qual o SO (linux) a usar para um server

KaLhaU

Power Member
Boas,

numa LAN de uns 15 PC's + 1 impressora, queria por um servidor com proxy + firewall + print server + alguma coisa que me recumendem. (e mais tarde posso vir a precisar de servidor de http, mysql, e sabe-se la mais o quê.

recomendem-me sff...

Quanto ao server é um
PIII 500,
grafica: Elsa Erazor II, 32mb
disco: Maxtor, 5Gb
DVD-ROM: samsung
... and so on...


tentei instalar debian.... mas como só estava habituado ao RedHat e ao FedoraCore, o Anaconda facilitava a vida, e agora no debian.. enfim... nao conseguia meter o rato nem a grafica a bombar...

Meti o FedoraCore2 pq ainda nao tive opurtunidade de sakar o 3.

Para estas funcionalidades de servidor... qual o melhor SO.. (nao proprietario klaro :P )

FreeBSD?
Debian?
Unbuntu? ( de forma a usar o debian mas mais facil de instalar....)
outro qq?

digam-me de vossa justiça... e isto vai doer.. pois sei usar linux mas como desktop pa net e pouco mais... e instalar umas coisas em consola...

sei que com este pc... pedir o maximo possivel em ambiente grafico é pedir demais nao é?

com muita leitura isto vai lá... e chatear muito por aqui tb.. eheheh

.....................

em relaçao ao que usar para os serviçoes...

proxy.... uso o squid?
firewall... iptables?
print server.... ?

digam-me o melhor a usar sff.......

agradeço desde já a vossa ajuda........
 
Visto que se trata de um servidor - não precisarias necessariamente de ambiente gráfico. Visto que se trata de um servidor - dava jeito ser altamente optimizado. Visto já saberes algumas coisas de linux - aventura-te em www.gentoo.org. Arranja um diazinho livre e vais ver como não te arrependerás.
 
andei de nariz enfiado na pagina ontem... e fiquei um pouco pó assustado pelo facto de ser instalado na linha de comandos. é que se o debian me custou e nao consegui... o gentoo nao custa tanto ou mais?

tava a pensar em ter o servidor tambem com ambiente grafico pois seria uma forma de ter mais um PC online... visto que o acesso ah net em linux é sem comparaçao mais rapido que em windows...

mas isso seria mau para o desempenho como servidor.... certo?

vou continuar a ver de gentoo... mas fiquei sem perceber qual a versao a sacar... 1.4 rc1... ou o que...
 
KaLhaU disse:
andei de nariz enfiado na pagina ontem... e fiquei um pouco pó assustado pelo facto de ser instalado na linha de comandos. é que se o debian me custou e nao consegui... o gentoo nao custa tanto ou mais?

tava a pensar em ter o servidor tambem com ambiente grafico pois seria uma forma de ter mais um PC online... visto que o acesso ah net em linux é sem comparaçao mais rapido que em windows...

mas isso seria mau para o desempenho como servidor.... certo?

vou continuar a ver de gentoo... mas fiquei sem perceber qual a versao a sacar... 1.4 rc1... ou o que...
1. Sim o instalador é em texto - mas nada que o Gentoo Handbook não ajude.
2. Custa um pouco, mas como já percebes um bocado de linux - não fará muita impressão. Arranja um tempo.
3. Se quiseres ter ambiente gráfico podes ter ambiente gráfico, é claro. (O meu desktop)
4. A net ser mais rápida em Linux que em Windows - isso penso que já não seja bem assim. Lá no fundo é tudo a mesma coisa.
5. O desempenho será influenciado pelos processos que correm, pelo disco ocupado etc...
6. A última versão é a 2004.3. ;)
 
já agora.... em relaçao a gentoo... será aconcelhavel instalar o VIDALINUX que é segundo o Metro, Gentoo com o Anaconda para instalar....
para o meu caso será que é bom ou nem por isso?

entao e toda a gente acha que devo seguir com o gentoo?

