1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

qual o SO (linux) a usar para um server

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por KaLhaU, 2 de Dezembro de 2004. (Respostas: 45; Visualizações: 2839)

1. KaLhaU

KaLhaU Power Member

Boas,

numa LAN de uns 15 PC's + 1 impressora, queria por um servidor com proxy + firewall + print server + alguma coisa que me recumendem. (e mais tarde posso vir a precisar de servidor de http, mysql, e sabe-se la mais o quê.

recomendem-me sff...

Quanto ao server é um
    PIII 500,
    grafica: Elsa Erazor II, 32mb
    disco: Maxtor, 5Gb
    DVD-ROM: samsung
    ... and so on...

tentei instalar debian.... mas como só estava habituado ao RedHat e ao FedoraCore, o Anaconda facilitava a vida, e agora no debian.. enfim... nao conseguia meter o rato nem a grafica a bombar...

Meti o FedoraCore2 pq ainda nao tive opurtunidade de sakar o 3.

Para estas funcionalidades de servidor... qual o melhor SO.. (nao proprietario klaro :P )

FreeBSD?
    Debian?
    Unbuntu? ( de forma a usar o debian mas mais facil de instalar....)
    outro qq?

digam-me de vossa justiça... e isto vai doer.. pois sei usar linux mas como desktop pa net e pouco mais... e instalar umas coisas em consola...

sei que com este pc... pedir o maximo possivel em ambiente grafico é pedir demais nao é?

com muita leitura isto vai lá... e chatear muito por aqui tb.. eheheh

.....................

em relaçao ao que usar para os serviçoes...

proxy.... uso o squid?
    firewall... iptables?
    print server.... ?

digam-me o melhor a usar sff.......

agradeço desde já a vossa ajuda........

2. alph

alph Power Member

Visto que se trata de um servidor - não precisarias necessariamente de ambiente gráfico. Visto que se trata de um servidor - dava jeito ser altamente optimizado. Visto já saberes algumas coisas de linux - aventura-te em www.gentoo.org. Arranja um diazinho livre e vais ver como não te arrependerás.

3. KaLhaU

KaLhaU Power Member

andei de nariz enfiado na pagina ontem... e fiquei um pouco pó assustado pelo facto de ser instalado na linha de comandos. é que se o debian me custou e nao consegui... o gentoo nao custa tanto ou mais?

tava a pensar em ter o servidor tambem com ambiente grafico pois seria uma forma de ter mais um PC online... visto que o acesso ah net em linux é sem comparaçao mais rapido que em windows...

mas isso seria mau para o desempenho como servidor.... certo?

vou continuar a ver de gentoo... mas fiquei sem perceber qual a versao a sacar... 1.4 rc1... ou o que...

4. alph

alph Power Member

1. Sim o instalador é em texto - mas nada que o Gentoo Handbook não ajude.
    2. Custa um pouco, mas como já percebes um bocado de linux - não fará muita impressão. Arranja um tempo.
    3. Se quiseres ter ambiente gráfico podes ter ambiente gráfico, é claro. (O meu desktop)
    4. A net ser mais rápida em Linux que em Windows - isso penso que já não seja bem assim. Lá no fundo é tudo a mesma coisa.
    5. O desempenho será influenciado pelos processos que correm, pelo disco ocupado etc...
    6. A última versão é a 2004.3. ;)

5. KaLhaU

KaLhaU Power Member

já agora.... em relaçao a gentoo... será aconcelhavel instalar o VIDALINUX que é segundo o Metro, Gentoo com o Anaconda para instalar....
    para o meu caso será que é bom ou nem por isso?

entao e toda a gente acha que devo seguir com o gentoo?

FreeBSD.... para servidor ouve-se que é o melhor.... mas quanto a instalar.... aconcelha-se ?

