saida RGB a forma de ver isso é que varia muito. Para teres uma ideia tenho uma gravador LG que tem um interruptor nas traseiras para mudar entre RGB e Composite e tenho um Mitsai que se escolhe no menu do aparelho se a scart emite em RGB ou Composite. por isso cada caso é um caso e só mesmo vendo os manuais ou experimentando.

Quanto à ligação pela tal «banana» amarela essa é a pior ligação possível e será sempre de evitar o S-Video é sempre melhor a essa ligação. Já agora, para perceberes melhor a coisa funciona assim.

Nas ligações analógicas existem 2 maneira básicas de enviar um sinal de video do emissor para o receptor. Ou se envia o sinal de cada uma das cores básicas (Verde, Vernelho e azul) separado ou todo junto. Alem das cores existem sinais adicionais que se enviam para a imagem aparecer.

Quanto mais separado for o sinal melhor chega ao receptor e melhor imagem gera.

A ligação S-Video é uma tentatíva de melhorar a situação em que os dados das cores e a outra informação segue toda no mesmo cabo. Assim essa ligação separa as cores (que vão as 3 no mesmo cabo) da restante informação que segue em cabos separados. Com isto melhora a qualidade de imagem.
 
Os cabos Scart RGB existem em versão cara e em versão barata :)

tens aqui um exemplo de um cabo desses que te fica a 12,50€.

As TV's, normalmente, suportam SCART-RGB, se tiverem 2 entradas SCART só uma delas costuma suportar isso logo terás que ver no manual.

As fontes (leitores DVD por ex.) tb costumam suportar saida SCART-RGB podes é ter que configurar qualquer coisa nos aparelhos, mas nada como olhar para os manuais dos ditos.

Quanto às saidas ópticas vais precisar de um cabo toslink como este. A melhoria da qualidade do som vai depender do equipamento que tiveres mas, muito provavelmente, vais ter. Deves é ter que configurar o leitor de DVD para que não descodifique o som passando essa função para o amplificador.

Esse mesmo cabo da Bandridge fica por 6€ na Aquario.
Comprei um, mas ,embora tenha conectores banhados a nickel, duplo isolamento e cabo OFC, não notei grande diferença de qualidade para um SCART que tinha de 1€, mto rasco mesmo.
 
Última edição:
Concluindo, para n te chatear mais...

Eu vou ao meu leitor de dvd, e vejo se da para escolher entre rgb e composite..se der, escolho rgb, e tenho que comprar um scart-rgb, uma vez que o scart normal nao faz o mesmo efeito..correcto? depois ligo esse scart a entrada scart rgb do plasma..

Para o meu receptor de satelite, utilizo um s-video, uma vez que a entrada scart rgb do plasma ja ta ocupada com a ligaçao anterior, do dvd. Se quiser fazer ao contrario, ligo o receptor de satelite por scart à tv, e mudo as configuraçoes do receptor para emitir rgb..a questao é qual a ficha scart do receptor escolher, porque tem duas..uma que diz tv e outra vhs creio eu..qual a que tem rgb?

Pronto, se me fizeres o favor de confirmar o que disse, e responder aquela pergunta final, nao te chateio mais, e fico esclarecido de uma vez por todas!Sou novato nestas coisas, e quero tirar o proveito maximo do material!

Muito Obrigado mais uma vez!
 
Ja me inha esquecido..o edison tem duas saidas scart, uma delas diz tv outra diz vhs, creio eu...qual a diferença?


Boas eu ñ tenho edison mas tenho kaon, e tambem tem 2 scarts, um vhs e um tv. Quando ligo á scart da tv e depois ligo o receptor a tv automaticamente muda de canal para AV.
 
Concluindo, para n te chatear mais...

Eu vou ao meu leitor de dvd, e vejo se da para escolher entre rgb e composite..se der, escolho rgb, e tenho que comprar um scart-rgb, uma vez que o scart normal nao faz o mesmo efeito..correcto? depois ligo esse scart a entrada scart rgb do plasma..

