1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual o custo de um telemóvel?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por spectator, 27 de Abril de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1210)

  1. spectator

    spectator Power Member

    Boa tarde a todos!

    Não sei se alguém me poderá ajudar nisto, mas gostava de saber qual o custo de produção médio para um telemóvel com algumas funcionalidades (câmara, vídeo, MP3, conectividade Bluetooth, ecrã a cores).

    Sei que muito provavelmente depende da empresa produtora mas alguém sabe um exemplo do custo de produção de algo assim?

    Obrigado desde já a quem me possa esclarecer nisto.
     
  2. Kiltak

    Kiltak Power Member

    A Nokia tem um custo médio de produção de 88$ por unidade, sendo que os telemóveis básicos ficam a menos de 20$... tem também um lucro bruto de 33% sobre cada equipamento vendido (e não é sobre o PVP).

    Já te deve ajudar a ter uma ideia dos preços de custo.
     
  3. spectator

    spectator Power Member

    Muito obrigado pela rápida resposta, ajudou-me bastante.
     
  4. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    nem vou comentar esses valores....
     
  5. Kiltak

    Kiltak Power Member

    Esses são os valores que a Nokia coloca nas relatórios públicos... na prática o custo de um telemóvel fica por uns 45$... e segundo alguns analistas deve descer para menos de 30$ durante este ano :)
     
  6. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    88?????????????? 45??????????????????????????

    hmmm.....custo de produção é para aí 4 ou 5 $ ...............

    Agora custo de I & D é outra história .... a pergunta da thread está mal feita....
     
  7. spectator

    spectator Power Member

    A minha pergunta refere-se apenas à produção do telemóvel em si, não contando com os valores I&D gastos para chegar até lá.

    Quanto aos 45$... estamos a falar de um telemóvel com uma câmara decente, vídeo, MP3, ligação Bluetooth, ecrã a cores? Ou de algo menos dispendioso em termos de materiais?
     
  8. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    não me quero alongar muito sobre um assunto tão delicado...de qualquer das maneiras posso adiantar-te um custo de produção de 17$ por cada N73 .... atenção, excluindo os custos de I&D, os quais duplicam (ou mais) ou custos....mais marketing, logistica, etc etc etc
     
  9. spectator

    spectator Power Member

    Hum... isso realmente é engraçado de saber.

    Já agora, devo dizer que eu apenas quero estas informações como pesquisa para um projecto universitário que estou a fazer que incide exactamente sobre a construção de um novo telemóvel, pelo que não vou revelar nada em concreto sobre as práticas da marca X ou da marca Y. Apenas tenho de ter uma noção mais ou menos exacta sobre os custos de produção de um telemóvel estetica e tecnologicamente actual.
     
  10. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    trabalho universitário? hmm...interessante, quando o tiveres pronto, se puderes, mostra-mo ..... esses trabalhos interessam-me bastante, ainda para mais se acrescentarem valor.
     
  11. spectator

    spectator Power Member

    Na verdade é o projecto de final de curso, mas de qualquer forma não vou entrar em demasiados detalhes técnicos quanto à tecnologia e montagem do telemóvel. Até porque não o saberia fazer, já que o meu curso é de Marketing e não de Engenharia! :-D

    No entanto, precisei de conhecer os custos de produção de um telemóvel tecnologicamente actual e, por isso, vai-me dar bastante jeito a informação dos tais 17$ pelo N73. Agradeço a ajuda prestada!
     
  12. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    hmm..marketing? Então de certeza que te interessa saber que os custos de marketing de um telefone são os mais elevados custos directa e indirectamente associados ao desenvolvidos de um telefone. Em particular, os protótipos são absurdamente caros uma vez que esta é das poucas indústrias em que o que se faz em papel muito poucas vezes tem associação directa À realidade. Tal leva a que se façam tantos protótipos quantas ideias existem.

    Outro aspecto que é seguido à risco, dentro das 4 (ou serão 5? :D) variáveis do marketing mix é o produto....todo o processo "teórico" de desenvolvimento do produto tem correspondência directa .... PLIM PLIM PLIM? Sabes o que é isto? é o dinheiro a sair por cada vez que a empresa passa para uma fase nova ...
     
  13. spectator

    spectator Power Member

    Sim, também já tinha percebido que é uma indústria que gasta (por vezes até desnecessariamente) muito dinheiro em operações associadas unicamente a planeamento.

    Quanto ao Marketing-Mix, por enquanto continuam a ser apenas 4 variáveis principais. :) Aliás, é o desenvolvimento de uma delas que me está a "empatar" as outras todas: o Preço. Preciso de saber os custos de produção unitários envolvidos na produção de um telemóvel e associá-los a outros pontos como os investimentos publicitários e outros custos de instalação envolvidos, sem esquecer a parte do lucro estimado para as empresas produtoras (já agora, o valor avançado nesta thread de um mínimo de 33% de lucro bruto sobre unidade produzida pela Nokia está correcto?). Só assim poderei conhecer qual o preço a dar ao aparelho.

    Enfim... um trabalhão para fazer isto tudo. :-D
     
  14. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    hmmm....4? nada disso ... lê as novas teorias do Porter ..... fala-se de uma 5ª variável invisível que traduz a convergência das outras 4 ... é uma teoria interessante.

    Uma coisa: dá uma olhadela pelo relatório e contas da SE (secção corporate). Talvez encontres alguns valores interessantes e passíveis de extrapolação para o que pretendes.

    Uma nota final: infelizmente escolheste um tema lixado para trabalho de final de curso. É que esta é uma das "tais" áreas em que o segredo é a alma do negócio e em que os números mais são trabalhados.....Há demasiados variáveis envolvidas, demasiados valores....

    Apesar deste ser um aspecto negativo, é algo que podes valorizar no trabalho.....Qual o tema da monografia? E qual o objectivo da mesma?
     
  15. spectator

    spectator Power Member

    Continuam a ser 4 em termos de aplicação na prática. Até porque se houvesse um 5º P seria o das "Pessoas".

    Sim, quanto a ser lixado.... também já tinha reparado nisso. Mas enfim, tem de ser.

    Vou ver o tal relatório da SE mal possa. Obrigado pela informação.
     
  16. Kiltak

    Kiltak Power Member

    É o valor do ultimo relatório de contas da Nokia.

    Podes ver a notícia aqui
     
  17. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    repito: os valores dos relatórios estão todos trabalhados.....sei do que estou a falar ... não interessa porquê :joker:

    Das duas uma: faz uma referência a isso no trabalho e usa os valores oficiais (situação recomendada) ou então parte a cabeça, descobre os valores reais e arriscas-te a ter um trabalho menos perfeito...
     

Partilhar esta Página