FreeBSD.... para servidor ouve-se que é o melhor.... mas quanto a instalar.... aconcelha-se ?
 
que ambiente grafico é esse que tens? é que até agora só usei KDE e GNOME... mas sao muito pesados para o sistema....

em relaçao ao que devo usar para os serviços.... aconcelhas alguma coisa?
 
KaLhaU disse:
FreeBSD?
Debian?
Unbuntu? ( de forma a usar o debian mas mais facil de instalar....)
outro qq?

Ubuntu não acho grande ideia pq é muito virado para desktop, apesar de com umas voltas dava para meter a fazer de server.

KaLhaU disse:
proxy.... uso o squid?
firewall... iptables?
print server.... ?

Print server -> CUPS?

Tafinho, o SLES não é a pagar?
Acho que nem dá para instalar por um ftp, ou estou enganado?
 
o SLES pede mais puder de makina do que a que tenho para o efeito...

e preciso de uma soluçao que nao seja preciso desembolsar... pelo menos nao por enquanto... para uns testes iniciais tem de ser algo gratuito e que demonstre que funcione...

Tafinho... que é que aconcelhas?..... mesmo que seja sem ambiente grafico...
 
KaLhaU disse:
o SLES pede mais puder de makina do que a que tenho para o efeito...

e preciso de uma soluçao que nao seja preciso desembolsar... pelo menos nao por enquanto... para uns testes iniciais tem de ser algo gratuito e que demonstre que funcione...

Tafinho... que é que aconcelhas?..... mesmo que seja sem ambiente grafico...

Gentoo + CUPS
 
entao e gentoo só existe liveCD? é que nos mirrors PT's só encontro isso... e no site da gentoo nao sei o que escolher no meio daquilo tudo....

a opção é sacar o liveCD e instalar a partir dai???
 
KaLhaU disse:
entao e gentoo só existe liveCD? é que nos mirrors PT's só encontro isso... e no site da gentoo nao sei o que escolher no meio daquilo tudo....

a opção é sacar o liveCD e instalar a partir dai???

Sim.
Mas atençaõ o liveCD não é o que tu conheces do Knoppix. É linha de texto.

Boa sorte para ti. Eu não tenho sorte com o gentoo.
 
kazuza disse:
Aparte deste, penso que ficarias bem servido com *nix. Talvez FreeBSD?

FreeBSD para servidor de rede seria a última opção...
Para tudo o resto que não envolva rede não há grande espiga, agora quando envolve redes, FreeBSD tem grandes problemas de desempenho.
 
Eu nunca usei freeBSD, mas pelo ke ja li... não será o melhor para este caso?

se procurar no google:
http://people.freebsd.org/~murray/bsd_flier.html
entre outros que la aparecem, ja sao antigos, mas e daí...
se bem que cada um puxa a brasa pra sua sardinh..

EDIT: o freeBSD é mau em redes? hmm pensava que era o contrario, então o freeBSD está virado pa ke lado?
 
Última edição:
e porque não clarkconnect?

pelo que vi tem tudo o que precisas, firewall + proxy + print server

tem ainda web server, ftp server, podes instalar mysql (apt-get), tem suporte php e tem mais uma catreefada de coisas tipo mail server, etc.

Para o que me pareceu precisares deve ser suficiente e é facílimo de instalar

checka o tutorial que tá algures neste fórum :)
 
bom... já vi que o FreeBSD é para esquecer... :rolleyes:

Chip, pensava que o clarkconnect era uma aplicaçao qq tipo firewall....

fui ler a thread.... e apaixonei-me por aquilo quando vi que se acede por browser ou por ssh.... :D

e visto que já há esta comunidade toda a usar isso e tuturial aqui na "casa"..

Metro, Kazuza, voces que andaram de maos à obra nesse tuturial, nao o aconcelham?

Acham que é a soluçao para o meu caso?

pareceu-me que sim.... vou vasculhar mais um pouco.... :cool:
 
Back
Topo