Para o meu receptor de satelite, utilizo um s-video, uma vez que a entrada scart rgb do plasma ja ta ocupada com a ligaçao anterior, do dvd. Se quiser fazer ao contrario, ligo o receptor de satelite por scart à tv, e mudo as configuraçoes do receptor para emitir rgb..a questao é qual a ficha scart do receptor escolher, porque tem duas..uma que diz tv e outra vhs creio eu..qual a que tem rgb?

Pronto, se me fizeres o favor de confirmar o que disse, e responder aquela pergunta final, nao te chateio mais, e fico esclarecido de uma vez por todas!Sou novato nestas coisas, e quero tirar o proveito maximo do material!

Muito Obrigado mais uma vez!

Um scart normal suporta RGB desde que tenha os 21 conectores ligados.
Como exemplo, o meu cabo de 1€, do mais rasco que existe, suportava o sinal RGB.
No entanto notei que o receptor estava a emitir quer em RGB quer em CVBS dentro do cabo, quando escolho RGB.
O sinal variava no entanto caso ligasse o mesmo cabo ao SCART da tv que suportava RGB, e ao outro scart que não suporta.
 
Concluindo, para n te chatear mais...

Eu vou ao meu leitor de dvd, e vejo se da para escolher entre rgb e composite..se der, escolho rgb, e tenho que comprar um scart-rgb, uma vez que o scart normal nao faz o mesmo efeito..correcto? depois ligo esse scart a entrada scart rgb do plasma..

Para o meu receptor de satelite, utilizo um s-video, uma vez que a entrada scart rgb do plasma ja ta ocupada com a ligaçao anterior, do dvd. Se quiser fazer ao contrario, ligo o receptor de satelite por scart à tv, e mudo as configuraçoes do receptor para emitir rgb..a questao é qual a ficha scart do receptor escolher, porque tem duas..uma que diz tv e outra vhs creio eu..qual a que tem rgb?

Pronto, se me fizeres o favor de confirmar o que disse, e responder aquela pergunta final, nao te chateio mais, e fico esclarecido de uma vez por todas!Sou novato nestas coisas, e quero tirar o proveito maximo do material!

Muito Obrigado mais uma vez!
Eu tenho 2 aparelhos ligados por rgb no mesmo scart...
Comprei uma peça que parece uma "tripla" e pode-se ligar varios aparelhos a mesma entrada...
O unico senao e que é necessario carregar num botao para comutar nesse caso entre dvd/satelie...
 
Ja agora e simples de saber a que tem rgb
E ligar numa e ver
e se nao der nada ligar na outra
A tv detecta quando um sinal rgb é emitido e muda para o av
 
Quanto aos cabos esses Bandridge que meti aí foram só como exemplo. O preço nada como ver sempre em vários sitios.

Quanto às ligações podes tb tentar uma alternativa, se a tua tv tiver entrada por componentes. Existem cabos SCART-RGB para componentes que permitem fazer isso na boa e a qualidade mantem-se porque o que interessa é que estás a fazer uma ligação por componentes. Esses cabos são mais complicados de encontrar e convem que recorras a uma casa especializada para o comprares. E trata de o ver a funcionar antes de comprar porque costumam ser carotes.
 
Boas!

Abri as pontas dos cabos scart que tenho, e todos eles têm os 21 pinos com fio ligado..isso significa que suporta rgb, e melhora a imagem?Mas ha scarts que nao têm os 21 pinos ligados?

Eu creio que mesmo que escolha uma ligaçao melhor nao vou resolver o meu problema, que é o facto de em imagens escuras ou pretas, como por exemplo quando passa o generico no final de um filme, a imagem ficar super estranha, muito pixelizada..parece que os pixeis se estao a mexer constantemente! ja experimentei por a nitidez muito baixa, mas assim as imagens perdem definiçao...

Nao sei o que fazer..acho que vou mesmo trocar o plasma por outro igual, porque deve ser problema deste..n sei..
 
Back
Topo