Qual é o vosso emprego de sonho em Portugal?

Qual é o vosso emprego de sonho em Portugal?


  • Total voters
    214

Xavibana

Suspenso
Boa noite a todos,

Antes de mais espero que não bloqueiem este tópico porque acho que pode ser muito interessante para juntar opiniões e saber quais as preferências dos utilizadores aqui no fórum, tendo em conta as 800 páginas acumuladas que temos em 3 tópicos que falam sobre empresas e salários.

Hoje em dia os engenheiros informáticos quase que se podem dar ao luxo de escolher qual o tipo/estilo de empresa em que querem passar o seu dia-a-dia.

Mas no final de tanta discussão, afinal, quais são os empregos de sonho em Portugal? Aquelas empresas que são o vosso verdadeiro objectivo de carreira ou aquelas com que mais se identificam?

É óbvio que alguns de nós preferem estabilidade, outros de nós não têm empresas de sonho e simplesmente vão para onde pagarem mais. Conhecendo o mercado de emprego em Portugal, em que tipo de empresas é que isso costuma acontecer?

Meti alguns tipos de locais de trabalho na votação. Obviamente existem muitos mais, mas creio que não faz muito sentido estar a dispersar as respostas.

Participem!
 
Estava agora a ver os resultados e não deixa de ser curioso que praticamente ninguem está a votar em consultoria como um emprego de sonho apesar de 50% do pessoal aqui do forum trabalhar em consultoria!

Pensava que havia quem quisesse fazer carreira como analista, consultor, manager, partner etc mas pelos vistos não..estranho. Então vão para consultoria porquê? na esperança de passado uns anos terem maiores probabilidades de atingir os vossos objectivos profissionais e o local de trabalho ideal mais rapidamente que os outros? Não deixa de ser um contra-senso
 
Para mim um emprego de sonho seria:
  1. Equipa bem organizada e com um bom ambiente.
  2. Boa gestão, documentação, metodologias, existência de uma boa liderança.
  3. Confiança nos elementos sem micro gestão, focus no resultado em vez de tempo de presença física.
  4. Flexibilidade de horário e local de trabalho (trabalhar a partir de casa ser uma possibilidade).
  5. Ambiente de trabalho que respeita o bem estar e o focus dos programadores (sem muito barulho, preferencialmente não totalmente open space, e com mantimentos :P).
  6. Projetos onde sinto que estou a contribuir para algo com significado.
  7. Tecnologias recentes e tarefas desafiantes que permitem o crescimento.
 
Tem piada que os resultados da votação mostram claramente que os tempos mudaram.

Antigamente o sonho de qualquer pai e mãe era ver os seus filhos a trabalhar num banco ou numa grande empresa estilo PT ou EDP. Entrar na funcao publica tambem era garantia de uma vida estavel. Por outro lado era visto como fraco ou desprestigiante alguem que trabalhasse numa empresa pequena e desconhecida pois era sinal que era uma "porcaria" e que "provavelmente" tinha sido rejeitado em todos os sitios bons e que tinha ficado com os restos.

Olhando para os resultados quase que parece que a tendencia se inverteu por completo hoje em dia. Se calhar as familias que têm trabalhadores do BES e da PT desviam o assunto quando os amigos perguntam "Entao, o que é feito do/a....?" , enquanto que outras familias falam orgulhosamente dos seus membros que trabalham na Happy Consulting ou na startup Little IT.

Brutal
 
Última edição:
Já tinha votado mas posso deixar aqui uma ou duas frases.

Votei das "Grandes Empresas IT".
Compreendo que se calhar em outras empresas mais pequenas/startups há mais oportunidades e o ambiente de trabalho pode ser mais dinâmico.
Por outro lado, existe algumas empresas em particular, tipo uma Microsoft, ou Facebook ou Google onde... sei lá, eu se trabalhasse numa dessas empresas estaria tipo orgulhoso de mim próprio por ter conseguido entrar numa destas empresas. Empresas que são conhecidas mundialmente e que todos os dias fazem a diferença na vida das pessoas. Acho que isso seria uma motivação. Sei que seria um no meio de milhares outros trabalhadores, mas ... a forma como vejo as coisas é que mais facilmente tens impacto na vida das pessoas numa empresa destas do que se tiveres a trabalhar numa startup criada recentemente que ainda está a dar os primeiros passos e tem um longo caminho pela frente.