6. alph

alph Power Member

VidaLinux é boa escolha! Mas isto são tudo opiniões minhas. É que também sou um pouco suspeito. ;)

7. KaLhaU

KaLhaU Power Member

que ambiente grafico é esse que tens? é que até agora só usei KDE e GNOME... mas sao muito pesados para o sistema....

em relaçao ao que devo usar para os serviços.... aconcelhas alguma coisa?

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Suse SLES:

Estabilidade,
    Desempenho,
    Suporte.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ubuntu não acho grande ideia pq é muito virado para desktop, apesar de com umas voltas dava para meter a fazer de server.

Print server -> CUPS?

Tafinho, o SLES não é a pagar?
    Acho que nem dá para instalar por um ftp, ou estou enganado?

10. KaLhaU

KaLhaU Power Member

o SLES pede mais puder de makina do que a que tenho para o efeito...

e preciso de uma soluçao que nao seja preciso desembolsar... pelo menos nao por enquanto... para uns testes iniciais tem de ser algo gratuito e que demonstre que funcione...

Tafinho... que é que aconcelhas?..... mesmo que seja sem ambiente grafico...

11. Tafinho

Tafinho Power Member

Gentoo + CUPS

12. KaLhaU

KaLhaU Power Member

o gentoo +

CUPS para printserver
    squid para proxy
    iptables para firewall

sao estas as opçoes?

entao e FreeBSD é pa meter de lado?

13. KaLhaU

KaLhaU Power Member

entao e gentoo só existe liveCD? é que nos mirrors PT's só encontro isso... e no site da gentoo nao sei o que escolher no meio daquilo tudo....

a opção é sacar o liveCD e instalar a partir dai???

14. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Sim.
    Mas atençaõ o liveCD não é o que tu conheces do Knoppix. É linha de texto.

Boa sorte para ti. Eu não tenho sorte com o gentoo.

15. kazuza

kazuza Power Member

Para servidor esquece o ambiente gráfico...

Vê este: http://www.sol-linux.com/ > bastante poderoso!

Aparte deste, penso que ficarias bem servido com *nix. Talvez FreeBSD?

16. Tafinho

Tafinho Power Member

FreeBSD para servidor de rede seria a última opção...
    Para tudo o resto que não envolva rede não há grande espiga, agora quando envolve redes, FreeBSD tem grandes problemas de desempenho.

17. Eu nunca usei freeBSD, mas pelo ke ja li... não será o melhor para este caso?

se procurar no google:
    http://people.freebsd.org/~murray/bsd_flier.html
    entre outros que la aparecem, ja sao antigos, mas e daí...
    se bem que cada um puxa a brasa pra sua sardinh..

EDIT: o freeBSD é mau em redes? hmm pensava que era o contrario, então o freeBSD está virado pa ke lado?

Última edição: 3 de Dezembro de 2004
  18. Chip

Chip Zwame Advisor

e porque não clarkconnect?

pelo que vi tem tudo o que precisas, firewall + proxy + print server

tem ainda web server, ftp server, podes instalar mysql (apt-get), tem suporte php e tem mais uma catreefada de coisas tipo mail server, etc.

Para o que me pareceu precisares deve ser suficiente e é facílimo de instalar

checka o tutorial que tá algures neste fórum :)

19. Tafinho

Tafinho Power Member

Segurança.
    O freeBSD tem problemas de desempenho em sockets, assim como a maioria dos *BSD.

20. KaLhaU

KaLhaU Power Member

bom... já vi que o FreeBSD é para esquecer... :rolleyes:

Chip, pensava que o clarkconnect era uma aplicaçao qq tipo firewall....

fui ler a thread.... e apaixonei-me por aquilo quando vi que se acede por browser ou por ssh.... :D

e visto que já há esta comunidade toda a usar isso e tuturial aqui na "casa"..

Metro, Kazuza, voces que andaram de maos à obra nesse tuturial, nao o aconcelham?

Acham que é a soluçao para o meu caso?

pareceu-me que sim.... vou vasculhar mais um pouco.... :cool:

Partilhar esta Página