qual seria o portatil mais adequado?

jp_design

Membro
boas. lembram.se do post em k falaram de varios portateis para quem estivesse a pensar em comprar um? pronto eu fiquei c algumas duvidas e disseram.me k seria mais indicado abrir outro topico.
eu estou na area do design/arquitectura e ja andava a procura d um portatil. tinha em mente o Asus A7S mas dps de ver o topic vosso fiquei nakela:\ qual escolher?

qual o que m aconselham? o Compal é boa opçao? n conheço essa marca e tnh algum receio em termos d performance, assistencia, etc...
 
Última edição pelo moderador:
Bom dia,

aconselho-te a leres a threat sobre a compal, sao 21 paginas, e muitas se calhar não são relevantes, mas de qq maneira esclarece-te bastantes duvidas.

já agora, qual é o teu orçamento, e tamanho do portatil 15,4" é o que tavas a pensar ou querias menor?

Se for 15.4" compal FL90 (NOT VBI) é definitivamente a tua melhor opção em qualidade e preço, as duvidas sobre assistencia etc etc se leres a threat está tudo explicado.

Cumpz

CoradiX
 
jp, tinha-te indicado lá um tópico que já aborda portáteis indicados para a tua área... Eu sou arquitecto (e exerço), no entanto estou ligado à informática há muito tempo, e também trabalho em Design, pelo que te vou falar da minha experiência:

Processador - aconselho-te a escolheres um novo Intel Core 2 Duo 7100/7300/7500 - os processadores Santa Rosa (nome de código para estes processadores) além de melhor gestão de energia, gerem a potência dos dois cores de uma maneira dinâmica, fazendo overclock automático de um deles quando necessário, e quando o outro está em Idle. O processador vai ser dos elemento mais decisivo na performance das aplicações.

Dimensão do Ecrã / tamanho / peso - isto é uma decisão muito pessoal, e como dizem os "bifes" - You Mileage May Vary... primeiro é perceber qual a utilização do portátil... vais andar com ele atrás de um lado para o outro constantemente? ou só o transportas ocasionalmente? andas de carro ou de transportes? tens boa constituição física?... é que andar com um portátil de 17" ou de 13.3" poderá ser a diferença entre alombar com 4 ou 2 Kg. Depois o portátil será o teu único computador? ou tens um monitor maior para o ligar?... Para mim, 1280x800 é o limite mínimo de resolução para se trabalhar em aplicações gráficas, mas 1440x900 é muito melhor. Mais do que isso, mesmo num ecrã de 17", só para quem não se importe de ter fontes e icons muito pequenos. Da mesma maneira que 1440x900 para mim já é um pouco forçado num ecrã de 15.4" - mas para muita gente é o ideal - terás de ser tu a avaliar.

Disco rígido - Quanto mais rápido melhor. Hoje em dia, este é o elemento mais lento num sistema. Aconselho vivamente ou a comprar um portátil já com um disco rápido, ou a trocar logo o disco - podes comprar uma caixa externa para o disco que vem de origem, e assim nada se perde - tudo se transforma ;) - quanto à capacidade, tb depende da utilização de cada um - discos muito pequenos tb não compensam pois por um pouco mais, têm-se muito mais capacidade, mas discos muito grandes em geral ficam muito mais caros do que modelos com ligeiramente menos capacidade - no meio da oferta está a virtude. Atenção que nem todos os discos de 7200RMPs são a melhor escolha... o disco mais rápido que está no mercado é o Seagate Momentus 7200.2 de 160Gb... mas é quase igualado em performance pelo WD Scorpio 250Gb, que é um disco de 5400RMPs.... com isto dito, tenta fugir pelo menos dos discos com 4200RPMs - 5400 ou 7200, isso irá depender de modelo para modelo.

Gráfica - as aplicações, mesmo as 3D, quase não tiram partido da aceleração das gráficas orientadas para jogos. A não ser que compres um portátil com uma gráfica profissional (nVidia Quadro por exemplo) qualquer gráfica razoável COM 128Mb MEMÓRIA DEDICADA dá conta do recado. Não aconselho assim, placas integradas, que utilizam memória RAM partilhada. Mas tb não há grande vantagem em ter uma 8600 GT com 512Mb de ram - a não ser claro que o computador tb seja para jogar jogos!

Por fim, há a questão da ergonomia e da estética - e isso terá de avaliar por ti - não compres um portátil às cegas. Se não tiveres oportunidade de o ver ao vivo, tenta pelo menos ver muitas imagens do mesmo, de preferência com detalhe - disposição das teclas, nº de portas e localização das mesmas, etc...

boa sorte!
 
Back
Topo