Pode ser uma forma errada ou "menos correcta" de ver as coisas, mas é a forma como vejo.
 
Eu votei "Startups e PMEs".. acho que atualmente, na minha visão, o sitio/nome já não é tão importante.. mas sim o que fazes lá. Nesse aspecto acho que as startups e PMEs respondem melhor a esse ponto.

Também concordo, como já foi dito, que a mentalidade anda a mudar, o que é bem interessante :)
 
Interessante, a opção dos Contractors é o mais popular neste momento, no entanto na realidade poucas pessoas realmente optam por isso e grande parte está em outsourcing. O que é que realmente dificulta o pessoal a optar pelo Contractor em vez de outsourcing??
 
Contractor é um trabalhador por conta própria, enquanto a malta de outsourcing são os (erradamente) denominados "consultores" que trabalham por conta de outrém.. Quando estás por conta própria tens de arranjar os teus clientes, e gerir a tua própria carreira como um verdadeiro negócio, enquanto por conta de outrem estás livre dessas coisas (mas também recebes menos).

Penso que o grande problema em Portugal, em que não se consegue facilmente seguir carreira como contractor, é muito por culpa das pseudo-consultoras, e da falsa sensação de segurança que as empresas têm em contratar o serviço desses "consultores"..
 
Para mim um emprego de sonho seria:
  1. Equipa bem organizada e com um bom ambiente.
  2. Boa gestão, documentação, metodologias, existência de uma boa liderança.
  3. Confiança nos elementos sem micro gestão, focus no resultado em vez de tempo de presença física.
  4. Flexibilidade de horário e local de trabalho (trabalhar a partir de casa ser uma possibilidade).
  5. Ambiente de trabalho que respeita o bem estar e o focus dos programadores (sem muito barulho, preferencialmente não totalmente open space, e com mantimentos :P).
  6. Projetos onde sinto que estou a contribuir para algo com significado.
  7. Tecnologias recentes e tarefas desafiantes que permitem o crescimento.
Bem vindo à Premium Minds :)
 
Para mim um emprego de sonho seria:
  1. Equipa bem organizada e com um bom ambiente.
  2. Boa gestão, documentação, metodologias, existência de uma boa liderança.
  3. Confiança nos elementos sem micro gestão, focus no resultado em vez de tempo de presença física.
  4. Flexibilidade de horário e local de trabalho (trabalhar a partir de casa ser uma possibilidade).
  5. Ambiente de trabalho que respeita o bem estar e o focus dos programadores (sem muito barulho, preferencialmente não totalmente open space, e com mantimentos :P).
  6. Projetos onde sinto que estou a contribuir para algo com significado.
  7. Tecnologias recentes e tarefas desafiantes que permitem o crescimento.
Algo tão importante e tão pouco valorizado, a questão do barulho! Já trabalhei em alguns open space, em Portugal, tende a ser uma estupidez pegada!
 
Algo tão importante e tão pouco valorizado, a questão do barulho! Já trabalhei em alguns open space, em Portugal, tende a ser uma estupidez pegada!

Neste momentou estou a trabalhar num e por apenas 3 personagens o trabalho torna-se dificil. Não é facil concentrar com pessoas a falar alto ao telemóvel, na cavaqueira ou simplemente a tentarem chamar a atenção...

Aqueles cursos que dizem ser treta (que eu tambem pensei o mesmo) sobre "Como trabalhar num openspace e respeitar as pessoas" iam fazer milagres aqui...
 
Pah, oiçam música. Eu pessoalmente falo com os meus colegas do lado (minha equipa de projecto) relativamente aos assuntos de trabalho, e sinceramente se não o fizesse acho que daria em doido. Passar um dia inteiro em silêncio para mim não é um ambiente de trabalho de todo motivador ou que promova o espírito de equipa.

Aqui se calhar temos o problema contrário, é um openspace bastante grande mas normalmente, tirando colegas que pontualmente têm de atender o telemóvel, há demasiado silêncio, por vezes só se ouve o ar condicionado.
 
Última edição:
No meu caso o problema é que mesmo pessoas da mesma equipa(existem varias no mesmo piso), em vez de se levantarem para falar, berram para o outro lado da sala.. E depois tens colegas atras de ti a falarem alto como se estivessem no cafe.
Nem estando ao telefone é sinal para (pelo menos) baixar o tom de voz
 
Back
Topo