Qual a distro a escolher?

Gonxalo19

Power Member
boas.. tenho um portatil.. e gostava de ter instalado o Linux nele.. e tenho duas perguntas a fazer..

!ª Qual a melhor Distro? uma não mto complicada de utilizar e UserFriendly..
2ª- Quem tem Linux no portatil pode me dizer se a bateria dura mais k em Windows??

Aguardo a ajuda.. cumps
 
A primeira questão já foi mais que imensamente discutida cá no fórum. Vê esta thread. Pelo search encontras ainda mais.
Quando à segunda questão, depende. Depende dos programas que corres, depende do que fazes com o PC. Mas tende para durar mais :)
 
boas.. eu sakei a PClinuxOS e o ubuntu..
mas tentei instalar e nao deu..

Dsclpem as kestoes mas sou mm noob nisto...

O PCLINUXOS corre como livecd ( nao me perimite instalar no hd) e so abre cmo Guest.. esta me sempre a pedir para colocar uma pass k n sei.. ou outro utilizador..

o ubuntu.. aparece so a janela de arranke.. corro a indicar que quero instalar e ele so me aparece passado uns minutos a dizer k esta a correr em low resolution.. digo para seguir a fica no ecra duas linhas a dizer algo sobre a bateria OK e tb sobre outra cena kualker tb ok.. dpx o ponteiro fica a piscar.. e dali nao sai..

tenho d momento o vista instalado no portatil, logo nao esta formatado.. precisa d estar para poder instalar o linux? ou o proprio linux dpx da m a opçao?
cumps
 
não precisas de ter o computador formatado, mas se queres utilizar dois sistemas operativos tens que fazer partições. quanto ao resto tenta explicar melhor por favor
 
eu formatei o portatil agora, tem numa particao o vista e o resto do espaço livre ainda nem partição foi criada.. ou seja. .esta "livre".. corri agora o cd do ubuntu, escolhi instalar, apareceu me passado uns mints a informaçao que estava a correr em modo minimo grafico, fiz seguir.. mal carreguei, apareceu me uma lista tipo em dos a dizer varias coisas, em que no fim diz running local boot scripts [OK] e ficou o cursor a piscar.. e dai nao passa.. ja esta assim ah 5 mints..

k faço?
cumps
 
eu sakei uma versão k m apareceu num site, link daki d um post.. agora sinceramente n t sei responder.. mas pra me dar a opçao d instalar penso k seja a d instalaçao... mas mesmo assim podes me indicar um link para sacar ubuntu alternate instaler ( ou seja.. sem ser livecd ) ou do mint ubuntu? desde ja agradeço a tua ajuda
cumps
 
sinceramente já instalei do live cd e do alternate installer e não me aconteceu isso

mas tens aqui o ubuntu alternate installer 7.10 (tráfego nacional, universidade porto)

o linux mint só tem live cd acho eu :/ mas se quiseres está aqui (tráfego nacional, universidade do minho, linux mint 4.0 daryna main edition)

;)
 
mas como eh k s instala atraves do live cd? vais ao painel de controlo ja no ubuntu e escolhes instalar? eh k no Kurumin era assim k s fazia caso s kisesse instalar..
cumps
 
boas.. ja instalei o PCLInuxOS.. so que estou sem bue cenas.. nao tenho nenhum tipo de drivers do genero de placa de som, graficos, rede, bluetooth, wireless etc... como posso instalar? tenho um compal IFL90
cumps
 
em princípio já deves ter quase tudo instalado por defeito a menos que não seja suportado. tens algum problema com rede (wireless), som, etc?
 
Boas.. acabei d instalar o Linux Mint e nao tenho som.. procurei umas cenas na net por causa do som no meu portatil e encontrei um gajo a dizer isto sudo rm /lib/modules/`uname -r`/ubuntu/media/snd-hda-intel/snd-hda-intel.ko
sudo aptitude install build-essential linux-headers-$(uname -r) libncurses5-dev libncursesw5-dev
cd /usr/src
mkdir alsa
cd alsa
wget ftp://ftp.alsa-project.org/pub/drive...1.0.15.tar.bz2
tar -xf alsa-driver-1.0.15.tar.bz2
cd alsa-driver-1.0.15.tar.bz2
./configure --with-cards=hda-intel
make
sudo make install

mas n percebi cu disto :|

alguem pode ajudar??
cuumps
 
boas.. ja instalei o PCLInuxOS.. so que estou sem bue cenas.. nao tenho nenhum tipo de drivers do genero de placa de som, graficos, rede, bluetooth, wireless etc... como posso instalar? tenho um compal IFL90
cumps

fácil de resolver....
abres o synaptic, escolhes o que queres/precisas e instalas.... tens um óptimo servidor em território nacional: http://cesium.di.uminho.pt/pub/pclinuxos/apt/

qualquer dúvida, é só perguntares... e também não é má ideia consultar o forum do pclinuxos: http://www.pclinuxos.com/forum/index.php...
 
boas.. ainda sou novito nestas cenas do linux.. keria saber qual a distro com o maior numero de repositorios? ( nao sei se eh assim k s chama, eh k no ubuntu k tenho agora. estou constantemente a ser confrontado com falta de "drivers" ou plugins e sinceramente ainda nao sei mto bem o k sacar)

cumps
 
Back
Topo