Qual o valor que devo pedir para dar apoio informatico?

batatafrita

Power Member
Boas,

Peço desde já desculpa caso não tenha escolhido o sub-forum mais adequado para colocar esta questão, mas achei que nenhum dos outros se adequava...

Tenho dado apoio informático esporádico a uma pequena empresa de Lisboa. Como nunca tinha feito nada parecido, e eram apenas coisas esporádicas para um conhecido, pedia um valor que cobria todas as minha despesas e me dava lucro - mas que sei que era bastante inferior ao que seria pedido por aí.

Faço um pouco de tudo, desde configurar impressoras a formatar computadores, de resolver problemas no site a dizer que computador devem comprar dentro do dinheiro que pretendem gastar. Também dou alguma ajuda em alguns eventos da empresa (montar a infraestrutura, resolver problemas que surjam, etc.) e desenvolvo pequenos programas para facilitar algumas tarefas (nada de muito complexo, e que raramente envolve mais de uma hora de escrita de código).

O normal é ter de dispensar apenas um par de horas por semana (se tanto) para me dedicar a fazer coisas para a empresa, aumentando isto para um par de horas por dia na semana que antece o evento e estando eu presente o dia todo no dia dos eventos. Existe um evento em média uma vez a cada mês e meio/dois meses.

No entanto a coisa tem corrido bem, e gostaria de "formalizar" estes serviços e negociar um preçário fixo. No entanto não conheço bem este "mundo dos serviços informáticos", pelo que venho pedir a vossa opinião... Face ao que disse anteriormente:

- Uma tarifa horária é a melhor opção, ou um regime de "Pagam-me X euros por mês e estou sempre disponível" é melhor?
- Em qualquer dos casos, quanto acham que devo pedir (ou por hora, ou por mês)?

Desde já obrigado :)
 
Acho q deves negociar um valor vs Nº de horas/dia.
Que valores nao sei. Mas me pagaram 25€ por formatar disco e meter o XP mais impressora e afins... ahh e ainda me deram de jantar.. :D
 
eu axo que com o x por mês e tou sempre desponivel, vais trabalhar MUUUIIIIIITOO mais...
devias fazer tipo tarifa hóraria mais deslocações...

algo do género
20€ hora mais 0.5€ por kilometro!(valores sem iva)
 
- Uma tarifa horária é a melhor opção, ou um regime de "Pagam-me X euros por mês e estou sempre disponível" é melhor?

Esquece isso jovem, a menos que eles te possam pagar assim prós lados de €5000+. O que descreves é basicamente seres um escravo (e voluntário ainda por cima...).

- Em qualquer dos casos, quanto acham que devo pedir (ou por hora, ou por mês)?

Depende do tipo de cliente. Eu tenho ppl para quem cheguei a fazer um dia de trabalho de 24h e cobrar €35+almoço+jantar e tenho ppl para quem levei €150+tabaco+cafés por 3hrs.

No fim do dia depende do cliente que seja e do gosto que tenhas em fazer o trabalho em causa. Quanto mais bronco o cliente e mais chato o trabalho mais caro se torna :D
 
Boas,

Obrigado pelas respostas até agora! :)

Esquece isso jovem, a menos que eles te possam pagar assim prós lados de €5000+. O que descreves é basicamente seres um escravo (e voluntário ainda por cima...).

Pois, eu também acho um bocado isso... Mais do que uma pessoa disse-me que era uma boa opção, porque geralmente há mais semanas "mortas" do que com trabalho. No entanto acho que o que acaba por acontecer é que à minima coisa (que agora se calhar são eles a tentar resolver, com sucesso) vão-me ligar para ir lá. Assim resolvi pedir a vossa opinião :)

No fim do dia depende do cliente que seja e do gosto que tenhas em fazer o trabalho em causa. Quanto mais bronco o cliente e mais chato o trabalho mais caro se torna

Pois, exacto... Neste caso dou-me bem com toda a gente lá da empresa e o ambiente é bastante bom pelo que também não quero "abusar", mas também não quero ser "explorado". Mas como está a haver cada vez mais trabalho, queria ter um preçário fixo para nunca haver surpresas desagradáveis (estilo eu pedir mais do que eles estavam à espera em semanas de mais trabalho).

Eu tinha pensado num valor parecido com o que o g0thic.sid3 sugeriu: entre €15 a €20/hora, mas queria confirmar que não é nem muito, nem muito pouco.

Cumprimentos
 
Eu trabalhei numa situação muito semelhante durante 2 anos. Cobrava 150€ por mês, e ia ao escritório em média uma vez por semana, além de resolver certas coisas por telefone/assistência remota. Quando me pediam qualquer coisa mais elaborada, em geral trabalho criativo como tratamento de imagem, criação de DVD's, etc.. eram pagos à parte.
 
Back
Topo